Parceria para aprendizagem na TV

30/05/2005 § 8 Comentários

Entrevista – A iniciativa Parceiros da Aprendizagem, da Microsoft, apóia o programa Escola Digital do canal Futura. A série de 13 episódios tem ainda o apoio do Instituto Ayrton Senna e mostra projetos que levam tecnologia às escolas no Brasil. Conversamos com Márcia Teixeira, coordenadora de projetos educacionais da Microsoft, para saber um pouco mais.

blog.jpg

Blog do professor Claudinho, personagem do programa Escola Digital (Crédito: Reprodução)

– Como surgiu a idéia para o programa Escola Digital?

A Microsoft participou desde a idéia inicial do programa. Já tínhamos uma parceria anterior com o Futura, com a série de documentários em 2002 do “Sua Escola a 2000 por hora”. Iniciamos o programa Parceiros da Aprendizagem em 2003 e decidimos investir mais ainda em educação. Queremos trazer a tecnologia para a escola integrando todos os participantes, alunos, professores e gestores. Vimos que a melhor maneira de fazer isso era através da TV. Muitas escolas podem nem ter computadores ainda, mas já têm uma TV. O Escola Digital é um programa que mistura ficção e realidade para mostrar para todas essas pessoas como é possível usar a tecnologia na educação. Para integrar as mídias, criamos um site onde as pessoas podem ver o programa, acessar o blog do professor e debater temas.

– A série é fiel ao cotidiano das escolas brasileiras?

Sim, realizamos várias pesquisas de escolas que passaram por dificuldades. Nenhum dos casos é algo futurista, não é algo que ainda não aconteceu, mostramos escolas onde o uso da tecnologia já existe e como os obstáculos foram superados.

– Quais são outras iniciativas de inclusão digital importantes que vocês investirão agora?

Até 2006, teremos ainda o Escola Digital. Em paralelo, temos o Parceiros da Aprendizagem, programa de apoio onde assinamos acordos de cooperação com estados onde fazemos ações de capacitação como Paraíba, Alagoas, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais (Belo Horizonte). Os acordos prevêem a capacitação de alunos monitores, gestores de escolas e outras orientações. Temos ainda um projeto de capacitação de professores e lançaremos, no segundo semestre de 2005, um portal para que professores possam trocar idéias, em um modelo de aprendizagem colaborativa.

Confira entrevistas sobre o programa com representantes do Instituto Ayrton Senna e Canal Futura.

Já viu iniciativas de inclusão digital na prática? Procure com a busca de imagens e de vídeos do Yahoo!. Vá na busca avançada de imagens e digite os termos “computador escola“, sem aspas, e confira imagens de projetos que já funcionam. Na busca avançada de vídeos, você pode selecionar ainda os tipos de vídeos que quer ver, experimente digitar os termos “educação Brasil“, sem aspas.

Anúncios

§ 8 Respostas para Parceria para aprendizagem na TV

  • Sara Souza disse:

    Acho muito importante os projetos viabilazados pelos institutos em prol da educação. Quero ressaltar a relevância das parcerias para que as pessoas têm ou possam acessar as diversas oportunidades de conhecimento. O Brasil, hoje, tem ótimos programas de educação a distância, o que proporciona às pessoas
    os mais diversos meios de interagirem com o processo digital e estarem sempre atualizada.

  • Fernando Lopes Diniz disse:

    Gostaria de saber mais sobre pós-graduação a distância

  • janaina disse:

    Sou de Joinville e queria mais informações sobre cursos

  • vania disse:

    estou fazendo magistério é meu primeiro ano,faço estagio nas creches,gostaria de saber se alguem tem algum trabalho manual para o dia dos pais.Desde já agradeço

  • maria goreti bitencourt disse:

    gostaria de receber sugestões de como trabalhar a alfabetização com classe especial

  • claudia lima disse:

    oi bom dia ..!
    gostaria muito de fazer um curso de educação infantil com meus professores, uma capacitação. Moramos no interior de Fortaleza, como posso participar de um? Podemos ir para Fortaleza ou Russas? Obrigada

  • Dagmar disse:

    Estou cursando o curso de pedagogia, e gostaria de saber de mais cursos relacionados a educação, em Campinas-SP.
    Obrigada
    Dagmar

  • Elaine disse:

    Olá… sou formada em magistério e fiz 3 anos de pedagogia… Adoro lecionar e gostaria de saber se na zona oeste de SP tem algum lugar onde posso me inscrever para participar na alfabetização de adultos… ensino fundamental!!
    Lecionei em várias escolas na cidade de Sorocaba há alguns anos atrás e gostaria de voltar lecionar novamente.
    Aguardo retorno!!
    Bjus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Parceria para aprendizagem na TV no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: