TV digital é a nova área para educação

17/01/2006 § 12 Comentários

tv-digital2.JPG

Aguinaldo Silva, do Instituto Genius e projeto de educação via TV digital. (Crédito: Instituto Genius)

Entrevista – Aguinaldo Silva, gerente de projeto do Genius Instituto de Tecnologia.concedeu uma entrevista ao Yahoo! Busca Educação sobre um projeto inovador do estado Amazonas. Lá, professores obtém cursos de formação através de um sistema de TV digital. Trata-se de conteúdo interativo pela TV, que já divulgamos aqui antes. Saiba mais sobre o que seria essa nova área para educação.


tv-digital.JPG
Conteúdo interativo na TV é solução para educação. (Crédito: Instituto Genius)
Em que estágio está a transmissão de conteúdo de educação por TV digital no Amazonas?

Há pouco mais de três anos, foi desenvolvido pelo Governo do Estado Amazonas, por meio da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) o projeto Proformar, buscando atender uma demanda social de formação de professores para o Ensino Fundamental.
O curso Normal Superior é oferecido através do Sistema de Ensino Presencial Mediano, ou seja, aulas tele-presenciais, transmitidas ao vivo e via satélite de um estúdio da UEA sediado em Manaus para todos os municípios. Nos 61 municípios atendidos pelo programa 7.600 professores já foram graduados.
Os educadores do estado já utilizam a tecnologia em sala de aula? Como tem sido essa utilização?

Embora o modelo utilize o domínio digital em suas transmissões, o que permite uma enormidade de recursos, os conteúdos sempre foram unidirecionais, ou seja, prontos também para transmissão não-digital. Até mesmo as dúvidas surgidas em aula devem ainda contar com o apoio de uma central telefônica, mas também podem ser feitas online ou de forma mais interativa.
É fato bastante conhecido a escassez de laboratórios nas escolas e este meio pode oferecer poderosos laboratórios virtuais interativos em qualquer área de conhecimento (física, química, matemática etc.). Foi exatamente, utilizando apenas a infra-estrutura já instalada, que o Genius propôs e desenvolveu o projeto Educação Interativa do Amazonas.

Os educadores têm feito sugestões para melhoria da tecnologia ou do conteúdo de educação por TV digital? Há um acompanhamento desse processo de ensino?

O modelo de educação interativa proposto e desenvolvido pelo Genius está ainda em fase de testes laboratoriais. De qualquer forma o projeto é acompanhado pela Secretaria da Educação do Estado do Amazonas e inúmeros testes, especialmente de usabilidade, com professores e alunos do Estado, têm sido feitos para aprimorar o modelo até que entre em plena operação. Para a realização dos testes de campo contamos com a parceria da UEA que é a responsável por “levantar o sinal” (colocar os conteúdos no ar) e avaliar a performance em campo, para que eventuais desvios sejam corrigidos pelo Genius. Quanto à questão dos conteúdos educativos e acompanhamento do processo de ensino, isto tem sido acompanhado pela Secretaria da Educação.
Houve investimento extra necessário para educação por TV digital?

Considerando que será utilizada a mesma infra-estrutura já disponível pelo projeto Proformar os investimentos realizados no desenvolvimento do projeto Educação Interativa no Amazonas podem ser considerados baixos. Do lado do usuário final não será exigido nenhum custo adicional para receber os conteúdos interativos.
O importante é que o educador já deve procurar saber mais sobre as potencialidades destas tecnologias, já que, bem direcionadas, serão importantes ferramentas para a educação.

Anúncios

§ 12 Respostas para TV digital é a nova área para educação

  • Jadson Amorim disse:

    A experiência deve ser fascinante, tanto para os alunos quanto para os professores, espero que em breve todos os estados brasileiros possam disponibilizar este recurso em suas escolas e universidades públicas. Parabéns.

  • Daniela Hernandes disse:

    A pedagogia procura uma educação construtiva, mas ainda sabemos que falta preparo para professores e incentivo do governo. Procuramos a interdisplinaridade, onde buscamos uma aula interativa, criativa, divertida, uma aula que brilhe aos olhos dos nossos alunos. Sabemos que a informática já é uma ferramenta pedagógica fundamental para educação tornando assim uma aula mais ampla e mais construtiva.
    Com a Tv digital acredito que seja mais um passo para evolução da educação no Brasil tornando- se realidade aquilo que na maioria das vezes idealizamos e vimos apenas como utopia.

  • vera lucia tavares de morais disse:

    preciso fazer trabalho de pesquisa para a faculdade de pedagogia e estou com dificuldades de conseguir na internet. assunto relacionado a educação no amazonas, principalmente as ribeirinhas. se alguem poder me ajudar me mande por E-mail. ficarei grata.

  • Elidio S. Manuel disse:

    A educação, começo a considerá-la ou por defini-la como a Ciência do Saber. O conteúdo educativo requer que o ser humano mergulhe nela para que se edifiquem as gerações futuras.
    A educação como ciência do saber passa necessáriamente por três fases aqui a serem classificadas segundo minha opinião e apoiando-me em alguns pensamentos filosóficos-pedagógicos:
    1ª Nascimento – dar luz a um novo ser
    2ª Crescimento – processo evolutivo
    3ª Instrução – preparação para a vida
    Estes fatores aqui mencionados devem ser analisados pela sociedade.

  • Francisca Feitosa disse:

    No contexto atual faz-se necessário que, nós educadores venhamos a nos familiarizar com as tecnologias utilizando-as como ferramentas pedagógicas. Neste sentido, a TV digital é um dos meios que nos proporciona a leitura crítica de suas mensagens e estimula a criatividade.
    Francisca Feitosa

  • maria josé disse:

    Entendo que é importante a tecnologia, está em todos espaços da sociedade. Os alunos irão apreender e ver a tecnologia na sua própria escola, a continuação de seu lar. E às vezes não têm acesso em sua casa, irão conhecer na escola. De uma maneira ou outra, eles precisam ser inseridos no mundo digital. Referente à educação, isso deve ser colocado no currículo. Aqui, fazemos projetos bimestrais, usando assim as tecnologias como computadores, scanner, som, retroprojetor e TV aberta.
    Estou ansiosa para receber a trasmissão de TV digital, era para termos isso no início de 2007 e agora já passou para segundo semestre.

  • alexandre disse:

    a televisão digital é uma boa idéia para o povo brasileiro só não pode ser muito cara porque senão muita gente que não tem condições financeiras vai ficar sem.

  • leandro disse:

    qual será o valor médio dos decodificadores da tv? não gastaremos muito com a tv digital?

  • gabi disse:

    a tv digital graças a Deus chegou! Luís Inácio Lula da Silva liberou para São Paulo a TV digital e depois de alguns meses em outros estados…

  • Irene Francisca Socorro Pastana disse:

    Educar através da tv digital é permitir interações entre os indivíduos, valorizando saberes diversificados.

  • Maria Gorete Araujo disse:

    A TV digital é uma realidade que nos leva a compartilhar os conhecimentos ,pois haverá maior interatividade,melhores recursos,sem contar com a riqueza de imagem da TV .Precisamos nos preparar logo,para as mudanças que virão,através de uma formação profissional adequada.Apesar de ainda não ser uma realidade, principalmente em nossas escolas a expectativa é grande!

  • Paulo Soares de Brito disse:

    Hoje o maior problema da Educação brasileira é fazer com os governantes deste país entenda que a realização de um plano de educação se processa em longo prazo, para isto tivemos vários planos e a educação continua a mesma, porque nunca deram continuidade do que já existia, com referencia a educação a distancia, o grande problema é a “distância” na cabeça da maioria dos administradores das políticas pública e professores de nossas universidades. Para comprovar isto não conheço nem mestrado ou doutorado a distância, mais muitos que rejeitam aqui, ja fizeram suas pós graduação na universidades da Europa. Se o curso é bem preparado com experiências comprovadas, a distância em que vai ser inserido não importa, temos a tecnologia a nosso favor que nos ajuda a chegar a qualquer lugar. Parabéns a todos que direto ou indiretamente fizeram a diferença e estão realizando este projeto.
    Paulo Soares de Brito
    Especialista em Tecnologia Educacional- PUC/Rio
    TV Escola/Proinfo/RN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento TV digital é a nova área para educação no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: