Educar 2005: Cuba inova em alfabetização

22/05/2005 § Deixe um comentário

Notícia – Erradicar o analfabetismo é o sonho de muitos países latino-americanos. Cuba realizou este sonho em 1961. Olga Franco Garcia, representante do Ministério da Educação cubano, esteve em São Paulo para a Educar 2005. Ela contou sobre os planos de Cuba para a alfabetização no século 21.

A especialista cubana afirmou que “a alfabetização pode começar na pré-escola”. A orientação pedagógica nessa idade tem que ser muito diferenciada. “Nada vale a pena a perda da infância”, completou Olga. Para seguir esses pré-requisitos, Cuba criou programas e instituições educacionais inovadoras. Nos “Círculos Infantiles”, crianças de menos de um ano podem ser educadas para o desenvolvimento da fala e da coordenação motora, considerados pelos especialistas cubanos o primeiro passo para ler e escrever.

Os alunos brincam com exercícios, chamados de “Sistemas de Tarefas”. Mais simples do que cadernos de caligrafia e um pouco diferentes de livros de desenho, os sistemas de tarefas divertem e estimulam a coordenação, de acordo com Olga. A informática entrou no cenário da alfabetização em Cuba também para as crianças. “Agora nossos sistemas de tarefas, por exemplo, podem ser feitos no computador, mas nossa prioridade não é a tecnologia mas ensinar e desenvolver a inteligência através de ferramentas de conhecimento”, disse Olga.

Para fazer uma busca em sites do governo cubano, experimente usar a busca avançada do Yahoo! e pesquisar em espanhol ou apenas em sites cubanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Educar 2005: Cuba inova em alfabetização no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: