Respostas aos anseios de democratização digital

29/09/2005 § 3 Comentários

Notícias – Na aula inaugural do Yahoo! Busca Educação, muitos professores fizeram perguntas interessantes e que levantavam temas polêmicos sobre tecnologia e educação. Eu e Flávia Aidar (coordenadora pedagógica do Yahoo! Busca Educação), buscamos respondê-las. A professora de inglês Elizabeth N. G. Job, da Escola Municipal Coronel Berthier, enviou a seguinte pergunta:

“É fato que a falta de livrarias e bibliotecas dificulta o processo de desenvolvimento de crianças e jovens carentes que são o alvo de preocupação de educadores. Com o advento da tecnologia da internet haveria teoricamente uma democratização da informação e da cultura, contudo na prática isso não ocorre, haja vista a lentidão da internet gratuita, o que gera desinteresse por parte não só dos alunos, mas também de nós, professores que, no meu caso, por questões de ordem financeira não tenho acesso à internet banda larga. Quando haverá efetivamente a democratização da internet?”

Professora Elizabeth, a internet por princípio é uma das mídias mais
democráticas. Evidentemente o acesso a ela é, em países como nosso, é
um recurso ainda pouco acessível para maioria da população. Por outro
lado, a Rede Pública de Educação vem fazendo esforços, há um bom tempo, no sentido de implantar os recursos tecnológicas em suas escolas. Uma vez dispondo do acesso, mesmo que restrito, ou ainda, com limitações de ordem técnica (falta de conexão ou suporte técnico), temos observado um crescente interesse e visível aumento da utilização desses recursos em sala de aula. Desta forma, cremos que a democratização não só está em curso, como está em nossas mãos – educadores – quando sabemos que para muitos de nossos alunos é na escola, e por meio de nossas competências como mediadores e formadores que somos, que este processo democrático poderá se efetivar.

Por Januária Alves, coordenadora de conteúdo do Yahoo! Busca Educação

Anúncios

§ 3 Respostas para Respostas aos anseios de democratização digital

  • elisabete melo disse:

    Vocês estão de PARABÉNS! Achei a idéia do Manual Yahoo! Busca Educação maravilhosa!!! Gostaria de saber, se nós professores da Rede Estadual e nossos alunos, também iremos receber o manual? Caso não tenhamos a oportunidade de recebé-lo seria possível receber as informações via e-mail? Ficaria muito grata.

  • fernando disse:

    todas as materias apresentadas são muito importante na educação basica e no ensino superior, mas gostaria que se possível redigir uma matéria voltada para a qualidade na educação escolar por meio de pesquisa acadêmica na internet. Sendo que a mesma muitas das vezes é usada para reprodução de conhecimento. Com isso o que pode extrair da educaçõ formal irá servir para testes momentâneos, como a avaliação escolar e não um conhecimento para a vida.

  • Ricardo Sousa disse:

    Assim como a Elisabete, gostaria de receber o Manual tb. Como posso participar deste processo de educacao digital promovido pelo Yahoo, sou professor em informatica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Respostas aos anseios de democratização digital no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: