Crie um wiki para a sala de aula

24/01/2006 § 9 Comentários

Dica – Um formato ainda mais livre do que um blog pode ajudar muito nas tarefas da sala de aula. Wiki é o nome da ferramenta de criação de páginas colaborativa que pode tornar muito mais fácil a criação do site da sala de aula ou, até, da sua escola. Para fazer um wiki, você pode usar software que pode ser baixado da internet ou entrar em um dos inúmeros provedores de wikis gratuitos. Fizemos uma pequena lista abaixo para que você possa testar o formato.


A diferença do wiki para a página pessoal ou blog é que todas as páginas podem ser facilmente criadas e editadas por qualquer um que entre no wiki. Para tanto, basta digitar texto dentro de uma caixa com algumas palavras especiais, que dependem do tipo de wiki.
Um dos wikis mais famosos é a Wikipedia, uma enciclopédia colaborativa com o melhor do conhecimento da web.
Confira alguns locais para criar seu wiki. Os sites abaixo estão em inglês. Se você conhecer algum em português, deixe auqi seu comentário.
WikCities.com
Flexwiki.com
JotSpot
Mediawiki
Netomat
Twiki
Xwiki
WikiSpaces
SocialText

Anúncios

§ 9 Respostas para Crie um wiki para a sala de aula

  • Maria Ribeiro disse:

    Se alguem puder, me diga como o Brasil poderá competir com a China, considerando as “festas” que são feitas com o chapeu dos outros:o valor do salário mínimo, entre outras, que vai criar o maior problema para os empresários e para a classe média em geral…….

  • mirian carvalho bastos disse:

    Não sei nem o que publicar,só sei que fiquei muito curiosa para saber o quê é o wiki, espero que alguém me encontre e explique melhor o que vem a ser o wiki…

  • Mirian e [todos]…
    O wiki permite a edição coletiva dos documentos, um compartilhamento que pode servir para a Gestão de Dados e Informações comuns a um grupo ou comunidade… Mais detalhes podem ser obtidos em http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki
    Está de acordo com a idéia de acessibilidade, que não significa apenas permitir que pessoas com deficiências participem, mas proporcionar a participação de todos com restrições mínimas possíveis…
    Pode ser visto como um “site” de colaboração, pois está comprometido com a coleta e a manutenção de trabalho coletivo de vários autores. Desde que permitido o acesso, todos podem editar, alterar ou modificar o conteúdo que foi disponibilizado na “web”. Basta um navegador… A produção de textos em conjunto é favorecida, graças à facilidade de edição e alteração…
    Pode ser comparado com um “blog” quanto à estrutura e a lógica, no entanto o “blog” costuma ter a autoria de uma só pessoa e não permite alteração do conteúdo por outros, apenas adição de comentários …
    Wikis são páginas da Internet que necessitam de digitação para serem divulgadas, ou seja, os conteúdos devem ser digitados como nos processadores de texto, para que, após o “clique” no salvar, comecem a serem visualizados por qualquer leitor.
    Desde que permitido o acesso, podem ter a colaboração de mais pessoas em uma mesma página ou em páginas complementares ou suplementares, permite a edição coletiva dos conteúdos da página.
    Pode ter a visão de um “site” para quem vê, no entanto é mais acessível para que mais pessoas colaborarem com o trabalho de construção. É disponibilizado na “web”. Assemelha-se a um “blog” quanto à estrutura, isto é, podem ser postados documentos e digitados os conteúdos.
    Espero ter ajudado…

  • Eziquiel Menta disse:

    Fiz uma pequena apresentação (animado/flash) para saber um pouco sobre WIKI.
    http://www.escolabr.com/virtual/videoaula/wiki/index.htm

  • sonia disse:

    fiquei intressadissima em criar um wiki na minha escola alguém pode me dizer como posso fazer isso?

  • Sônia e [todos]…
    Você pode acessar os “links” indicados na publicação da Renata e na complementação da Karla, ver a apresentação sugerida pelo Ezequiel e dedos à obra… Faça o cadastro naqueles que melhor servirem para os seus objetivos…
    Lembrando que o wiki é um software ou uma ferramenta para a sua construção, quem dará vida para ele, será você… Poderá criar um mural, um fórum, um local para troca de mensagem, uma vitrine tecnológica, uma lista para discussão e muito mais… A criatividade será sua…
    Bom trabalho… E depois, conte para nós o resultado…

  • Suelen disse:

    Pessoal gostaria de textos(artigos e afins) que falassem sobre a “veraciadade” do wiki. Estou com dificuldades em encontrar material que discuta estas questões. Trabalhando o wiki com os professores eles me questionaram muito isso, como fica a questão da relevância para a pesquisa? Mesmo no wikipédia, sabemos que muitos sites e outras organizações indicam a enciclopédia, porém alguns educadores não aceitam enquanto referência!? Acredito, gosto e estudo wiki, mas penso que precisamos de mais “respaldo”. Se alguém tiver algum material, site que aborde o tema, por favor me indique!
    Obrigada e Abraços!

  • battisti disse:

    Gostaria de conhecer sites com dicas de português. Alguma sugestão?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Crie um wiki para a sala de aula no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: