Melhore seus conhecimentos com o Yahoo! 360º

20/01/2006 § 10 Comentários

A professora Neli Maria Mengalli, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pesquisadora de Novas Tecnologias em Educação é nossa convidada esta semana. Ela sugeriu uma ótima atividade para uso em sala de aula com o Yahoo! 360º, confira.


Após a leitura da dica escrita por Renata Aquino, Monte seu blog com o Yahoo! 360º, muitas idéias povoaram minha cabeça, re-visitei o meu espaço no Yahoo! 360º Beta e pensei nas possibilidades de atividades que poderiam ser feitas na escola. Comentei o texto com uma visão de planejamento de aula de Língua Estrangeira, para que os alunos melhorassem os conhecimentos, palavras, frases, contextos, comandos, entre outras necessidades. E, agora, escrevo a minha sugestão para a atividade com o Yahoo! 360º Beta.
No cadastro, os alunos teriam o primeiro contato com a Língua Inglesa:
360-1.jpg
Fragmento da tela de cadastro no Yahoo! 360º Beta
Uma situação real em que a língua está envolvida no processo, porém a realidade não pára na primeira parte, no Yahoo! 360º Beta há usuários de várias partes do globo e podem ser vistos em Interesting Pages on Yahoo! 360°, uma super viagem, após as férias, e o guia desse passeio é o professor.
360-2.jpg
360-3.jpg
Recortes de algumas páginas indicadas no Yahoo! 360º Beta
Uma visita por profiles e por culturas, a descoberta do tesouro do saber por meio do mouse, dos dedos, dos olhos, da leitura, da compreensão e do diálogo com o parceiro de jornada. O mapa pode ter sido dado pelo professor, no entanto quem vai construir a versão da viagem é o estudante que poderá fazer os ajustes na apresentação no blog e começar a composição escrita.
Os temas para a página são vários e estão agrupados por categoria.
360-4.jpg
Detalhe da categoria Fun
As novidades do espaço não param por aqui. O professor poderá explorar os recursos do Mailbox, porque o Yahoo! 360º Beta é mais que um blog, integra outros recursos que poderão seguramente estar no planejamento do professor, com a finalidade de trabalhar uma rede de conhecimentos na Língua Estrangeira. Tem o recurso para compartilhar fotos, que pode ser utilizado para a valorização da identidade, o convite para formar uma rede de amigos, uma forma de socialização, a adição de uma lista de discussão, que o professor pode criar para essa atividade e a comunicação síncrona do Yahoo! Messenger com voz.
Recursos não faltam no Yahoo! 360º Beta para uma viagem na aula de Língua Estrangeira, então, professor, dedos no teclado para o planejamento, pois essa é apenas uma sugestão para uma excursão rumo ao saber.
Por Neli Maria Mengalli, pesquisadora de Novas Tecnologias em Educação

Anúncios

§ 10 Respostas para Melhore seus conhecimentos com o Yahoo! 360º

  • Márcia Vasco disse:

    Gostaria de saber mais sobre este curso de graduação,e como é o processo de seleção?

  • Márcia…
    Não entendi qual o curso que fez referência, mas aconselho você a visitar o Portal SESU – Secretaria de Educação Superior no seguinte “link”:
    http://portal.mec.gov.br/sesu/
    E verificar todos os cursos credenciados, depois, visite os sites das faculdades e universidades escolhidas…
    Espero ter ajudado…

  • Margarete Barros disse:

    Compartilhei com muito entusiasmo as idéias e sugestões da professora Neli M. Mengalli.Espero que mais educadores possam trocar informações práticas e que levem os alunos ao desejo do aprender e conhecer, utilizando-se do que eles possuem na frente deles. A tecnologia pode ser a melhor ferramenta quando bem explorada e direcionada a objetivos positivos e responsáveis.

  • Margarete Barros disse:

    Compartilhei com muito entusiasmo as idéias e sugestões da professora Neli M. Mengalli.Espero que mais educadores possam trocar informações práticas e que levem os alunos ao desejo do aprender e conhecer, utilizando-se do que eles possuem na frente deles. A tecnologia pode ser a melhor ferramenta quando bem explorada e direcionada a objetivos positivos e responsáveis.

  • Neli Maria Mengalli disse:

    Margarete…
    Você tem razão, quem protagoniza são os alunos… Os recursos tecnológicos devem registrar, armazenar e disseminar… Tudo isso com vistas para a produção do conhecimento…
    [ ]sss

  • JAnayna disse:

    Olá trabalho em uma escola que irá iniciar a proposta de inclusão digital(computador), gostaria de saber de sites para que eu possa adquirir maiores informações a respeito…

  • Neli Maria Mengalli disse:

    Janayna,
    Temos como referência neste espaço:
    1. Sites recomendados;
    2. Secretarias Parceiras;
    3. Blogs Recomendados
    Depois, conte para nós o que encontrou da temática inclusão digital.
    🙂

  • Sheila disse:

    Trabalho com crianças da 4ªsérie e gostaria de receber sugestões de atividades para trabalhar o tema Aquecimento global.

  • Sheila disse:

    Trabalho com crianças da 4ªsérie e gostaria de receber sugestões de atividades para trabalhar o tema Aquecimento global.

  • Elyonara sena disse:

    gostaria de ver dicas para brincadeiras, lembranças, comemoração e musicas e uma sugestão como devo gravar um cd educativo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Melhore seus conhecimentos com o Yahoo! 360º no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: