Use simulações online para aulas de física

16/02/2006 § 1 comentário

exemplo.jpg

Exemplo de simulação online de física indicada na atividade. (Crédito: Reprodução/Walter Fendt)

Dica – O professor de física Sérgio F. Lima, do Colégio Pedro II/MEC (Rio de Janeiro) e mestrando em ensino de física, enviou através do nosso canal aberto com os professores uma ótima dica. Aprenda a usar simulações online para incrementar suas aulas. Para aproveitar a dica do professor ao máximo, procure ter a certeza de ter Java instalado na sua máquina. Caso você também queira enviar uma dica para outros professores, utilize o Participe do Blog.


Dica: Usando simulações disponíveis na internet para aulas de física

Introdução – Muitas vezes desejamos enriquecer uma aula sobre um tema/fenômeno de física e nem sempre temos disponibilidade (falta de laboratório e/ou equipamento adequados) para montarmos um experimento didático. Com a internet, isto já não é mais motivo para que as aulas fiquem apenas no “cuspe e giz”.
Ingredientes – Com um editor de texto simples (memopad do windows ou gedit do Linux), um navegador com suporte a Java e um acesso à internet e algumas máquinas [idealmente uma para cada dois alunos, mas podemos sempre improvisar ;-)] já podemos usar simulações em Java de fenômenos físicos para apresentar ou mesmo aprofundar conceitos de física.
Existem várias simulações livremente disponíveis na internet. Uma procura em ferramentas de buscas nos trazem vários endereços. Aqui um exemplo de um endereço com várias simulações já divididas por assunto.
Neste endereço você verifica que existem várias simulações (applets) sobre vários assuntos que trabalhamos com nossos alunos.
Misturando os ingredientes – Algumas simulações são simples e outras mais elaboradas, mas em todas elas é sempre possível se pensar em “roteiros didáticos” para que os alunos possam interagir com as simulações de modo que reflitam e tenham uma experiência mais enriquecedora com a simualação.
Como assim? O professor ao invés de apresentar as idéias, sugere ações (que parâmetros devem ser alterados e como) que o aluno deve fazer com a simulação e que parâmetros ele deveria observar para chegar a conclusões importantes sobre um determinado fenômeno físico.
As respostas podem/devem ser colocadas no próprio roteiro e uma discussão sistematizadora com toda turma pode ser feita no final da atividade.
Exemplos de roteiros – Neste link três exemplos de roteiros, no formato apresentado acima.
Você sempre poderá acrescentar ou suprimir atividades nos roteiros acima. Eles estão sendo apresentado apenas como exemplos efetivos de aplicação da idéia.
Por Sérgio F. Lima (listas@sergioflima.pro.br)

Anúncios

§ Uma Resposta para Use simulações online para aulas de física

  • Eduardo disse:

    Olá, sou professor de física em Juiz de Fora e utilizo simulaçoes nas minhas aulas, mas a dificuldade em localizar boas simulaçoes na internet atrapalha um pouco o trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Use simulações online para aulas de física no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: