Use curtas-metragens na aula

02/05/2006 § 7 Comentários

Dica – Já pensou dar uma aula de cinema para seus alunos? A professora Eliane, pedagoga responsável pelo Curtas na Escola do Porta Curtas, dá a dica. Educadores podem usar curta-metragens na sala de aula com a ajuda de um portal de cinema e ainda publicar seu parecer pedagógico. Leia a dica da professora e lembre-se que outros sites, como o Klickeducação e a busca de vídeos do Yahoo!, também servem para encontrar conteúdo multimídia para a sala de aula.


“O site Porta Curtas cataloga três mil tí­tulos de curtas-metragens brasileiros, contando com mais de 350 filmes disponíveis para apreciação, promovendo, assim, acesso e difusão da produção cultural nacional por meio da Internet.
Ocorre cada vez mais a busca de possibilidades pedagógicas que revigorem o processo de ensino-aprendizagem. Educadores apontam que o uso de filmes em sala de aula é um recurso bastante rico e, ao mesmo tempo, discute-se como a escola pode e deve introduzir a leitura das diferentes mí­dias em seu contexto, considerando que o acesso a diferentes fontes favorece o desenvolvimento do educando. Nesse contexto nasceu o Projeto Curtas na Escola, disponibilizando no site espaço para a indicação de pareceres sobre o uso pedagógico dos filmes, bem como, espaço para os professores compartilharem suas experiências e opiniões sobre os mesmos.
Uma equipe de pedagogos trabalha na indicação dos filmes para aplicabilidade em contexto educacional, apontando faixa etária, ní­vel de ensino e disciplinas ou temas transversais e pedagogos colaboradores apresentam pareceres sobre como utilizá-los em diferentes contextos. Como princí­pio, busca-se garantir a diversidade de pontos de vista, possibilitando a construção de um painel com visões variadas sobre as obras. Por isso, o educador que se interessar em publicar um novo Parecer Pedagógico, sobre qualquer filme disponí­vel no site, pode entrar em contato com naescola@portacurtas.com.br , disponibilizando, juntamente com seu parecer, um currí­culo para apresentação e créditos.
Acreditando que o trabalho em sala de aula requer reflexão constante sobre a prática, reflexão essa que se amplia por meio da socialização de opiniões e da interação, além da disponibilização das indicações e pareceres pedagógicos, criou-se um espaço para os professores a comentarem os filmes do ponto de vista pedagógico e/ou relatarem suas experiências com os mesmos em sala de aula, possibilitando um fórum para cada filme.
Encontrar o filme desejado ou pesquisar uma aplicabilidade pedagógica no Porta Curtas é bastante simples. O site conta com um sistema de busca que possibilita localizar um filme no acervo buscando por palavras dos títulos, sinopses e até dos roteiros dos filmes, e ainda por gêneros, temas, e nomes que constam nas fichas técnicas e elencos. O professor conta com a possibilidade de pesquisar filmes segundo as classificações de aplicabilidades, e até por palavras nos textos dos Pareceres, feita através da busca detalhada do site.”

Por Eliane Candida Pereira, professora de São Bernardo do Campo – SP e pedagoga responsável pelo Curtas na Escola

Anúncios

§ 7 Respostas para Use curtas-metragens na aula

  • Marilene Lima disse:

    Muito interessante este trabalho elaborado pela equipe Curtas na Escola. Além de ser um trabalho de difusão cultural, agrega valor pedagógico de ponta à utilização da telemática na escola.
    Parabéns à equipe!

  • Élida F. Penhalver disse:

    É maravilhosa esta iniciativa da equipe Porta Curtas, com certeza o trabalho de vocês enriquecerá muito o trabalho pedagógico junto aos alunos.
    Vocês estão de parabéns.

  • Rosita disse:

    Adorei a idéia!
    Já vi diversos e pretendo trabalhar com a minha turma do fundamental II ciclo 1º ano (3ª série), introduzir a cultura mesmo na tenra idade é o princípio para no mínimo bons apreciadores.
    Obrigado pela dica, bjos Rosita

  • Márcia Regina disse:

    PESSOAL!
    Realmente “Porta Curtas” é excelente!
    ELIANE – Parabéns pelo trabalho, já acessei e já comecei a utilizar o material!

  • Zürck disse:

    …como conseguir o filme de graça, como empréstimo?

  • neusa disse:

    Este site de vocês é interessantíssimo. Como aluna do curso de pedagogia preciso fazer um trabalho sobre video em sala de aula. Como faço?
    abraços e sucesso sempre crescente,
    neusa

  • Arézio Sotto disse:

    Araguaína, 17 de janeiro de 2008.
    Boa noite!
    Olha, gostei dos comentários sobre o uso de documentários para ministrar aulas. É importante orientar e incentivar os alunos para fazerem uma análise crítica do que estão assistindo. Em seguida, o professor poderá sugerir a produção de um documentário escolhido pelos próprios alunos.
    Sou professor e gostaria de saber se tem alguns endereços de site com roteiros de filmes sobre a violência da escola, afetando o professor.
    Grato
    Arézio Sotto
    Professor/Escritor/Poeta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Use curtas-metragens na aula no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: