Sonhar e Amar X Pesquisar e Estudar

18/05/2005 § 20 Comentários

Atividade sugerida – No Yahoo! Busca Educação, professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio encontrarão duas novas sugestões de atividades por mês. Estas sugestões poderão ser utilizadas em sala de aula e têm como componente fundamental o uso de uma ferramenta de busca como o buscador do Yahoo!.

sonhart2.jpg

Clique na imagem acima para ver o exemplo de busca. (Crédito: Reprodução)

As transformações provocadas pelas novas tecnologias exigem que repensemos as nossas práticas pedagógicas e tiremos partido de suas vantagens. Num mundo de informações disponibilizadas diariamente por todos os canais de comunicação, cabe perguntar: o que os educadores podem fazer para preparar crianças e jovens para lidarem de forma mais saudável com as informações que circulam à nossa volta? O caminho parece ser o mais óbvio, o que não quer dizer o mais simples: significa prepará-los para lidar com critérios de seleção, com criticidade e poder de avaliação.

A ferramenta de busca permite que o professor, de toda e qualquer disciplina, na sua função de orientador do processo de aprendizagem de seus alunos e de propositor de novos territórios a serem explorados, saiba prepará-los para fazerem as perguntas certas, a construírem seu próprio caminho de conhecimento, levando em conta suas necessidades e o seu papel no mundo em que vivemos.

Como o computador e a internet são hoje instrumentos fundamentais para qualquer área de trabalho e de produção de conhecimento, qual a melhor maneira de utilizar seus recursos de maneira inteligente e eficaz para o processo de ensino e de aprendizagem? Nesta seção você vai encontrar sugestões de atividades que vão transformar a sua sala de aula. Mãos à obra!

Sonhar e Amar X Pesquisar e Estudar

Ler, amar e sonhar, tal como afirma o professor e escritor francês Daniel Pennac, não suportam imperativos. Por outro lado, pesquisar, estudar e entregar os trabalhos escolares, não só devem ser competências a serem exigidas pelos professores, como devem ser conteúdos a ser ensinados aos alunos, de qualquer faixa etária e em qualquer área de ensino.

Proposta – Como pesquisar na Internet valendo-se dos buscadores como ferramentas?

O que é pesquisar e o que é pesquisar na Internet? Pesquisa escolar sempre foi um desafio. A confusão entre colagem de textos ou simplesmente de cópias integrais de textos, adiou a necessidade, que a Internet agora evidencia, que é a de ensinar e aprender a fazer pesquisas.

Concepção de pesquisa

Na Internet, mais do que em qualquer outro suporte, a pesquisa tem de ser devidamente concebida e planejada. A sorte necessária para se encontrar aquilo que realmente se pretende depende da capacidade em se definir claramente aquilo que se procura. Conceber e planejar a pesquisa obriga a ter respostas claras para os seguintes pontos:

1) Qual a informação pretendida (endereços url, endereços de correio eletrônico, software)?

2) Que palavras-chaves podem conduzir a essa informação? Note-se que os buscadores tanto permitem buscar informações específicas como mais genéricas, dado que os resultados da pesquisa são um conjunto de sites onde se poderá encontrar o que se pretende.

3) Definição clara do tema a ser pesquisado.

4) Definição precisa do que se quer encontrar sobre o tema.

5) Clareza de objetivos sobre o tema ou assunto que se quer pesquisar.

6) Deixar claro para o aluno que uma pesquisa escolar pressupõe o professor como leitor e implica na avaliação do processo do aluno. Portanto, pesquisar para aprender, requer uma elaboração por parte do estudante, tendo o professor como um importante orientador neste percurso.

7) Orientação do processo de seleção e organização dos dados encontrados, visando a elaborar e trabalhar o resultado das informações encontradas, enriquecido com um conjunto de informações disponibilizadas em outras linguagens, tais como gráficos, mapas, imagens etc. além do texto.

Por Flávia Aidar, educadora e autora da concepção pedagógica do Yahoo! Busca Educação

Anúncios

§ 20 Respostas para Sonhar e Amar X Pesquisar e Estudar

  • afonsocelio disse:

    Recentemente pesquisei para uma aluna sem computador o tema: Relação entre seres vivos. Foi no cadê do Yahoo e tive a boa surpresa de ver vários endereços relacionados. Acredito que o trabalho dos profissionais de educação será na esteira de ver o que é + relevante, já que a concisão vale muito.

  • Tarciana disse:

    Posso dizer, que hoje, tudo que pesquiso, pesquiso na internet. Infelizmente, quando estudante, não tinha esta ferramenta para me ajudar. Acho que é importantíssimo o professor orientar seu aluno na hora de pesquisar, para que o mesmo não perca tempo e não utilize fontes erradas. Desta forma, o aprendizado será mais fácil e mais seguro.

  • Eliane disse:

    Possibilitar que o aluno aprenda a buscar informações, compará-las, selecioná-las… deve ser um dos objetivos constantes do professor… Uma estratégia interessante é propor que os alunos socializem as pesquisas feitas também na Internet, tendo que pensar em como organizar a informação para esse fim, compreendendo melhor a estrutura desse canal.

  • Nazaré disse:

    Renata, parabéns chegou o que estava faltando, maravilha este blog em educação, chega de mesmice dos demais. Continue atualizando

  • Flávia Aidar disse:

    Oi Afonso Celio!
    Pois é, concordo com você. Os professores terão forçosamente que repensar seu papel. Talvez, mais do que serem concisos, precisarão estar atentos para a potência das novas tecnologias e a sua função de orientador do processo de aprendizagem de seus alunos.

  • Flávia Aidar disse:

    Oi Tarciana!
    No meu tempo de escola, também não tinha a internet com seus inúmeros sites de busca que hoje resolvem quase todos os problemas que temos quando se fala em localizar informações, não é? Mas, fico feliz de saber que aprendi, mesmo sem internet o que é fazer uma boa pesquisa e isto só fica melhor quando podemos dispor de um maior número de fontes e de muita informação qualificada. Sem nos esquecermos, no entanto, que para separar o que é informação de qualidade e pertinente para os objetivos que temos no meio web, o que vale é o repertório cultural que temos para nos sinalizar qual caminho trilhar e os procedimentos adequados de pesquisa, concorda?

  • Flávia Aidar disse:

    Oi Eliane!
    Concordo inteiramente com você, nos dois aspectos que você comenta: no que se refere ao papel do professor relativamente aos procedimentos de pesquisa e na idéia de socializar o produto dos trabalhos de pesquisa dos alunos na internet. Penso que um bom caminho para isto poderia ser a criação de um blog, assim como temos concebido aqui no Yahoo!Busca Educação, o blog pode ser um importante espaço para a troca de conhecimentos e debate de idéias com o objetivo de formar uma comunidade que aprende em grupo. O que você acha desta possibilidade?

  • Maria Aparecida disse:

    è muito importante que possamos ter locais de confiança na Internet, para que possamos nos comunicar e ter referências sobre assuntos que nos interessam. Sou Orientadora de Informática da Escola Municipal, e me preocupa quando um professor quer usar a Internet com osa alunos mas não tem uma direção. De muito me valeu ler o texto Sonhar e Amar X Pesquisar e Estudar, e os comentários. Temos discutido muito sobre este assunto, e agora nos próximos encontros mostrarei este blog aos professores.

  • Sara Lopes disse:

    Na escola que trabalho nós da Coordenação Pedagógica estamos muito felizes em saber que temos esse complemento didático, pois temos muita dificuldade em propor aos nossos professores novos meios para incentivar e motivar sua prática pedagógica. Estamos apresentando aos docentes novos métodos de pesquisa dando enfase a internet.

  • Flávia Aidar disse:

    Maria Aparecida, fico bastante feliz de saber que o trabalho que estamos propondo pode ser útil e importante para afirmar uma prática pedagógica responsável. Juntos formamos uma comunidade de aprendizagem que deve construir coletivamente seus saberes e publicar seus avanços, dúvidas, conquistas. Gostaria de saber mais do seu trabalho e dos resultados que os professores que trabalham na Oficina de Informática estão conseguindo implementar. Uma pergunta: o que mais poderia ser útil para ajudar o seu trabalho e que nós do Yahoo!Busca Educação poderíamos colaborar?

  • Flávia Aidar disse:

    Oi Sara, felizes estamos nós também, pois o trabalho que a gente propõe só ganha vida quando é apropriado por aqueles que estão atuando na escola, com professores e alunos envolvidos, não é mesmo? Bem, gostaríamos de sugestões de sua parte sobre temas e questões que poderiam interessar a você e a sua equipe e que dizem respeito à pesquisa na internet.

  • Evandro disse:

    Olá, em primeiro lugar gostaria de parabenizar – a todos – que se dedicam a esse blog. seu desenvolvimento é gratificante. E mais ainda a criação deste manual de busca, que ‘facilita’ o instigante trabalho de pesuisa. uma dica; vcs poderiam divulgar às secretarias de educação ( ou diretamene as escolas) essa nova ferramenta de auxílio, digo isso não somente aos responsáveis pelo site, mas a todos que por ventura lerem esse comentário e, acreditem que a comunicação (inclusive a virtual) é tb uma ótima ferramenta para “melhorar as coisas”.

  • Flávia Aidar disse:

    Oi Evandro, você é mais um que pensar em potencializar o trabalho que estamos fazendo sugerindo sua divulgação entre Secretarias de Educação. É o que estamos fazendo.
    Obrigada por seus comentários e sugestões. Um abraço, Flávia

  • Denise disse:

    Professora Flávia, que prazer perceber a preocupação em sistematizar um trabalho de pesquisa. Li os comentários anteriores e observei o quanto é importante iniciativas desse porte a todos nós que enxergamso a educação como desafio e possibilidades.
    Bom termos uma estudiosa em educação ao nosso lado.
    Nós professores mais que nunca necessitamos olhar de maneira consciente para o nosso trabalho frente aos nossos educandos. Só com objetivos muito explicítos e diretividade poderemos cumprir nosso papel no processo ensino-aprendizagem.
    Acabei de conhecer o Yahoo! Busca Educação e estou divulgando-o em listas de discussões que participo e cursos em EAD. Ah, sim! Sou professora da rede pública do estado de São Paulo e apaixonada por informática.

  • Flávia Aidar disse:

    Professora Denise, bom mesmo é encontrar educadores que podem ser bons interlocutores, como você, para as questões de interesse. Melhor ainda é saber que você está divulgando o nosso trabalho, pois criar uma rede de iniciativas e de possibilidade de reflexão é o que mais nos motiva neste trabalho. Gostaria de saber mais sobre a área de conhecimento em que atua e como se vale da informática no ensino, já que é uma de suas paixões.
    Um abraço, Flávia

  • sonia disse:

    Muito interessante esta matéria, grafite é arte? Comentários sobre arte, é difícil encontrar. Este por exemplo,trata-se de um assunto atual, onde os alunos demonstram interesse em aprender. Amei. Um abraço. Prof. Sônia

  • Janete Pereira disse:

    Parabéns Prof. Flávia e Equipe,por curiosidade,conheci hoje o Yahoo!Busca Educação. Gostei muito,dos comentários feitos pelos colegas e de poder interagir.
    Como a colega Denise, vou também divulgá-lo. Sou prof de Anos/Séries iniciais da rede munic. de PoA.
    Creio que este instrumento somará recursos para minha atuação em aula. Fico na espectativa de novidades! Sucesso!!!

  • ana sol disse:

    Gostava que me enviassem sites e documentação acessível sobre a animação na formação. Relatos de actividades na sala de aulas ,onde perdomine a animação, o lúdico, os afectos, a aprendizagem partilhada por todos os intrevenientes do processo educativo, professores, alunos, pais, amigos, comunidade escolar, comunidade local, tendo em vista a envolvência de todos na aprendizagem , enquanto troca de valores, de afectos e muito de criactividades, reais e efectivas. O que sabem. O que fazem. O que querem saber. O que querem dar. O que querem trocar. Com quem e para quê! Sempre para saber,para fazer, para ser e estar com os outros, na aventura do desenvolvimento/aprendizagem. ana sol

  • carlos alberto disse:

    Obrigado pela grande ajuda prestada a todos nós. Com poucas palavras, resumi a grandiosidade deste blog .

  • marise machado disse:

    Todo esse contexto, é importante no cotidiano escolar principalmente no trabalho do professor, a cada dia aprender com o outro. gostaria de saber mais sobre o que fala o AUGUSTO CURRY sobre o assunto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Sonhar e Amar X Pesquisar e Estudar no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: