Apresentação do Yahoo! Busca Educação

20/05/2005 § 16 Comentários

Notícia – Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele deu e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito de um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos. (…)
(João Cabral de Melo Neto)

Os poetas dizem mais do que nós e por isto escolhi este trecho do poema de João Cabral de Melo Neto para descrever desta iniciativa. O blog do Yahoo! Busca Educação é parte de um programa de mesmo nome que busca alternativas para um uso mais eficaz da Internet. Trabalhar na construção do conteúdo deste blog me fez pensar muito em redes e na forma como elas são tecidas. Sem dúvida temos, com este programa, uma grande rede a formar. Penso que redes são aquelas conexões precisas que existem para que todos os envolvidos, sinergicamente, façam acontecer o que acreditam como realidade.

Temos um blog – instrumento aberto, permeável à troca de idéias e opiniões – destinado prioritariamente a educadores, mas disponível a todo aquele que for um ser curioso, que pesquisa e quer saber mais. A partir daqui, poderemos formar uma rede, tecendo teias que nos levem a construir caminhos para desbravar a Internet. Enfrentaremos aquilo de mais desafiador que a web tem atualmente: o de nos mostrar, através dos sites de busca, os caminhos para encontrarmos aquilo que procuramos, sendo uma ferramenta que nos permita construir nossos próprios saberes.

Como jornalista, autora de 23 livros e pesquisadora, acho um privilégio participar de mais este instrumento de Educomunicação. Temos uma equipe primorosa, composta de uma educadora com vasta experiência, Flávia dos Santos Aidar, uma jornalista especializada no meio eletrônico, Renata Aquino, e mais diversos profissionais competentes, dentro e fora do Yahoo!. Com entusiasmo, desejamos que este projeto nos anime a acreditar que as redes as quais são tecidas pelas e para as pessoas são aquelas que fazem sentido. É esta a minha aposta, que espero poder compartilhar com cada um de vocês, leitores, a partir de agora.

Por Januária Cristina Alves, jornalista e pesquisadora da área de educação

Anúncios

§ 16 Respostas para Apresentação do Yahoo! Busca Educação

  • Alex Ricciardi disse:

    Redes de educadores em permanente contato entre si são benéficas para o sistema educacional brasileiro, principalmente se cumprirem o papel de transferir conhecimento e tecnologia pedagógica dos setores mais instruídos da sociedade para os mais carentes de educação. Faço votos que este novo instrumento educacional que vocês agora inauguram cumpra com sucesso este importante papel. Parabéns à todos pela iniciativa.

  • Bartira Betini disse:

    Oi Januária. Sou repórter e cubro educação no Diario de S.Paulo. gostaria de receber por email as novidades do site. É possível?

  • Eliane disse:

    Precisamos sempre de novos canais de busca, partilha, reflexão, na educação, em constante construção do ser educador…Parabéns Januária, Flávia e Renata!Nos conhecemos: Eliane – REBI/ São Bernardo do Campo

  • Renata Aquino disse:

    Olá Bartira!
    Sobre envio das notícias por e-mail, teremos uma newsletter para o site em breve e avisaremos todos os interessados em se inscrever.
    Abraços
    Renata Aquino

  • Carmen disse:

    Olá Januária e equipe.
    Parabéns pela iniciativa e espero em breve encontrar no blog de vocês mais reflexões sobre o blog como ferramenta educativa. É bonita essa transição do que antes era só um diário pessoal e está se transformando em forma coletiva de produção de conhecimento. Pesquiso sobre blogs e estarei de olho em vocês.
    Até mais;
    Ana Carmen Santana

  • Thiago disse:

    Gostaria de parabenizar a toda equipe responsável por este belo projeto de melhorias na busca do Yahoo Educação.
    E também receber as novidades deste Blog em meu e-mail.
    Abraços,
    Thiago Ribeiro
    BrasilEscola.com

  • Olá…
    A criação desse espaço de interação é a uma “alavanca” para a Educação… Buscar e Pesquisar são assuntos que merecem a minha a atenção e acredito que a de muitos educadores… Comecei a registrar algumas palavras a respeito… Vide: http://spaces.msn.com/members/nelimariamengalli/.
    Registrarei vocábulos a respeito dos assuntos mencionados acrescentando a Gestão do Conhecimento para o diálogo… Assim que escrever… Inseri-los-ei nesse espaço possível…
    [ ]sss
    Neli Maria Mengalli

  • Januária disse:

    Olá a todos!
    Meu agradecimento especial ao Alex, Bartira, Eliane e Carmen os primeiros a inaugurarem este nosso espaço de diálogo e construção coletiva de conhecimento.
    Espero que você, Bartira, possa ter este nosso blog muitas idéias de pautas interessantes para o Diário de S. Paulo e que isto possa tornar o seu trabalho mais interessante!
    Para você, Eliane, um abraço especial, eu e Flávia temos um carinho enorme por vocês, que fazem a Rede de Bibliotecas Interativas de São Bernardo do Campo (Rebi), com quem tivemos o privilégio de trocar tantas idéias interessantes, nos muitos cursos que demos aí, desde 2000 (o tempo passa, não?). Espero que você ajude a divulgar o blog na Rebi e que também possa compartilhar conosco as reflexões que estão fazendo, especialmente em pesquisas na Internet, nosso foco principal.
    A Ana carmen nos trouxe uma questão das mais interessantes, que também nos mobilizou durante as discussões para a construção deste blog: estamos assistindo a transformação dos blogs de meros diários pessoais, com questões de foro bem íntimo e pessoal, para “uma forma coletiva de produção de conhecimento”, como bem disse a nossa leitora. E isto é particularmente interessante neste contexto educacional que estamos vivendo.O que mais, Carmen, você tem observado com relação a este movimento? Nós também, do Yahoo! Busca educação, vamos ficar “de olho” em você e esperamos trocar “muitas figurinhas”
    Abraços a todos,
    Januária Alves, jornalista, escritora, pesquisadora da área de Educação

  • Janu e equipe,
    Parabéns pela iniciativa. Quem tem olhos para a Educação é merecedor de admiração. :o)
    Aproveito para contribuir com uma sugestão: acho que, aos poucos, vocês podem ensinar o usuário a navegar pelas palavras sublinhadas, sem muita explicação, para criar familiaridade com os outros sites e apresentar mais de um link por post. Essa é a mágica do hipertexto: oferecer oportunidade de desdobramentos para várias direções, ao gosto do freguês, não é mesmo?!. E assim vamos tecendo nossa rede virtual. ;o)
    :o*

  • Januária disse:

    Obrigada pela sua participação, Bia. O nosso blog está em construção. Em construção contínua e conjunta com os nossos leitores: é isto que faz sentido quando pensamos neste programa como uma rede de saberes compartilhados. A construção desta rede implica numa crença de que, compartilhando nossas dúvidas, acertos e erros, não estaremos sozinhos, mas alimentados na mesma esperança de que sempre é possível melhorar o nível da educação brasileira. Sua sugestão foi anotada e será levada em conta nas transformações que forem ocorrendo neste blog!
    Abraços de toda a equipe do Yahoo!Busca Educação
    Januária

  • Cláudio Timóteo dos Santos disse:

    Eu achei muito legal a sua exposição de idéias mas oque você faria pra mudar a educação de seu pais sendo que a pobreza existe aqui porque os governantes estão roubando o nosso dinheiro e o nosso direito de saber? Por que você sabe, quanto mais você sabe sobre política, mais você cobra ter mais poder para tirar um corrupto do poder. Cláudio.

  • Josete M. Zimmer disse:

    A construção desse espaço é de grande contribuição para educadores que pesquisam e utilizam as ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo ensino-aprendizagem. Registro aqui minha gratidão aos autores, na certeza que essa é uma valiosa iniciativa. Pretendo divulgar e utilizar junto aos colegas educadores da Rede Municipal de São Paulo. Abraços, Josete

  • SOMOS DO PROJETO SANSAKROMA ÁFRICA BRASIL
    CONTOS E CANTOS AFRICANOS.
    ESTAMOS LANÇANDO NOSSO LIVRO NZUÁ E O ARCO-IRIS
    É UMA HISTÓRIA DE UM GAROTO AFRICANO DE ANGOLA UMA HISTÓRIA DE SONHO UMA HISTÓRIA DE CÔR.
    FONE 11 6951 9930

  • SOMOS DO PROJETO SANSAKROMA ÁFRICA BRASIL
    CONTOS E CANTOS AFRICANOS.
    ESTAMOS LANÇANDO NOSSO LIVRO NZUÁ E O ARCO-IRIS
    É UMA HISTÓRIA DE UM GAROTO AFRICANO DE ANGOLA UMA HISTÓRIA DE SONHO UMA HISTÓRIA DE CÔR.
    FONE 11 6951 9930

  • SOMOS DO PROJETO SANSAKROMA ÁFRICA BRASIL
    CONTOS E CANTOS AFRICANOS.
    ESTAMOS LANÇANDO NOSSO LIVRO NZUÁ E O ARCO-IRIS
    É UMA HISTÓRIA DE UM GAROTO AFRICANO DE ANGOLA UMA HISTÓRIA DE SONHO UMA HISTÓRIA DE CÔR.
    FONE 11 6951 9930

  • PROF:ESTER disse:

    ESTIVE EM DIA 12 DE AGOSTO, SABADO,NO LANÇAMENTO DO LIVRO NZUÁ E O ARCO-ÍRIS DO PROF:JULIO D’ZAMBÊ,FIQUE ENCANTADA COM À APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR.
    É UM ENCANTO A MANEIRA QUE SÃO CONTADAS
    ÀS HISTÓRIAS, É PERFEITO A MISTURA DAS MÚSICAS,DAS BRINCADEIRAS,DA INTERAÇÃO DO PUBLICO COM O CONTADOR DE HISTÓRIAS, PARABÉNS PELO LIVRO E PELA APRESENTAÇÃO DO GRUPO SANSAKROMA. A PROFa
    DÉBORA PARECE UM ANJO TOCANDO FLAUTA E CONTANDO HISTÓRIA.
    ESTOU AGRADECIDA PELA BELA TARDE QUE PASSEI NA LIVRARIA DA VILA.ESTOU AQUI DIVULGANDO O SITE:
    http://www.sansakroma.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Apresentação do Yahoo! Busca Educação no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: