Programa de rádio Educa Brasil é reformulado

22/07/2005 § 33 Comentários

Notícia – O programa Educa Brasil, da Rádio Educação do Ministério da Educação, foi reformulado. O Educa Brasil veicula semanalmente, três programas de cinco minutos todas as sextas-feiras para 720 emissoras brasileiras conveniadas com a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert). A Rádio Educação conta com mais dois programas em sua página: Notícias da Educação, um boletim diário com matérias curtas e factuais, e a Rede de Comunicadores pela Educação, que cobre a educação básica e faz sugestões de pauta para a rede de comunicadores. Os três programas podem ser ouvidos no site do MEC.

§ 33 Respostas para Programa de rádio Educa Brasil é reformulado

  • Divina Lúcia (Dilú) disse:

    Gostaria de lançar em minha escola um projeto de educação através do rádio instalado na escola.Como fazer? Como dar o ponta-pé inicial?

  • Eurides Costa Santos Domingos disse:

    Gostaria de saber o que é preciso para instalarmos uma rádio na minha escola? Sou professora da rede estadual de ensino e estamos realizando ações que melhorem à aprendizagem dos nossos alunos e que aumente a auto-estima deles e de acordo com as leituras que venho fazendo através do E-proinfo algo me despertou acerca do uso de rádios nas escolas. Chega tantas mídias nas escolas e nunca chegou algo parecido com o rádio e sendo tão antigo já estaria mais do que na hora. E só através de alguma parceria teríamos condições de tê-lo. Aguardo informações…

  • Jânia Gomes disse:

    Gostaria de conhecer mais sobre rádio na escola e quais habilidades podem despertar nos alunos .

  • Gonçala Záida Pinho Melo disse:

    Sou professora de uma escola da rede estadual do estado do ceará, sempre gostei de rádio, foi uma das coisas que aprendi a gostar com meu pai. Era um profundo admirador de rádio, ouvia sempre os programas da madrugada na rádio Globo, e vivia sempre informado de tudo que acontecia no Brasil e no mundo. Às vezes eu me perguntava qual a razão de meu Pai num interior e com pouco estudo sabia tanto a respeito do que acontecia no mundo. Muito simples, estava sempre ligado nos programas de rádio.
    Portanto, acho de extrema importância para as novas gerações conhecer a grande contribuição que o rádio trouxe para nossa sociedade.

  • Márcia Helena Ramos de Sousa disse:

    Sou professora na rede municipal de educação em Santa Maria-RS. Minha escola dispõe de sala informatizada, por isso gostaria de iniciar neste ano letivo de 2007, um projeto que reunisse os computadores e a linguagem radiofônica como alternativa metodológica de ensino.Estou realizando um curso do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação promovido pela Secretaria de Educaçao a Distância do MEC.Assim, gostaria de conhecer os requisitos básicos para a instalação de uma rádio em minha escola de forma a possibilitar um trabalho instigante para nossos alunos.

  • Norma Holanda Oliveira Bezerra disse:

    Sou professora da rede estadual do Ceará no município de Iracema e atualmente estou como coordenadora pedagógica. Em nossa escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correia temos um programa semanal de 30 minutos em uma FM comunitária 104.9, o PALAVRA JOVEM, programa realizado por um grupo de alunos com orientações da escola, que já está produzindo resultados, no entanto, gostaríamos de poder contar com uma rádio escolar, esse instrumento certamente seria de forte impacto para o sucesso escolar dos nossos alunos. Quais seriam os procedimentos, que orientações alguém poderia nos fornecer no sentido de adquirir uma rádio escolar? Agora já temos computadores, que recebemos agora em janeiro de 2007, que acreditamos que pode colaborar e muito. Sendo aluna do curso de mídias, Programa de Formação Continuada da Educação promovido pela Secretaria de Educação a Distância do MEC, sinto-me estimulada no fortalecimento dessa parceria entre o rádio e a escola. Precisamos muito de sugestões e informações sobre aquisição e montagem de uma rádio na escola. Alguém pode enviar dicas?

  • Wilson Ribeiro dos santos disse:

    Sou professor em uma escola no município de LINHARES, ES, e gostaria de saber como eu início uma rádio para que eu possa melhor me comunicar com os meus alunos

  • Miralva Santos de Oliveira Viana disse:

    Sou diretora do Colégio Estadual Polivalente em Itapetinga-Ba. Implantamos um serviço de rádio, se é que podemos chamá-lo assim, na escola para as comunicações internas. O alunado é que toma conta durante o intervalo e comemorações. Gostaríamos de ampliá-lo. Estou muito animada por ter feito o curso da e-proinfo e gostaria de colocar na escola uma verdadeira rádio-escola para que todo o bairro participasse.Obrigada!

  • Maria do Socorro Ferreira de Brito disse:

    Sou professora de Rede estadual do Ceará em Fortaleza, no momento no cargo de coordenadora pedagógica. O curso Mídias na Educação pelo eproinfo é fantástico e tem me despertado para incluir as mídias nos planejamentos de todas as disciplinas na escola.Quero implantar uma rádio na escola para melhorar a auto estima dos alunos e aprendizagem. Como proceder?

  • Roseli de S.R.Pereira disse:

    Sem dúvidas o curso de mídias está sendo um show de informações e inovações que temos que levar para nossas escolas e nossas aulas. Na escola onde leciono já existe uma rádio montada, mas como era manipulada pelos alunos do 3º colegial, ela encerrou suas atividades quando eles foram embora. Como faço para reativá-la?

  • Sandra Maria de Lima e Silva Oliveira disse:

    Sou professora da rede estadual e atualmente tenho a função de coordenar minha escola. Desde o ano passado estou com a idéia de montar uma rádio interna na minha escola para entreter os alunos na hora do intervalo, dar avisos e usá-la também como forma de aula nas mais variadas disciplinas como Literatura, Biologia, Geografia etc. Esse curso que agora faço me incentivou ainda mais e já estou elaborando o projeto para levar em frente essa idéia. Além disso incentivo os professores a usarem a TV Escola, slides para as aulas de Geografia e até retroprojetores para aulas de Matemática. Espero concluir com êxito esse projeto.

  • Isabel Andrade disse:

    Sou professora da EMEIF DEMÓCRITO ROCHA, escola da Rede Municipal de Fortaleza-Ce, e cursista do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação. As leituras efetivadas no referido curso tem me estimulado a pensar em rádio para além de mera ouvinte, como costumeiramente nos posicionamos. Refletir, portanto, sobre essa mídia, numa perspectiva inovadora, significa utilizá-la como estimulante recurso no processo de aprendizagem, capaz de potencializar situações que promovam a comunicação e a construção do conhecimento. Para tanto, faço minhas as indagações da professora Dilú.
    Abraços.

  • SILVANA JOSE DA SILVA disse:

    Estou realizando o curso do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação promovido pela Secretaria de Educação a Distância do MEC. Gostaria de conhecer os requisitos básicos para a instalação de uma rádio em minha escola, para que possa colocá-la na escola uma verdadeira rádio-escola, focalizando dessa maneira a competência comunicativa. Obrigada!

  • Maria das Graças do Rêgo disse:

    Há muito tempo temos vontade de criar uma rádio na nossa escola e gostaríamos de saber como fazer, pois sem apoio e sem os conhecimentos adequados não é posssível fazer isso.

  • André Luiz dos Santos Messias disse:

    Sou aluno do Curso de Formação de Mídias e estou gostando muito….é muito complicado a minha escola criar uma rádio comunitária e assim melhorar seu contato internamente e com a comunidade?

  • Dilma Dominiquini disse:

    Trabalhar com rádio será um grande desafio para mim. Participei em alguns programas pela Rádio Educativa de minha cidade, inclusive com meus alunos participando. É fantástico o poder da comunicação via rádio. Já me inscrevi no Grupo de Formação para professores da Rede Municipal de Ensino de Campinas, Rádio e TV que se iniciará dia 14/04.

  • Leila adelaide disse:

    Sou profesora da rede estadual de ensino do RN-Natal ,fazendo o curso de Mídias na Educação e a etapa do momento é a respeito do Rádio. Fiquei maravilhada com o que foi apresentado a respeito de projetos de Rádios na Educação e gostaria de saber como adequar sonho e realidade em minha comunidade escolar. Há algum apoio por parte do Governo? Em que esfera?Como conseguir mais informações.Obrigada e aguardo ansiosa por este retorno.

  • zilene brandão de souza disse:

    Sou Diretora do C. E. Ary Parreiras e possuímos uma Rádio Escola Comunitária. Gostaríamos de saber se podemos transmitir reuniões da Câmara Municipal no horário destinado a Voz do Brasil?

  • Suema Neila disse:

    Olá, sou professora da escola estadual professora Maria de Lourdes Bezerra – Macau-rn, estamos querendo criar uma rádio na nossa escola, como devemos proceder?

  • Suema Neila disse:

    Olá, sou professora da escola estadual professora Maria de Lourdes Bezerra – Macau-rn, estamos querendo criar uma rádio na nossa escola, como devemos proceder?

  • Silvana disse:

    Sou diretora de uma escola que atende alunos do ciclo I(1ª A 4ª SERIE ) ao Ensino Medio,alunos de fazendas assentamentos sitos fazendas.Pecebo a necessidade de trabalhos diferenciados.Gostaria de saber o que é preciso para instalarmos uma rádio na escola?

  • graci disse:

    gostaria de saber o que faço para fazer uma boa rádio no intervalo na escola para que os colegas a achem interessante… obrigada!!

  • Kellenn disse:

    Por favor, gostaria de saber como implantar uma rádio na escola. Trabalho na EMEF José Benigo Gomes de Sud Mennucci e já que a net aqui é de graça, por que não trabalhar com meus alunos também os recursos audiofônicos? Seria muito prazeroso pra eles e motivo de muita satisfação pra escola e pro município. Espero ansiosamente por uma resposta.

  • Rayanne Porto disse:

    Estou concorrendo com a minha chapa o grêmio da escola e uma de nossas propostar é montar uma rádio para interagir os alunos na hora do recreio mais queriamos saber como podemos fazer uma rádio em nossa escola?

  • Rayanne Porto disse:

    Estou concorrendo com a minha chapa o grêmio da escola e uma de nossas propostar é montar uma rádio para interagir os alunos na hora do recreio mais queriamos saber como podemos fazer uma rádio em nossa escola?

  • Maria de Fátima Gomes Aragão disse:

    Estou participando do módulo básico da mídia rádio do curso formação continuada mídia na educação, da SEED/MEC. Sou gestora do CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos Cícero Franklin Cordeiro na Cidade de Arcoverde PE. Desde já gostaria de obter informações para a instalação de uma rádio escolar na minha escola. Qual o primeiro passo? Pois seria ótimo para elevar a auto-estima do nosso aluno e o ensino-apredizagem teria mais significado. Ficarei grata pela orientação.

  • Romilton Batista de Oliveira disse:

    Sou vice-diretor de uma escola da rede municipal da cidade de Itabuna, Estado da Bahia. Ultimamente percebo que a quantidade de alunos matriculados em 2007 diminuiu assustadoramente, e isto vem ocorrendo com frequëncia. Conhecedor da grande importância da Rádio como grande instrumento estimulador e motivador da aprendizagem, gostaria de conhecer quais são os passos para se implantar uma rádia em nossa escola, tendo em vista que recebemos pouca verba para dar conta de tantas necessidades na escola.

  • Suleide Silva disse:

    Estou participando do módulo básico da Mídia Rádio do curso formação continuada mídia na educação, da SEED/MEC. Sou professora de Historia.Desde já gostaria de obter informações para a instalação de uma rádio escolar na minha escola. Qual o primeiro passo? Há algum apoio por parte do Governo? Em que esfera? Aguardo alguma informação.

  • Suleide Silva disse:

    Estou participando do módulo básico da Mídia Rádio do curso formação continuada mídia na educação, da SEED/MEC. Sou professora de Historia.Desde já gostaria de obter informações para a instalação de uma rádio escolar na minha escola. Qual o primeiro passo? Há algum apoio por parte do Governo? Em que esfera? Aguardo alguma informação.

  • Eder Leone Aparecido de Oliveira disse:

    Sou professor da rede municipal e gestor adjunto da rede estadual de Ensino de Pernambuco, atualmente estou participando de um curso de módulo Básico da mídia Rádio promovido pela SEED/MEC.
    Como sou ainda iniciante nesta área de conhecimento, gostaria muito de saber como fazer para criar uma rádio na escola, já que nós não temos recursos para isso, tendo vista que recebemos pouca verba, se existe alguma entidade que possa fazer uma doação para a Escola Joel Pedro da Silva do Município de Inajá.
    Ficarei muito grato pela informação.

  • cleissivon mariano disse:

    Gostaria de lançar em minha escola um projeto de educação através do rádio instalado na escola.Como fazer? Como dar o ponta-pé inicial?

  • Marineis Maria de Moura disse:

    Sou professora da rede estadual estou na função de gestora eleita pela comunidade escolar por dois mandatos que terminará daqui a três anos e tenho uma meta de implantar o radio na escola, inclusive já temos um sistema de som que funciona tipo radio.gostaria de um apoio e maiores orientações com também ter acesso a alguns projetos exitosos de outras escolas.
    Sou cursista do Eproinfo-Mídias na Educação(a distancia)Aguardo resposta.Obrigada

  • aurea lira disse:

    Lendo o comentário da professora Gonçala Melo,me reportei para minha infância.Também vivi essa mesma experiência.Meu pai era um assíduo ouvinte e apesar de pouco estudo graças ao rádio vivia antenado com o mundo.Lembro-me que depois do almoço, acompanhava novela na rádio Globo com minha mãe.Hoje sou ouvinte passiva,mas já me interagi com alguns programas e agora fazendo este curso, também tenho,atrelado ao medo,o interesse de saber como usar o rádio como facilitador do ensino-aprendizagem.

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Programa de rádio Educa Brasil é reformulado no Pesquisa Educação.

Meta

