A geografia do conhecimento: Mapas Conceituais

mapa1.jpg

Ferramentas, como a da University of West Florida, auxiliam a fazer mapas conceituais. (Crédito: Reprodução)

Atividade Sugerida – Confira mais uma atividade sugerida por Flávia Aidar, coordenadora pedagógica do Yahoo! Busca Educação. Utilizando mapas conceituais, você pode tornar o aprendizado com tecnologia educacional muito mais interessante. Na primeira parte, entenda o que são mapas conceituais.


Você sabe o que são e para que servem os mapas conceituais?
Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Baseiam-se na idéia de que ao relacionar graficamente palavras, links e informações que fazem parte de um determinado tema, o sujeito passa a compreender e aprender, de maneira significativa, o conteúdo proposto.
Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.
Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz.
Mapas Conceituais podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.
Em tempos de internet, como transformar informação em conhecimento?
A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno.
Novas idéias e informações são aprendidas, na medida em que existem pontos de ancoragem. Aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não apenas em acréscimos. Como uma ferramenta de aprendizagem, o mapa conceitual é útil para o estudante, por exemplo, para:
* Fazer anotações
* Resolver problemas
* Planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios
* Preparar-se/estudar para avaliações
* Identificar e estabelecer nexos de sentido entre os tópicos selecionados para o desenvolvimento dos temas propostos
* Fazer apresentações orais e seminários sobre temas e disciplinas
Como usar o computador para a construção colaborativa de mapas conceituais?
Na prática, os mapas conceituais podem ser utilizados por estudantes do ensino fundamental, médio ou superior e, também, de e-learning. O professor pode dividir a turma em grupos, propor um tema a ser estudado e pedir que construam um mapa que sintetize o percurso cognitivo que fizeram elegendo palavras e links. A partir dessa primeira matriz, os alunos vão refazendo, ampliando, reelaborando o mapa com novas informações adquiridas, opiniões de colegas e observações do professor.
Em cooperação entre EUA [Flórida] e Brasil [RS], investiga-se o impacto de uma ferramenta apoiada em computador e redes capaz de dar suporte para a construção colaborativa de mapas conceituais, desenvolvida pelo Institute for Human and Machine Cognition da UWF-Universidade de West Florida.
Mediante acordo de cooperação com a UWF, a ferramenta (servidor e cliente) foi cedida para uso no PGIE/UFRGS. Trata-se do IHMC Concept Map Software que permite aos usuários construir, navegar, compartilhar e criticar modelos de conhecimento representados como mapas conceituais.
Esta ferramenta está sendo usada pelos alunos da disciplina EDU3375- Computador na Educação e da disciplina Teledução no Pós-Graduação Informática na Educação.
Acesse estes links para obter as informações necessárias:
* Tutorial em inglês do software
* Download: site PGIE ou direto
* Noções básicas de como utilizar o software, em português.
Por Flávia Aidar, coordenadora pedagógica do Yahoo! Busca Educação

28 Comments

  1. el mapa conceptual como tecnica de presentar y explicar temas es exelente. la argentina lo esta usando en el dictado de aulas y en la presentacion de unidades por los profesores, ya que permite al alumno tener una visualización mas amplia de la disciplina.

  2. Professora Elsa Isasa, agradecemos seu comentário e solicitamos, caso tenha disponibilidade e interesse, que colabore com um exemplo concreto de como está se utilizando dos mapas conceituais.
    Um abraço, Flávia Aidar

  3. COMO PROFESSORA DE HISTÓRIA, VEJO O MAPA CONCEITUAL COMO UM EXCELENTE RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, POIS PERMITE QUE O ALUNO DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SELECIONAR CONCEITOS ESSENCIAIS E ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE ELES. NA MEDIDA EM QUE VAI CONSTRUINDO O MAPA ,O ALUNO CONSTROI O SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO.

  4. SOCORROOOO!!!
    Sou professora de Geografia e preciso ugente de um programa, CD, disquete… que contenham mapas(só o esboço em branco e preto) Alguém pode me ajudar, indicar uma loja, editora, programa, etc??? Desde já agradeço!

  5. SOCORROOOO!!!
    Sou professora de Geografia e preciso ugente de um programa, CD, disquete… que contenham mapas(só o esboço em branco e preto) Alguém pode me ajudar, indicar uma loja, editora, programa, etc??? Desde já agradeço!

  6. Preciso com urgencia de atividades para trabalhar com meus alunos de uma maneira que eles se interessem pela disciplina de geografia de Ensino Fundamental.

  7. Sou professora de geografia e gostaria de conhecer atividades inovadoras para trabalhar com meus alunos, e também como incorporar o uso de mídias na prática escolar.
    Desde já agradeço!

  8. Sou professora de Geografia e preciso com urgência de Esboços de Mapas em branco para que eu possa trabalhar com meus alunos.Alguém pode me indicar algum livro ou editora? Obrigada.

  9. Sou professora de geografia, de 5ª e 6ª séries, gostaria de aprender novas técnicas e atividades para trabalhar o conteúdo com meus alunos de maneira mais atrativa e interessante. Desde já agradeço e espero receber alguma resposta.

  10. Olá!
    Parabéns pelo site!
    Sou professora de Geografia e gostaria de aprender novas técnicas e atividades para trabalhar o conteúdo com meus alunos de maneira mais atrativa e interessante.
    Gostaria também de receber atividades referentes a Educação do Consumidor e Profissional do Futuro pois estou trabalhando com essas disciplinas pela 1ª vez.
    Desde já agradeço e espero receber alguma resposta.
    Um abraço.

  11. Olá colegas!
    Sou professora de geografia e gostaria de trocar sugestões de aulas para alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desejo fazer intercâmbio com professores desta área para troca de idéias, materiais, sugestões de livros, filmes, … enfim compartilhar idéias para tornar as aulas mais atraentes.
    Um abraço no coração!!!!

  12. Por favor estou como as colegas de geografia tanto do ensino médio como do fundamental preciso urgente de material como mapas para os alunos trabalharem e preencherem. Não aguento mais fazer matriz para aluno (com mapas).Alguém pode dar alguma dica?

  13. Olá, bom dia!!!
    Gostaria de parabenizá-los por este site que é muito enriquecedor para nós professores.
    Gostaria de pedir dicas de como se trabalhar na matemática na 1ª série, utilizando jogos e atividades em grupo, interdisciplinando as disciplinas: Português/história/geografía/ciências.
    Espero um retorno em breve,
    Um abraco,
    Prof.Cristina Coelho Lemes

  14. Interessante que, quando se fala em mapas, os professores de geografia se manifestam pela falta de acesso ou conhecimento da existência de programas voltados para o estudo de mapas e cartografia. Tem o GoogleEarth que é bem interessante e transversal, além das webcam espalhadas pelo mundo em tempo real. Juntar os dois recursos: da visão de cima/não atualizada e a visão do plano horizontal/ atualizada.
    Já voltando para os mapas conceituais, nesses tempos de grande produção de conteúdos, é uma forma de se organizar um pouco na bagunça ciberespacial. Os mapas conceituais, do ponto de vista educativo, nos serve para elencar percursos de descobertas e elaboração de uma engenharia do conhecimento, softwares como o apresentado vem a contribuir para a gestão do conhecimento na rede.
    É bom lembrar de um teórico importante para reforçar as reflexões, David P. Ausubel.
    Até mais;
    Ana Carmen.

  15. Sou professora das séries iniciais e gostaria de receber dicas de como trabalhar a Geografia nessas séries.

  16. sou professora de geografia de 5 ao 3 colegial, gostaria de trocar idéias e dicas para trabalhar em sala de aula, principalmente com mapas, desde já agradeço.

  17. Olá, estou utilizando o livro PROJETO DE ENSINO DE GEOGRAFIA-GEOGRAFIA DO BRASIL DO DEMÉTRIO MAGNOLI E REGINA ARAÚJO para um concurso e no final do livro existem alguns exercícios de vestibulares que no meu livro não têm respostas, gostaria de saber se algum dos professores que acessam o site possuem o manual do professor deste livro, pois lá estão as respostas e se alguém tiver pode me fazer o favor de enviar-me se possível…obrigado.

  18. Muito bom, amei as pesquisas que fiz nesse site.E principalmente o mapa conceituais, que todos os professores deveriam trabalhar em sala de aula com os alunos.

  19. Professores de Geografia, faço o 3° semestre de Geografia, e preciso com urgência de um plano de aula do ensino fundamental da 5ª a 8ª série, para apresentação de uma aula simulada. Agradeço desde já quem possa me auxiliar.

  20. Olá colegas!
    Sou professora de geografia e gostaria de trocar sugestões de aulas para alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desejo fazer intercâmbio com professores desta área para troca de idéias, materiais, sugestões de livros, filmes, … enfim compartilhar idéias para tornar as aulas mais atraentes.
    Um abraço no coração!!!!

  21. Olá, em primeiro lugar gostaria de dizer que achei o site muito interessante e gostei da idéia de mapas conceituais, procurei um site para me ajudar com um trabalho de Prática de Ensino em História Contemporânea II da minha faculdade e achei essa idéia perfeita para trabalhar com mapas da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria, fazendo uma ligação entre eles.

  22. Olá colegas !!
    sou licenciada em geografia e, concluindo meu curso de pós-graduação em Biodiversidade e Manejo em Unidades de Conservação pela Universidade federal de Alagoas. Ser geógrafo não é fácil meus queridos amigos, requer muita leitura, pesquisar bastante. Sejam criativos em suas aulas, aceitem idéias. um abraço

  23. gostei muito desse site acho pratico e inteligente já achei tudo que procuro de sugestão para trabalhos da minha escola nesse site.

Deixar mensagem para Maria Cristina de Oliveira Prestrelo Cancelar resposta