Use blogs como instrumentos pedagógicos

11/07/2005 § 25 Comentários

Atividade sugerida – Falar em blog hoje já não causa tanto estranhamento, dispensa as aspas e os parênteses explicativos. Por outro lado, corre-se o risco de pensar que por trás dele há um grupo de adolescentes ávido por trocar experiências através da publicação de seus diários.

Nós, do Yahoo! Busca Educação, estamos propondo formar uma comunidade de aprendizagem colaborativa, disponibilizando por meio deste blog um conjunto de informações, notas, dicas e sugestões de atividades para serem desenvolvidas por professores e seus alunos em sala de aula.

jonas-t.jpg

Blogs de Jonas Galvez (Crédito: Reprodução)

Site e blog são diferentes

Propusemos um blog e não um site. Por que? Qual a diferença entre eles?

Nesta sugestão de atividade estamos propondo a pesquisa sobre as possíveis funções dos blogs para fins educativos.

Na verdade, queremos potencializar o uso das ferramentas de busca para ampliar as possibilidades de pesquisa no processo de formação de estudantes. Propusemos conversar diretamente com vocês, os professores destes alunos, na perspectiva de construirmos coletivamente e diariamente um espaço de troca e de aprendizado em um novo território, onde pudéssemos nos sentir mais livres para debatermos nossas idéias e publicarmos nossas experiências.

Clipboard05-t.jpg

Blog de Suzana Gutierrez (Crédito: Reprodução)

De certa maneira, um site pressupõe autorias e não a co-autoria como o blog sugere. Supõe-se que o site disponibilize informações organizadas, já um blog propõe a construção de conhecimento a partir das informações selecionadas e eleitas por seus participantes.

A concepção de blog favorece o trabalho do professor que se pensa um orientador de processos de aprendizagem e um co-autor na busca e elaboração de conhecimento.

Que tal propor a criação de blogs em que seus alunos poderão debater entre si e com você e com todos os que quiserem entrar na conversa, determinado assunto que se considera importante ser aprofundado?

bertocchi-t.jpg

Blog Lousa Digital (Crédito: Reprodução)

O que é um weblog ou blog?

O blog é uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha do tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrange uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.

Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: você escreve sempre que tiver vontade e todos que visitam seu blog tem acesso ao que você escreveu.

Vários blogs são pessoais, exprimem idéias ou sentimentos do autor. Um outro tipo são os utilizados por empresas que querem manter com seus clientes uma relação particular entre fornecedor/consumidor, ouvindo-os sobre lançamentos de produtos e fidelizando-os de uma maneira inusitada. Vale lembrar que os próprios consumidores se valeram inicialmente dos blogs para falar, defendendo ou destruindo, determinados produtos de seu interesse, organizando grupos de aficcionados pelo modelo x da moto, ou do último lançamento tecnológico.

Quando nós nos propusemos a criar um blog para falarmos do uso que as ferramentas tecnológicas podem ter pelos educadores, estávamos exatamente propondo isto, a apropriação dos novos meios buscando explorar todos os seus recursos e com isto ampliar as fronteiras e as possibilidades do trabalho educativo.

“Ninguém aprende sozinho. Tampouco ninguém ensina ninguém. Os homens aprendem em comunhão, mediatizados pelo mundo”. Paulo Freire

Clipboard09-t.jpg

Blog de Mary Grace (Crédito: Reprodução)

Tire suas dúvidas

* O que é blog?

Encontre a resposta em uma busca com a expressão exata no Yahoo!

* Quais são os exemplos de melhores blogs do Brasil?

Visite concursos, rankings e dicas de jornais e sites com os endereços de blogs brasileiros de destaque.

* Onde aprendo a fazer um blog?

Procure por tutoriais de blog, artigos que ensinam a melhor maneira de começar a publicar seu diário virtual.

* O que posso usar para construir um blog?

Veja sites para criar um blog de todos os tipos com uma busca no Yahoo!. Escolha o que mais oferece os requisitos que você procura.

Por Flávia Aidar, educadora e autora da concepção pedagógica do Yahoo! Busca Educação

Anúncios

§ 25 Respostas para Use blogs como instrumentos pedagógicos

  • Andréa Morais disse:

    Bom dia!
    Adorei a forma que foi planejada a aula fazendo uso do blog!
    Eu trabalho no Núcleo de Informática na Educação de Brasília (NIED) e já multipliquei os meus conhecimentos quanto ao uso do Blog como ferramenta pedagógica para muitos professores no DF e os resultados foram excelentes.
    Abraços, Andréa Morais.

  • Adriana Gouveia disse:

    Sou formanda em Letras aqui em Brasília, e pretendo fazer minha monografia de conclusão de curso sobre ‘A linguagem dos blogs”. Vocês poderiam me fornecer algum material sobre esse assunto? Aguardo resposta. Grata. Adriana.

  • Adriana disse:

    Faço Pedagogia e estou elaborando um trabalho sobre o blog e outros trabalhos colaborativos de rede , gostaria de informações sobre o assunto.
    Aguardo resposta .Obrigada.Beijos. Adriana

  • Gládis disse:

    Olá,
    Gostaria de deixar aqui mais uma colaboração , recentemente participei de uma reportagem sobre os Blogs como Recurso Pedagógico.
    http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/index.htm
    Abraços
    Gládis
    Joiville SC

  • Flávia Aidar disse:

    Oi Andréa, que bom que você gostou da sugestão e já tem posto em prática o uso de blogs em atividades pedagógicas. Seria muito interessante se você publicasse uma dessas suas experiências. O que você acha? Penso que compartilhando experiências todos nós podemos aprender e enriquecer o trabalho escolar.
    Um abraço, Flávia Aidar

  • Flávia Aidar disse:

    Gládis, obrigada pela sugestão! Informo também à Andriana e à Adriana Gouveia que há neste blog mesmo, sob o título ÚLTIMOS TEXTOS – várias entrevistas com pessoas que são referências no assunto que interessa a vocês. Vejam particularmente a entrevista do prof Jarbas Novelino Barata e da profa da PUC Monica Mandaji.
    Abraços, Flávia Aidar

  • Sônia Bertocchi disse:

    È verdade, Gládis. O material da newsletter do SENAC http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/index.htm ficou muito interessante. Fiquei feliz em poder dar também uma pequena contribuição. Abraço grande, Sônia Bertocchi

  • Rose Cléia disse:

    Sou Administradora Escolar e estou cursando o mestrado como aluna especial em Mídia e Educação, comecei a pesquisar o uso do blog como instrumento para o uso pedagógico. E grande é a minha surpresa ao verificar quantos professores já utilizam esta ferramenta da internet com seus alunos.Recado para a Adriana: tenho vários endereços de monografias referentes aos weblogs. Me escreva. rosevigolo@pop.com.br.

  • Maria de Lourdes Castro disse:

    Seu blog é legal, informativo, ou seja preenche os requisitos de um blog bem feito.
    Ei ainda não tenho trabalhado muito com blogs, estou começando agora, mas posso afirmar que o blog é uma formaou um recurso que pode ser explorado em busca de conhecimento.

  • Marli disse:

    O blog é uma ferramenta que permite o exercício da cidadania, pois permite que todos possam expressar suas idéias publcando de forma fácil ou comentando, interagindo , provocando questionamentos. A educação ganhou uma ferramenta excelente a meu ver!

  • Fernanda disse:

    Gostei muito do material do newsletter do Senac sobre os Blogs como recurso pedagógico. O texto é bastante interessante e de fácil entendimento para todos os interessados. E sendo assim, deixei aqui registrado o meu muito obrigada!

  • ADoria disse:

    Sou coordenadora pedagógica e pretendo usar os Blogs para melhorar o desempenho dos alunos e auxiliar os professores do colégio onde trabalho.
    Grande idéia! Obrigada pela ajuda.

  • Thelia Theóphilo Bezerra disse:

    Poxa que surpresa a minha encontrar diversos colegas da área da educação interessados em pesquisa e aplicação dessa ferramenta Blog. Estou no Mestrado da UNB para cujo projeto citei o interesse em desenvolver trabalho em Blog. Porém gostaria de saber até que ponto realmente esse gênero digital pode permitir a construção de saberes de forma colaborativa e significativa ???
    Quem puder me indicar uma luz….

  • Conceição disse:

    Bom dia!
    Estou nesse momento, participando de um curso sobre Informática Educativa, para aprimorar o uso da tecnologia em sala de aula. Os comentários q li deixaram-me entusiasmada.

  • solange meneses disse:

    Gostei muito dos comentários existentes, porém não tive uma experiência ainda. Espero que possa conversar muito sobre QUÌMICA, que é meu assunto favorito.

  • idalice maria disse:

    estou procurando algo para enrriquecer meu trabalho e gostei de ver esta atividade. Estou fazendo um curso de técnico de segurança no trabalho (tst) no Senac de São José dos Campos e vou começar a elaboração de projetos, não estou trabalhando no momento e ainda não consegui estagio, mas estou à procura. Então, resolvi dar uma busca no meu companheirinho, o computador, e agora sei que posso contar com mais pessoas, para trocar idéias e sugestões. obrigada!

  • Heloiza Lanza disse:

    Olá Professores Blogueiros,
    Gostaria muitissimo da colaboraçõa de voces. Sou pesquisadora do uso educacional dos blogs e gostaria de conhecer professores de idiomas que utilizam o blog em suas aulas.
    Por favor, se algum de voces for professor de linguas ou conhecer professores de linguas que usam o blog em suas aulas, gostaria muito de poder contar com vocês.
    Se puderem ajudar-me, por favor enviem msg para:
    hhlanza@uol.com.br
    assunto: Professor blogueiro.
    Ficarei imensamente grata e quizá, no futuro possa colaborar e compartilhar msgs com voces sobre os resultados de minha pesquisa!
    Adorei este espaço! Parabéns!
    Heloiza

  • jonatam disse:

    ola a todos !!!
    sou aluno do curso de licenciatura em computação e estou montando um projeto sobre como blogs e flogs podem ser usados como ferramentas educacionais se vcs puderem me passar os endereços de blogs de vcs para eu citar em meu projeto como exemplos ficarei muitissimo agradecido

  • Oliveira disse:

    Ai, pessoal, gostaria e conhecer e receber sugestoes para abrir blog e flog na área de exatas …fisica…. matematica e meio ambiente.
    Alguem conhece algum ou poderia me propor alguma ideia para que eu possa contruir um : foco : alunos e professores do ensino médio
    obrigado!…..
    Oliveira
    meu email
    novoestilo@gamil.com

  • clemilton disse:

    Alguém tem alguma dica de blogs para ter respostas de perguntas de fisica?

  • graça disse:

    Sou professora de Língua Portuguesa e gostava de saber exactamente qual a utilidade dos blogs na aprendizagem das línguas. Será que existe bibliografia disponível para consultar?

  • Adriano Sóstenis disse:

    Eu simplesmente digo, parabens pela matéria, afinal já estamos perto de 1 ano da publicação, o assunto continua novo e os provedores estão a cada dia dispondo de novos blogs gratuitos para os internautas.

  • mafalda sparapan de brito disse:

    Gostei das suas sugestoes, gostaria que envie sugestões para trabalhar ortografia com alunos de ensino fundamental 2

  • Soraia disse:

    Sou aluna de pós-graduação em educação e preciso de informações a respeito do uso do blog na educação como uma ferrramenta educacional. Gostaria de saber referencias a respeito deste assunto. Obrigada

  • Ricardo disse:

    Queria apenas dizer obrigado pelas informações sobre blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Use blogs como instrumentos pedagógicos no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: