Bebês têm contato com tecnologia educacional

07/04/2006 § 13 Comentários

lousa1.jpg

Uso de tecnologia educacional por crianças no Colégio Magno (Crédito: Divulgação)

Notícia – O uso de tecnologia na Educação Infantil pode servir até para preparar crianças de 1 ano para a tecnologia educacional. O Colégio Magno de SP é um exemplo de escola que disponibiliza aos professores e alunos da educação infantil softwares educativos e acesso à internet para pesquisa em sala de aula. O colégio terá ainda uma lousa digital que arquivará a escrita das crianças.


A lousa digital, que começou a ser utilizada durante as aulas em março, permite que as crianças desenhem ou escrevam usando uma caneta especial, que funciona ainda como um mouse. Tudo o que o aluno produzir será também arquivado e fica registrada a evolução da escrita da criança. O objetivo é utilizar a lousa até com crianças a partir de um ano e dois meses de idade. Para estes, as atividades irão priorizar as experiências mais sensoriais. Entrevistamos Claudia Tricate, psicóloga e diretora do Mágico de Oz para saber mais sobre a tecnologia na educação infantil.
claudia-tricate.jpg
Claudia Tricate, psicóloga e diretora do Colégio Magno (Crédito: Divulgação)
Pode-se dizer que todos os pais acham importante que suas crianças sejam expostas à tecnologia na educação? O que se poderia dizer para um pai que não se entusiasma com a idéia?
Pode-se dizer que o uso da tecnologia acontece em duas grandes vertentes no Mágico de Oz. De um lado, é um instrumento que aperfeiçoou muito nossa comunicação com as famílias. Como faz parte de nossos diferenciais o atendimento personalizado, a tecnologia nos ajudou a aprimorar esse trabalho. Basta ver, por exemplo, recursos como o Click Adaptação (que permite aos pais acompanhar a adaptação dos filhos, reduzir a ansiedade e assim participar positivamente do processo) ou como o relatório recebido cotidianamente pelos pais com filhos no berçário com fotos, detalhes de sua alimentação, sono, comportamento.
A outra vertente é a educacional propriamente dita: nesse caso, além de softwares e outros recursos, temos a Internet como um importante recursos de apoio.
Em ambos os casos, não temos notícia de resistência dos pais; ao contrário, todos percebem que a exposição à tecnologia não é algo que acontece de dentro para fora da escola; ao contrário, desde cedo as crianças convivem com os recursos tecnológicos e seria muito estranho que a escola os isolasse do mundo real. Se algum pai, em hipótese, nos questionasse sobre isso, esse seria o nosso posicionamento. Evidentemente, no ambiente educativo, trabalhamos com conteúdos e estratégias pertinentes à idade de cada criança.
lousa2.jpg
Atividades para crianças privilegiam estímulos sensoriais. (Crédito: Divulgação)
As atividades com tecnologia na educação infantil são diferentes das oferecidas para as séries mais avançadas. Os próprios professsores produzem o conteúdo ou há software no mercado que sirva a esse propósito?
A resposta à essa questão está na diversidade do uso que fazemos da tecnologia. Não podemos ficar presos a softwares nem a linguagens específicas. A tecnologia sempre é um ponto de apoio, nunca a atividade central. Para que se tenha uma idéia, nossas crianças têm a possibilidade de, muitas vezes, passar por oficinas de robótica – assim como nossos professores. Do mesmo modo, as pesquisas na internet, a exploração dos recursos abertos a todos (como os softwares gráficos, de paginação) também são frequentes. É claro que também utilizamos muitos softwares. Há boas opções em nosso mercado (embora sempre sejam bem-vindas novas idéias), mas também utilizamos muitos materiais trazidos do Exterior.
Como é o uso da internet na Educação Infantil? Há alguma atividade para iniciar as crianças na rede? Há problemas de exposição a sites inadequados e eventual necessidade de controle?
Não temos esse tipo de problema porque, na Educação Infantil, todas as atividades são mediadas ou acompanhadas pelo professor e por nossa equipe técnica e pedagógica. O uso não é livre. Ao mesmo tempo, todo acesso à internet – para crianças e adolescentes – é restrito. Somos provedores internos de internet, e bloqueamos o acesso a uma longa lista de sites de conteúdo não educativo. Esse cuidado é necessário, sem dúvida. Ao mesmo tempo, procuramos trabalhar com todos os alunos esclarecendo-os sobre o que é a internet, sobre a necessidade de se separar o que é informação e o que é lixo eletrônico e buscamos formar sempre, em qualquer situação, usuários críticos e inteligentes dos recursos tecnológicos.

Anúncios

§ 13 Respostas para Bebês têm contato com tecnologia educacional

  • marcia disse:

    ha inclusao digital para crianças de 1 ano de idade mas penso nas classes baixas sera que o governo pensa pensa neles tambem.

  • MARIFLOR disse:

    Parabenizo a iniciativa,desejo que tenham sucesso neste projeto.

  • Claudenice disse:

    Achei muito interessante a idéia da lousa digital. Acredito que a utilização da tecnologia na educação infantil sem dúvida tenha muito a contribuir para o desenvolvimento das crianças. Desde que, a seleção das atividades ocorra de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo da faixa etária que será realizada.

  • Claudenice disse:

    Achei muito interessante a idéia da lousa digital. Acredito que a utilização da tecnologia na educação infantil sem dúvida tenha muito a contribuir para o desenvolvimento das crianças. Desde que, a seleção das atividades ocorra de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo da faixa etária que será realizada.

  • Gláucia Teixeira disse:

    A entrevista é importante, pois ainda existe resistências por parte da escola e do corpo docente em incluir o computador como um mediador pedagógico em parceria com o professor para fomentar aprendizagem.
    Visto que é uma linguagem de comunicação fácil dos alunos, qdo. a escolha do software é compatível com sua idade e maturidade emocional.

  • Sandra Pereira disse:

    Importante hoje o acesso da informática nas escolas e esse projeto é muito interessante. Parabéns!

  • Antonia Neuda de Almeida disse:

    Estou terminando meu curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Adorei essa novidade de vocês, pena que a nossa realidade aqui é muito diferente.

  • Larissa Coelho disse:

    Vc acredita que existe uma inclusão digital nesta proposta???
    O que significa dizer que “o uso não é livre”??

  • Renata Aquino disse:

    É interessante realmente a polêmica e o número de comentários que essa entrevista gerou. Mas só você, Larissa, teve a coragem de vir aqui e fazer uma crítica. Vamos ver se temos outros comentários que respondam à sua indagação. Quanto à expressão “o uso não é livre”, acho que a professora se refere ao fato de que os alunos são acompanhados para não acessarem sites de pornografia, racismo etc.

  • Adriana disse:

    Parabéns professora, acredito que todos nossos alunos devem serem incluso com o uso das novas tecnologias e essa invenção vem aprimorar cada vez mais a educação.
    Adriana Nicoletti

  • Marilda dos Santos Souza disse:

    Muito interessante, este projeto embora ainda exista muita resistência em muitas escolas em relação as novas tecnologias, a partir do momento que a escola perceber que este é só mais um meio de chegar-se a um melhor aprendizado, e não uma substituição do professor, a inclusão digital se desenvolverá ainda mias.

  • Jenny Horta disse:

    Não há como negar que as lousas digitais são extremamente atraentes para adultos e crianças. A forma como é conduzido o processo de construção da aprendizagem é que faz a diferença. O estímulo do ambiente pode ser um PC velhinho, um tablet ou lousa digital (que é melhor ainda!) Mas questiono esse BigBrother escolar…

  • Jenny Horta disse:

    Não há como negar que as lousas digitais são extremamente atraentes para adultos e crianças. A forma como é conduzido o processo de construção da aprendizagem é que faz a diferença. O estímulo do ambiente pode ser um PC velhinho, um tablet ou lousa digital (que é melhor ainda!) Mas questiono esse BigBrother escolar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Bebês têm contato com tecnologia educacional no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: