Primeiro podcast Yahoo! Busca Educação

29/11/2005 § 6 Comentários

Entrevista – Começamos hoje, no Yahoo! Busca Educação, uma série de podcasts com participantes do programa e especialistas em tecnologia e educação que darão dicas e sugerirão atividades para nossos leitores. No nosso primeiro podcast, nossa coordenadora pedagógica, Flávia Aidar, conta um pouco sobre o nascimento do Yahoo! Busca Educação. Para ouvir o nosso podcast basta baixar o arquivo MP3 que pode ser tocado em qualquer programa de áudio, como o Windows Media Player. Clique aqui para baixar o arquivo (878KB). Saiba mais sobre podcast aqui no Yahoo! Busca Educação.

Anúncios

§ 6 Respostas para Primeiro podcast Yahoo! Busca Educação

  • Renata disse:

    Você tem sugestões para temas de podcasts? Deixe seu comentário!

  • ataide souza disse:

    uma copia do projeto pedagogico da escola.

  • Eliana disse:

    Hoje publiquei uma pequena experiência com podcasts, é um estudo pra um projeto de rádio da escola e com certeza será muito produtivo e interessante para os alunos.
    http://joaocosta.podomatic.com/

  • Adelina disse:

    Iniciei um podcast como complemento das minhas aulas de Português do Ensino Secundário, no site http://www.portuguesonline2.no.sapo.pt.
    Para aceder ao meu podcast Em Discurso Directo vai a este endereço: http://linade.podomatic.com

  • Roberto Grobman, M.Sc. disse:

    Em uma palestra que realizei na semana passada, me perguntaram: “O que é Podcast?”. Por esse motivo, explico a seguir o que vem a ser Podcast.
    Prof. Roberto Grobman, Palestrante sobre o Uso de Podcast como Ferramenta Educacional
    Da combinação da atual tecnologia RSS com o famoso formato de arquivos de áudio MP3 surgem os podcasts, conteúdos de áudio que podem ser baixados via Internet e ouvidos em MP3 Players, como o iPod , ou em computadores, com softwares específicos. Consolidados pela iniciativa do norte-americano Adam Curry no final de 2004, os podcasts reúnem diversas características que os tornam promissores no mundo das tecnologias de informação, com bons indicativos para uma maior democratização nos meios de produção, distribuição e acesso a conteúdos de áudio.
    Um podcast é constituído basicamente de um arquivo XML RSS que contém títulos, datas, descrições e links para download dos arquivos de MP3 com os áudios de interesse. A tecnologia de RSS permite que o usuário receba atualizações automáticas destas informações, de modo que a programação de áudio é renovada sempre que o criador do podcast o atualiza e o usuário baixa os arquivos pela Internet. Neste sentido, é possível estabelecer uma comparação com os blogs, quando os podcasts podem ser gerados com conteúdo livre, e diariamente atualizados por qualquer pessoa, bastando que o visitante também acompanhe as atualizações.
    A tecnologia dos podcasts disponibiliza conteúdos livres de áudio, que são gerados tanto por grandes empresas quanto por simples usuários domésticos que desejam criar seus próprios programas de música, notícias e opinião, bastando apenas que tenham um computador equipado com microfone, softwares para gravação e edição de audio, e espaço para hospedagem de MP3. Isto significa que podem existir muitas produções de baixa qualidade técnica e mesmo de conteúdo ruim, e os melhores podcasts tendem então a serem conhecidos pela sua popularidade ou pela sua originalidade, fatores estes ligados a boas idéias e mesmo a melhores condições de produção. Mas apesar do livre acesso, um podcast ainda deve respeitar as leis de direitos autorais ao divulgar músicas, por exemplo, e em muitos destes casos são utilizadas as chamadas músicas podsafe , criadas sob a licença Creative Commons , mantendo alguns direitos reservados, mas usualmente permitindo sua livre reprodução. Artistas famosos vêm sendo cada vez mais encorajados a criarem seus trabalhos sob este tipo de licença, aumentando sua divulgação através deste meio que cresce cada vez mais, e novos artistas encontram nele uma forma eficiente de divulgar seus trabalhos. Grandes empresas de mídia apostam desde já na tecnologia, por enquanto como meio alternativo de distribuição de áudio.
    Podcasting é, portanto, um novo e eficiente meio de divulgação de informações e cultura, além de um indício sobre as próximas tecnologias de comunicação audiovisual que estão por chegar, onde o usuário poderá montar livremente as suas próprias programações de rádio e TV.

  • Rudi Santos disse:

    Achei muito legal este sitio.
    Estou fazendo um trabalho na USP com o tema “o podcast como ferramenta de ensino”. Faço biblioteconomia e tenho como missão disseminar o conhecimento para todos. Tenho notado que cada vez mais os professores e diretores de escola tem se concientizado que o podcast é um bom complemento didatico e uma ferramenta que ajuda a dar aos alunos mais motivaçào.
    tenho 2 podcasts:
    http://podaprenderingles.podomatic.com
    http://rudisantos.podomatic.com
    O podaprenderingles, como o nome já diz é para quem quer aprender inglês.
    No outro endereço eu falo sobre aspectos da educaçào.
    quem puder, confira.
    Rudi Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Primeiro podcast Yahoo! Busca Educação no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: