DF, RJ e PE juntos com o Yahoo! Busca Educação

05/07/2005 § 2 Comentários

Notícia – Foi lançada, no último dia 28 de junho, a parceria do Yahoo! Brasil com a Secretaria de Educação do Distrito Federal.

O evento teve a presença de coordenadores e técnicos dos NTES do Distrito Federal e do assessor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação, Valdir Moizinho, além do presidente do Yahoo! Brasil, Bruno Fiorentini Jr.

A parceria irá implementar na rede pública estadual o programa Yahoo! Busca Educação. Serão distribuídos dois mil exemplares do Manual Yahoo! de Busca na Internet. Os professores de 130 escolas de ensino médio e fundamental que possuem laboratórios de informática com acesso à Internet no DF receberão os manuais e serão formados pelos Núcleos de Tecnologia Educacional. Outras 80 escolas da rede serão conectadas à Internet pela Secretaria e incluídas no programa até o final do ano. Os professores irão trabalhar o conteúdo em sala de aula, beneficiando cerca de 66 mil alunos por ano.

A Secretária de Educação, Vandercy de Camargos, também falou sobre a importância da parceria. A secretária lembrou que 25 mil dos 400 mil estudantes do DF têm acesso à Internet.

O presidente do Yahoo!, Bruno Fiorentini Jr., publicou um artigo sobre o Yahoo! Busca Educação no Jornal de Brasília. Novas parcerias com o Rio de Janeiro e Recife também foram anunciadas e serão detalhadas no futuro. Confira o artigo publicado no Jornal de Brasília em 27 de junho de 2005.

Educação no Século XXI – Por Uma Sociedade Colaborativa

Bruno Fiorentini Jr., presidente do Yahoo! Brasil

Durante muito tempo estivemos preocupados em como planejar o conteúdo programático do Ensino, para garantir aos jovens educandos informações atualizadas. Hoje sabemos que o importante é instrumentar esses jovens para viverem na sociedade contemporânea. Se tivermos como premissa que as pessoas são o grande diferencial no novo cenário econômico mundial, e se acreditarmos que o investimento principal para ter pessoas mais conscientes e críticas é na Educação, entenderemos que o futuro e o grau de competitividade de nosso país está diretamente relacionado aos investimentos que fizermos nesta área.

O espiral de mudanças pelo qual passa a sociedade nos dias de hoje está cada vez mais acelerado. Acompanhar as novas tecnologias, as novas possibilidades, manter-se atualizado e conectado exige um esforço monumental e um tempo que, definitivamente, não estava previsto nas 24 horas diárias brindadas por Deus. Precisa-se, portanto, de um esforço conjunto entre Estado e iniciativa privada que garanta um ensino conectado à realidade e de qualidade, com foco nas competências e habilidades que serão solicitadas e valorizadas de hoje aos próximos vinte anos.

Abro aqui um parêntese para dizer que, mais do que nunca, deve-se estimular nesta nova geração a idéia de educação continuada. Ou seja, a partir de hoje ninguém pode dar por concluída a fase de aprendizado. Certamente, não fazemos idéia de que tecnologia teremos que dominar daqui a vinte anos. Temos que preparar pessoas que se adaptem rápido, sejam desprovidas de preconceitos ou tenham muita facilidade para transformá-los e que filtrem e absorvam as informações precisa e eficazmente.

A busca por um modelo competitivo e por um País melhor passa, portanto, por responsabilidade social. Melhor, o que se requer é visão de futuro. Formando uma mão de obra qualificada e adequada ganham todos. A sociedade, porque as diferenças tendem a diminuir e, conseqüentemente, os distúrbios sociais, causados pelas enormes diferenças e desequilíbrios de hoje, devem ceder. Ganha o país, pois uma população mais bem preparada gera mais riquezas e torna o Estado mais forte. Finalmente, ganham as empresas que ajudam a formar um mercado mais saudável, dinâmico e rico com alto potencial de consumo. Enfim, cria-se um ciclo virtuoso que elevado ao infinito, faria da sociedade do futuro uma sociedade onde todos vamos ter vontade de viver.

O Yahoo! Brasil tem orgulho de fazer parte do mercado brasileiro e, através do Programa Yahoo! Busca Educação, espera contribuir para a formação desta sociedade. Um dos grandes objetivos é levar conhecimento e formação à camada da população que hoje tem dificuldades de acesso a esse tipo de informação. O Yahoo! Busca Educação nasceu da constatação de que muitos professores e alunos utilizam freqüentemente a Internet, especialmente para as suas pesquisas, sem, contudo, utilizarem todo o potencial das ferramentas de busca.Além disso, as redes públicas de ensino estão cada vez mais equipadas com computadores, porém, nem sempre conseguem formar seus professores para o uso correto das ferramentas em sala de aula. O trabalho é coordenado por uma equipe multidisciplinar, que reúne educadores, jornalistas e especialistas na área social.

Por meio do projeto, 40 mil professores de mais de mil escolas rede municipal da cidade de São Paulo receberam o Manual Yahoo! de Busca na Internet, um completo guia de uso das ferramentas de busca disponíveis na rede mundial de computadores. Neste mês de junho, uma parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal permitiu que outros dois mil professores de 130 escolas de ensino médio e fundamental recebessem os manuais. Os educadores serão formados pelos núcleos locais de Tecnologia Educacional. Também estão em andamento parcerias com as secretarias de Educação do Recife e do Rio de Janeiro que prevêem a distribuição de manuais a mais de 15 mil professores atingindo cerca de 310 escolas e colaborando para que mais de 470 mil alunos possam ter acesso a mais informação e tecnologia. Por seu pioneirismo e excelência, o programa já chamou a atenção das propriedades mundiais do Yahoo! e deverá ser estendido em breve a outros países. Estamos engajados em levar este projeto de educação para a Internet à frente e de mãos dadas com o Estado e com a sociedade civil, procurando fazer do Brasil um país melhor.

Anúncios

§ 2 Respostas para DF, RJ e PE juntos com o Yahoo! Busca Educação

  • katianne almeida gomes disse:

    porquwe as pessoas nao dao importancia pára a educacao de pessoas carentes?serar que elas nao sabe que nenhum pais obteve sucesso sem educar o seu povo;que a edzucacao eé essencial para manter o crescimento e para reduzir a pobreza?vamos investir na educacao.32732388ajudem uma escola comunitaria Lirio do vale situada na rua militana ferreira 42 saviana.sao criancas carentes que precisam de um a educacao.

  • Vinicius S. disse:

    Gosto muito desse portal, acho uma ótima iniciativa do Yahoo! Brasil
    Vinicius S.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento DF, RJ e PE juntos com o Yahoo! Busca Educação no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: