Instituto Ayrton Senna e o desenvolvimento humano

30/05/2005 § 9 Comentários

Entrevista – O programa Escola Digital, sobre iniciativas de inclusão digital em escolas de todo o Brasil, está sendo veiculado no Canal Futura. Uma das instituições responsáveis pela realização do programa é o Instituto Ayrton Senna. Conversamos com Adriana Martinelli, coordenadora do IAS, para saber mais sobre o projeto.

ias.jpg

Viviane Senna representou o IAS no lançamento do Escola Digital (Crédito: Divulgação)

– Por que o Instituto Ayrton Senna tem interesse em inclusão digital?

O Instituto trabalha para o desenvolvimento humano, através de esporte, arte, comunicação e tecnologia. Fazemos isso desde 1999 em parceria com empresas como a Microsoft e o Futura. O programa Escola Digital é uma iniciativa essencial nesse sentido pois aborda questões técnicas de como fazer o computador chegar na escola e o que fazer com ele para complementar a educação.

– Qual a importância da inclusão digital para educação?

Inclusão digital depende do entendimento que se tem sobre isso. Apenas colocar uma máquina na escola e dar acesso à Internet não gera desenvolvimento humano. Qualquer tecnologia deve ser inserida em um contexto maior de desenvolvimento de competencias pessoais, relacionais, produtivas e cognitivas. Colocar computadores numa escola não é suficiente para que se promova desenvolvimento humano. É preciso entender inclusão digital de um modo mais abrangente, dentro do conceito de inclusão social.

– Quais os próximos objetivos do Instituto com o Escola Digital?

O Escola Digital não é um programa de tecnologia nem de informática. É um programa de educação tecnológica, por isso tem que falar de pessoas, casos verdadeiros de inovação pedagógica. Não queremos apenas que um um professor que usava quadro negro passe a usar Powerpoint. Não é só alterar a ferramenta, ver o computador como uma máquina de escrever moderna. Queremos potencializar a mudança estrutural que deve acontecer na pedagogia. Cada vez mais mostraremos casos de sucessos reais, que estamos ajudando a fazer acontecer, como nas cidades de Araxá (MG) e Rio das Ostras (RJ), além de muitos outros.

Confira entrevistas sobre o programa com representantes da Microsoft e Canal Futura.

Você conhece o trabalho do Instituto Ayrton Senna? Saiba mais em uma busca no Yahoo!. Basta colocar “Ayrton Senna“, com as aspas, para obter os resultados com a expressão exata. Leia ainda as últimas novidades sobre desenvolvimento humano na busca de notícias. Utilize a busca avançada para obter apenas notícias publicadas no último mês no Brasil.

Anúncios

§ 9 Respostas para Instituto Ayrton Senna e o desenvolvimento humano

  • Tatiana Façanha da Costa disse:

    Como participei de um projeto semelhante e que até hoje está sendo mantido, sei da importância da inclusão digital, principalmente para aqueles que estão em cidades afastadas dos grandes centros e são menos favorecidos.
    A importância de um projeto de inclusão digital é muito importante não pelo avanço tecnológico e sim para podermos levar a municípios carentes o conhecimento digital e para isso não é preciso ter o equipamento mais novo e sim um em que possa levar o novo para aqueles em que a tecnologia ainda não chegou. Nosso país é muito grande e se todos que tem condições pudessem levar aqueles conhecimentos e condições em que possam ter acesso a Internet e a um novo modo de aprender é muito importante e engrandecedor.
    Deixo o meu PARABÉNS para os que estão trabalhando e fazendo as diferenças entre nossas cidades diminuir é dessa forma que vamos construindo um Brasil novo.

  • Any clétia disse:

    estou muito feliz com as crianças do projeto se liga daqui de Paulista/pe.

  • josineide disse:

    sou professora do projeto acelera brasil, aqui em pernambuco, e estou muito realizada com o resultado obtido durante estes dois anos em que estou no projeto. sou outra profissional, me identifico muito com a sistemática.
    obrigada por estar me proporcionando uma oportunidade tão marcante em minha vida!!!

  • any clétia ximenes disse:

    Este projeto é de gande valia,para todas as crianças de nosso país,são oportunidades que devemos abraçar e vestir a camisa,e quando vc vê um aluno chegar perto de vc,e lhe perguntar tia esta palavra que está aqui na revista é caixa?
    Vc como profissional fica realizado,e se interroga,como era aquele aluno e hoje como ele está. Um abraço para todos do projeto

  • debora scheibe disse:

    a internet é fonte de conhecimento, pesquisa e tecnologia isso incluido escolas publicas. Ajuda cada vez mais crescer o nosso pais com igualdade

  • Josinaldo disse:

    JÁparticipei do SE LIGA PERNAMBUCO e do ACELERA BRASIL,foi uma experiencia muito legal e gratificante,gostaria de voltar a participar desse programa mas estou encontrando uma grande dificudade.UM FORTE ABRAÇO E PARABÉNS.

  • maria de fátima alexandre zanoli disse:

    É a primeira vez que participo do programa se liga, aqui em MT, está sendo uma experiencia muito gratificante. O program é eficaz e os resultados estão sendo ótimos.

  • Flávia Bento disse:

    É com imenso orgulho e felicidade que hoje posso dizer que eu sou uma seguidora dos ensinamentos deixados pelo SENNA, pois desde criança eu já o admirava, assim também como era educada tendo ele como exemplo de determinação e vitória.Atualmente, sou pedagoga e psicóloga e procuro pôr em prática o que eu aprendi com ele nos projetos sociais onde trabalho,pois hoje tenho a oportunidade de ensinar as crianças e aos adolescentes, tudo aquilo que o Ayrton um dia me ensinou:amor a vida e sobretudo a Deus!

  • andrea disse:

    estou muito feliz em ser professora desse projeto tão especial que dar oportunidade as crianças carente de ter um futuro digno de um cidadão brasileiro.O governador de Pernambuco estar de parabéns pela escolha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Instituto Ayrton Senna e o desenvolvimento humano no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: