Professor pode indicar caminho seguro para pesquisa

17/05/2005 § 13 Comentários

Entrevista – A professora Marisa Lucena, da PUC-Rio, sabe quais as maiores preocupações em implementar projetos de educação e tecnologia. Ela é a coordenadora no Brasil do projeto Kidlink, uma rede internacional de inclusão digital de crianças na web. Para Marisa, o educador é essencial no ensino com tecnologia e só ele pode “indicar o caminho seguro para a pesquisa e para o conhecimento”.

marisa.jpg

(Crédito: Divulgação)

– Como surgiu o Kidlink Brasil?

O Kidlink é uma organização internacional, iniciamos o Kidlink Brasil através de um projeto de pesquisa meu na PUC-Rio sobre educação e tecnologia. O Kidlink surgiu na Noruega há 15 anos, quando um festival juntou crianças de lá, do Canadá e dos EUA para conversas através do computador. A partir dessa experiência, o projeto continuou em vários países estimulando a comunicação global entre as crianças.

Desde 1990 o Kidlink Brasil existia como listas de discussão. Em 1994, fiz parte do Comitê Gestor e desenvolvi projetos para a Internet brasileira e para a expansão do Kidlink. Agora temos um site internacional do projeto, o Kidlink.org. Contamos com traduções voluntários e somos uma organização sem fins lucrativos. Em maio, estarei na Noruega para o 10o. Encontro Internacional de Coordenadores Kidlink divulgando o projeto brasileiro. O Kidlink está em 164 países e atende 100 mil professores e alunos.


– Quais as preocupações que se deve ter na implantação de programas de educação e tecnologia?

Quanto mais cedo uma criança for introduzida ao computador, menos medo ela terá. O receio de errar será bem menor. É importante lembrar, no entanto, que uma criança não deve ser alfabetizada através do computador. O computador deve ser usado de uma forma mais lúdica por crianças não-alfabetizadas. Tenho outros projetos de como o EduKbr que se preocupa com os parâmetros curriculares relacionados à educação e tecnologia.

O Edukbr é voltado para sugestão de atividades em diversas matérias partindo de um tema geral. O portal é todo nacional. A partir de setembro, pretendemos ainda lançar dois novos sites, uma área de lazer e outro para crianças não-alfabetizadas chamado “Gugu Dadá”. Tenho netos e sei que as crianças sempre querem brincar com o computador, estamos trabalhando com ícones, desenhos e outros elementos para que as crianças possam desenvolver suas atividades cognitivas desde cedo.

– Quais as providências que você acha que um educador deve tomar para estimular um uso proveitoso da web?

Um dos primeiros projetos do Kidlink Brasil, o EstúdioWeb, tem cerca de 6 mil sites analisados para o professor usar na sala de aula. A idéia do projeto surgiu do fato de que o professor tem que ter muitas preocupações, não basta apenas assegurar a qualidade do conteúdo do site mas também a segurança e a relevância de seus links. À vezes, dentro de um site com ótimo conteúdo há links que não são apropriados para educação. Também há sites que não tem finalidade educacional mas que podem ser adaptados ao tema. Analisamos e acompanhamos os sites para facilitar o trabalho de seleção do professor de material para sala de aula.

A personalização da aula é muito importante. O professor pode sugerir a busca indicando palavras-chaves para que os alunos aproveitem mais a aula. Senão a criança passa horas fazendo buscas na web e não chega a lugar algum. O professor pode indicar o caminho mais seguro para a pesquisa. Essa atitude é essencial para que a aula renda sempre mais.

Você sabia que a PUC-Rio usa a tecnologia de busca do Yahoo!? Experimente entrar no site da universidade e fazer uma busca por Kidlink. Observe que você encontrará inclusive resultados de diversas partes do site do próprio Kidlink Brasil. Isso acontece porque o projeto já está completamente indexado na busca do Yahoo!.

Anúncios

§ 13 Respostas para Professor pode indicar caminho seguro para pesquisa

  • Bhikshuni Ariya disse:

    Educação se implanta nas mentes.

  • Carolina Araujo de Sousa Verissimo disse:

    O educador é mesmo essencial, pois, como todo bom professor tem objetivos claros ao planejar seu trabalho e assim atuará de forma firme e cada vez mais proveitosa em benefício da boa formação de nossos alunos,especialmente quando se trata de programas de tecnologia.

  • Mara disse:

    Gostaria de seber mais informação sobre cursos gratuitos na área de pedagogia
    agadeço um abraço Mara

  • Régia Luna disse:

    Gostaria que fosse suprida, via internet, a carência de cursos, capacitações na área de História para o ensino médio e fundamental, gratuitos pois o poder aquisitivo do professor público municipal é baixíssimo. Caso esteja acontecendo algo neste sentido, gostaria de ser informada.

  • viviane torquato gomes disse:

    sou da Bahia e gostei muito do site, gostaria de mais informações sobre eventos gratuitos

  • wilson disse:

    gostaria de receber informações sobre palestras.
    Grato

  • Djanira Silva Santos disse:

    OLA! GOSTEI MUITO ESPAÇO PARTICIPE PARA OS PROFESSORES MOSTRAREM TALENTO

  • monica disse:

    Socorro!!! rs
    Alguem poderia me ajudar, faço pedagogia e quero me especializar em supervisão. a prof de supervisão me pediu um relatório do cotidiano de um supervisor de 5 a 8 serie em uma escola particular. Alguem teria alguma coisa para ajudar essa iniciante.
    desde já muito obrigada…

  • tassi disse:

    Gostaria de mais dicas de artes

  • lívia disse:

    gostaria de saber mais sobre teatro
    obrigada

  • Sônia Maria disse:

    gostaria de saber mais sobre dicionários digitais

  • Lethéia disse:

    gostaria de receber exercícios de português da 4º serie. E dizer que foi mto legal encontra este site no Yahoo. Beijo.

  • Simone Maria Batista dos Anjos da Silva disse:

    Há cursos a distância para atualização profissional na área de telefonia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Professor pode indicar caminho seguro para pesquisa no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: