Indique sites usados nos trabalhos da escola

Dica – Pesquisar na Web é uma atividade divertida e rica. Depois de ter a pesquisa e o trabalho prontos, é preciso ainda lembrar de um detalhe extremamente importante que pode tornar as próximas atividades ainda mais fáceis. Fazer a bibliografia do trabalho é uma atitude importante na vida acadêmica para lembrar sempre dos sites, livros e outras fontes que ajudam mais nos trabalhos escolares.

Referenciar sites utilizados requer muita atenção. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a organização que determina como devem ser feitas as citações de trabalhos acadêmicos. No site de consulta da ABNT está disponível o catálogo de normas para download, sob uma taxa dependendo da norma que você deseje consultar.

Para uma pesquisa rápida das normas, você pode usar a busca do Yahoo!. Experimente digitar as expressões “como fazer referências”, “guia fazer referências bibliográficas”, “como fazer bibliografia” ou “normas ABNT trabalhos”. Não é necessário incluir as palavras “de” ou “para” e nem as aspas. Você encontrará muitas fontes que explicam as normas ABNT. Prefira os sites de universidades ou bibliotecas públicas e confira como fazer a sua bibliografia.

Para a citação específica de sites, o modelo deve ser:

SOBRENOME_DO_AUTOR, Primeiro_nome. “Título do artigo entre aspas”. Nome do site sem aspas. País, Cidade. Endereço. Data de acesso.

Assim, para citar esse post na sua bibliografia siga o modelo:

AQUINO, Renata. “Indique sites usados nos trabalhos”. Yahoo! Busca Educação. Brasil. http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2005/05/indique_sites_u.html.
Acesso em 04/05/2005.

Boa pesquisa!

Anúncios

14 Comments

  1. Excelente iniciativa
    Creio que esta orientação, assim como outras que virão deveriam fazer parte de um manual de como produzir material escrito em todas as suas possibilidades, tais como monografias de baixa, média e alta dificuldade, resenhas, artigos científicos,relatórios, etc.
    Sou professor de Química, e tenho solicitado a meus alunos produção de material escrito estruturado, com temática em química e por incrível que pareça além dos alunos terem problemas para escrever, na maior parte das vezes encontram dificuldades para que alguém os orientem, pois os orientadores também tem enormes dificuldades (é o que os alunos me informam.
    A pesquisa na internet associada a produção de material estruturado, é um bom caminho para desenvolver competências básicas de leitura e interpretação.
    Agora se a temática estiver associada à área de ciências, fica ainda melhor, pois poucas oportunidades esta área tem tido de ser exercitada pelos alunos, principalmente de ensino médio.

  2. UUUUURRRRRRRRGGGGEEENNNTTEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Segunda feira tenho de entregar minha monografia e só falta as referências. São sites, e não sei comocitar e parafrasear dentro do embasamento teorico.
    HHHEEELLLPPP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Fazendo uma pesquisa descobri este site, parabéns aos responsáveis, sou vice diretora de uma escola e com certeza passarei este endereço aos professores.
    um abraço Eliane

  4. Olá Eliane! Que ótima notícia saber que o Yahoo! Busca Educação será divulgado na sua escola. Cadastre-se para receber nossas novidades e envie um alô sobre sua escola através do nosso Fale Conosco. Caso tenha interesse, pode se candidatar para receber os nossos manuais de pesquisa na internet. Temos ainda um canal Participe onde os professores ou coordenadores podem mandar artigos divulgando iniciativas na escola que sejam inovadoras ou interessantes.

  5. olá renata td bem? olha eu precisava de fazer uma bibliografia de uma personagem histórica e não sei como encontrar uma que não seja muito conhecida para dar mais interesse ao trabalho…
    vocês não teem aqui nada dessas coisas? Resp. pff *

  6. Por favor, alguém poderia me indicar alguns livros sobre como usar a música na sala de aula, para o desenvolvimento da linguagem, é o meu tema de monografia eu preciso o mais rápido possível, alguns sites também serão úteis

  7. Preciso urgente de um modelo de anti-projeto. O tema é dificuldades na leitura no ensino fundamental. Alguém pode ajudar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s