CEDAC e a aventura de educar

03/06/2005 § 15 Comentários

Entrevista – O Cedac (Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária) atua desenvolvendo projetos na área de formação continuada de educadores (professores, coordenadores pedagógicos, diretores e equipes técnicas das Secretarias de Educação). Conversamos com Paula Stella, educadora do CEDAC, sobre as atividades do centro.

paula.jpg

Paula Stella, educadora do CEDAC (Crédito: Divulgação)

– Fale um pouco das áreas de atuação mais importantes do CEDAC. Atualmente, você está mais envolvida com algum projeto específico?

Eu acabo de concluir um trabalho de Coordenadora Local da formação de educadores na Serra Pelada (PA) e agora sou uma espécie de “coordenadora virtual” de nosso principal projeto, com material pedagógico dirigido às formadoras de formadores de professores.

– O trabalho de formação de professores deve levar em conta a necessidade de se compreender a amplitude da Internet?

Penso que nos dias de hoje tanto na formação do professor quanto na do aluno o acesso à Internet e o domínio dessa ferramenta de pesquisa deve ser assegurado para que ninguém seja excluído do mundo da informação. Antes disso, porém, uma condição que não deve faltar é a chamada alfabetização digital e até a alfabetização convencional, direitos ainda não garantidos a todas as crianças brasileiras.

– Quais os maiores obstáculos, a seu ver, para que o professor utilize mais a Internet em sala de aula?

Os maiores obstáculos são basicamente dois: a inexistência de computadores nas escolas e a falta de conhecimento de informática por parte do professor. Muitas vezes os alunos sabem até mais do que o professor, embora também tenham pouco acesso à tecnologia.

– O CEDAC tem parcerias com organizações públicas. Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de pareceria com relação a formação de professores?

A parceria com o setor público pode ter vários resultados, não se pode generalizar. Há casos em que há compromisso com a formação dos professores, e há muito empenho neste sentido. Por outro lado, há casos bem opostos e nosso trabalho encontra uma barreira bem difícil de ser transposta. O pior é quando ocorre mudança da gestão pública
no meio do desenvolvimento do programa. Com muitos imprevistos, sempre podem acontecer problemas na continuidade na formação dos educadores.

– Você conhece o Manual do Yahoo! Busca Educação? Gostaria de dar sua opinião?

Conheço o manual do Yahoo! e acho que ele é muito adequado e útil para professores e interessados em geral em aprender a fazer pesquisa na Internet.

Informe-se de eventos e debates sobre formação de professores na busca de notícias do Yahoo!. Basta digitar “formação professores“, sem necessidade das aspas ou da preposição “de”. Para saber sobre novas instituições que oferecem programas de formação de professores, digite as mesmas palavras e selecione alguns parâmetros em busca avançada. Digite no campo expressão exata os termos “formação de professores” sem aspas, procure páginas atualizadas nos últimos três meses, no Brasil e confira os resultados.

Anúncios

§ 15 Respostas para CEDAC e a aventura de educar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento CEDAC e a aventura de educar no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: