Presente de Natal, presente de grego ou ócio criativo?

30/11/2005 § 9 Comentários

praia.jpg

Veja como se divertir guardando seus favoritos para ver depois das férias. (Foto: usuária do Flickr Alida)

Atividade sugerida – Você conhece a ferramenta que o Yahoo! disponibiliza chamada My Web? Pois é, pensando no final do ano letivo, logo veio à minha cabeça que a melhor sugestão de atividade que teríamos a propor às vésperas do Natal seria oferecer aos professores as dicas de uso desta ferramenta.


Como diria Domenico di Masi, professor titular da cátedra de Sociologia do Trabalho na Universidade de Roma, a concepção de trabalho, nas últimas décadas do século XX, apresenta importantes mudanças visíveis e expressas nas características do trabalho intelectual que não é medido pelo cartão de ponto e para o qual não há férias possíveis.

Isto não quer dizer que estejamos condenados à rotina ininterrupta de nossas atividades, mas sim que embora afastados durante algum tempo da sala de aula ou do contato com nossos alunos, seguimos pensando no nosso ofício e nos objetos a que nos dedicamos pensar, estudar e ensinar, mesmo quando desfrutamos das tão merecidas férias, não é?

Ao lado disto, vivemos atualmente um intenso assédio de informações, publicações, produtos culturais, vindos de todos os lados e disponíveis em diversos tipos de suporte. Isto nos leva à viver em estado de alerta constante na ânsia de contabilizar o que estamos perdendo ou o que podemos selecionar para “um dia” quem sabe, podermos usar.

Para fazer frente à angústia que nos acomete com alguma (indesejável) freqüência, guardamos recortes de jornais e revistas, fazemos inúmeras listas com títulos de livros que desejamos comprar, anunciamos firmemente que assistiremos a tal filme ou peça teatral, acompanhamos pelos jornais as inúmeras exposições culturais, todas elas “imperdíveis”, até evidentemente constatamos tê-las perdido.

Bem, não temos a solução para tudo isto mas, podemos ao menos ajudá-los a organizar e achar as listas de assuntos interessantes que “um dia” iremos precisar ou gostaríamos de trabalhá-las em sala de aula com nossos alunos.

O que é o My Web?

myweb.jpg

My Web é o modo mais moderno para salvar, compartilhar e organizar qualquer página na web. Você pode salvar todos os seus sites de interesse e encontrá-los novamente, organizá-los e compartilhá-los com quem desejar. My Web é a sua coleção pessoal de conhecimento guardado na web para ser utilizado como desejar.

Veja no link http://br.search.yahoo.com/myresults/faq todas as informações que o ajudarão a fazer uso desta ferramenta que lhe proporcionará a tranquilidade de sair de férias e não se esquecer do que deseja trabalhar com seus alunos em 2006.

Abaixo, destacaremos algumas informações preciosas de como usar o My Web e de como sugerir que seus alunos se valham desta ferramenta para registrarem o caminho de suas pesquisas, compartilhando-o com você e o grupo de seus colegas.

Desejo organizar minhas páginas salvas. Como posso fazer isso com o My Web?

Assim como os favoritos, o My Web oferece a capacidade de organizar suas páginas salvas da maneira que você quiser. No entanto, devido à facilidade em buscar e “reencontrar” o que salvou, você não precisará mais se preocupar em organizar o que você salvou. Na realidade, o My Web elimina a necessidade de organizar suas páginas salvas como você está acostumado. Você irá encontrar imediatamente suas páginas sempre que precisar e recursos como anotação e compartilhamento o ajudarão a gerenciar suas informações salvas para melhor se adaptarem às suas necessidades.

Posso compartilhar minhas páginas salvas com um grupo de pessoas?

Sim. Se desejar compartilhar somente algumas páginas salvas, você pode simplesmente clicar nas páginas e enviá-las diretamente aos seus amigos. Eles podem então importar tais resultados para os seus respectivos My Web.

Entretanto, se você possuir uma coleção de sites e quiser compartilhar com todos os seus amigos, simplesmente crie uma pasta pública com o conteúdo que você deseja compartilhar. Ao registrar-se nas suas pastas públicas ou ao visualizar seu blog, seus amigos poderão manter-se informados sobre seus últimos achados.

A estas alturas do ano não vamos sugerir o que você deve ou não propor para seus alunos. Queremos sim que você saia de férias e aproveite bem o seu descanso para voltar com as energias renovadas e pronto para navegar em outros mares.

Deixe tudo arquivado e na sua volta conversaremos novamente. Temos certeza de que com as suas contribuições este blog vai crescer e se constituir no espaço de que necessitamos para fazer da internet os recursos indispensáveis para o nosso trabalho em sala de aula.

Estamos preparando muitas dicas de como você pode se apropriar das ferramentas que o Yahoo! oferece para tornar seu cotidiano escolar mais rico e dinâmico. Aguarde e, enquanto isto….

Boas e merecidas férias!

Flávia Aidar, em nome da equipe do Yahoo! Busca Educação

Anúncios

§ 9 Respostas para Presente de Natal, presente de grego ou ócio criativo?

  • sonia figueiredo disse:

    As informções contidas no artigo esclarecram-me de forma objetiva como organizar meu material de pesquisa para facilitar a minha prática pedagógica. Agradecida. Sonia Figueiredo.
    C.E.Vicentina Goulart-Docente do Curso Normal e Coordenadora Pedagógica
    Nova Iguaçu,RJ-BR

  • Mary Grace disse:

    Finalizando o ano eu gostaria de parabenizá-los pelo trabalho nesse blog. Essa semana ministrei uma formaçao para professores da escola Móbile sobre pesquisa na Internet e usei o manual do Yahoo como referência, pois gosto da concepção pedagógica do material.
    Os professores adoraram e elogiaram bastante, pois ainda não conheciam.
    Como proposta de pesquisa colaborativa criamos um grupo de discussão no Yahoo para que os links pesquisados sejam compartilhados e para que todos tenham possibilidade de incluir seus links de referencia, arquivos, imagens, etc de modo colaborativo. Essa foi uma experiencia feita com professores, mas a idéia é que trabalhem essa estrategia de utilizar o grupo de discussao como espaço para registro e discussao colaborativa durante o processo de pesquisa com os alunos.
    Um ótimo Natal e Ano Novo a todos!
    []s
    Mary Grace

  • Gilmar disse:

    Excelente idéia. Parabéns pela iniciativa e que possam sempre criarem idéias iguais a esta.

  • Gilmar disse:

    Excelente idéia. Parabéns pela iniciativa e que possam sempre criarem idéias iguais a esta.

  • Dayany NIcola disse:

    queria saber mais sobre dicas de estudo

  • Flávia Nonato disse:

    Gostaria de receber sugestões de atividades que possam ser trabalhadas com crianças de 6 a 9 anos com uma referência sobre campeonatos esportivos. Onde o espaço a ser trabalho é muito pequeno.
    abraços
    Flávia Nonato

  • paloma disse:

    gostei muito do site

  • Marcelo Camargos disse:

    Realmente por isso eu percebo que é difícil ter sugestões de atividades, especialmente artes nas escolas públicas. Vocês estão de parabéns.

  • Profª Vanessa disse:

    Trabalho em um Colégio q busca novidades para as datas comemorativas escolares… Gostaria de receber novidades principalmente sobre o dia dos pais e folclore…
    Desde já agradeço a colaboração de todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Presente de Natal, presente de grego ou ócio criativo? no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: