Uma linguagem de programação para educadores

09/05/2006 § 11 Comentários

Dica – Os educadores brasileiros estão cada vez mais cheios de invenções. Você sabia que há até linguagem de programação para uso na sala de aula? O educador Vanderlei Gregolin, criador do programa BetaLogo com a linguagem Logo, dá a dica de mais essa faceta da tecnologia na educação.


“A linguagem Logo é uma linguagem de programação e também um software educacional. Por exemplo, uma tartaruguinha pode ser conduzida para, entre outras coisas, desenhar em uma tela gráfica. “PF 50” desloca a tartaruga 50 passos para a frente; “GD 45” gira a tartaruga 45 graus para a direita (dela: sentido horário).
Pode-se dizer que a tartaruga do exemplo “respira matemática”: muitos conceitos matemáticos podem ser explorados de forma lúdica. Para programar, basta ensinar a tartaruga, de certo modo. Digitar “aprenda casa” abre o editor de procedimentos para escrever os comandos para que a casa seja desenhada. Então, “casa” passa a ser um novo comando. Ao digitar “casa”, a tartaruga executa os comandos do procedimento casa.
Ações inesperadas da tartaruga podem ser analisadas e o procedimento “casa” pode ser alterado para que o pretendido seja obtido. Com a tartaruga, brincamos com ângulos, distâncias, referenciais, cálculo mental etc. O SuperLogo 3.0 (disponibilizado em 2000) é uma implementação gratuita da linguagem Logo (NIED-UNICAMP), com muitos recursos, inclusive de multimídia. Desenvolvi o BetaLogo, que acrescenta alguns e altera outros comandos ao SuperLogo 3.0. Por exemplo, no BetaLogo o comando “M” ou “mouse” abre uma janela para um “passeio inicial” pelo Logo com o mouse.
Para instalar a versão de março de 2006 do BetaLogo basta baixar um arquivo gratuito pequeno (mais ou menos do tamanho de 1 disquete) no site do programa. Lá você pode ler também um artigo do professor José Armando Valente, que trouxe o Logo para o Brasil e foi orientado (para doutorado) pelo criador do Logo (Seymour Papert).”

Por Vanderlei Rodrigues Gregolin, professor da UNESP em Araraquara/SP

Anúncios

§ 11 Respostas para Uma linguagem de programação para educadores

  • elaine disse:

    este programa pode ser instalado em computadores com SO linux?

  • elaine disse:

    este programa pode ser instalado em computadores com SO linux?

  • Vanderlei disse:

    Oi Elaine. Roda no Windows.

  • Francisco CANUTO disse:

    Ola´, pessoal, sou professor de matematica e fiquei conhecendo esse programa agora. Estou tentando um camando que realize a construçao de um poligono regular e tambem suas diagonais.
    Se alguem puder ajudar, ficaria muito agradecido. Valeu.

  • Oi Francisco.
    O procedimento a seguir desenha um polígono e suas diagonais. Copie e cole; o texto está em uma linha: separe, pelo menos, as linhas com “aprenda polidiag :nlados :lado” e “fim”; latr: atribuição local: experimente digitar Mons após a execução; Abraço >> aprenda polidiag :nlados :lado se ou :nlados < 3 não sãoiguais :nlados int :nlados [esc [Número de Lados Inteiro maior que 2] pare] latr “p [] repita :nlados [atr “p jf pos :p p :lado gd 360/:nlados] latr “c 0 enquanto [:c < :nlados] [atr “c :c+1 latr “pos pos repita :nlados [mudepos elem cv :p mudepos :pos] p :lado gd 360/:nlados] fim

  • roberto ribeiro de andrade disse:

    Oi! Depois de muita procura encontrei vocês aqui no Yahoo! Busca Educação. Trabalhei há muitos anos com o Logo, Logoweit (me parece). Foi uma experiência incrível (com alunos da APAE e ensino especial). Foi quase inacreditável o resultado. Depois tive que seguir outros caminhos. Gostaria de ter um desses modelo, já que minha cópia em disquete não funciona mais.
    Estou fazendo o ROTEIRO SOLIDÁRIO CAMINHO DA MENIA pelo Vale do Jequitinhonha e gostaria de lecvar esse material na minha bagagem já que ele pode ser usado em qualquer computador velho.
    Obrigado
    Roberto

  • Vanderlei Rodrigues Gregolin disse:

    Olá Roberto.
    Logo acima do início dos comentários, clique no link “site do programa” para ir para a página do BetaLogo.
    Se precisar mais esclarecimentos, entre em contato por e-mail: clique no meu nome, também acima do início dos comentários.
    Abraço

  • Marcos disse:

    por favor onde encontro diversos comando que geram figuras? gostaria de passar para crianças de uma forma gráfica ilustrativa, existe algum lugar que contenha esses comandos prontos?
    agradeço.

  • Vanderlei disse:

    Oi Marcos. A versão 1.4 do BetaLogo (agosto de 2007) tem vários procedimentos que apresentam algumas figuras prontas como sugestões de atividades e outros podem ser acrescentados na página do download. Qualquer dúvida, entre em contato por e-mail.

  • Mônica disse:

    Olá pessoal,
    Estou necessitando de uma sequência de comandos que me possibilite desenhar um retângulo de altura 70 e base igual a 100.Quem puder me auxiliar muito obrigada.
    Um abraço

  • Vanderlei disse:

    Oi Mônica.
    Para desenhar um retângulo a partir do centro da tela e olhando para cima, a tartaruga deverá andar a altura, girar 90 graus (para a direita ou para a esquerda), andar a largura, girar 90 graus (mesmo sentido que o anterior), andar a altura, girar 90, andar a largura (e girar 90 para voltar à direção inicial).
    O comando repita pode ser usado:
    Repita 2 [pf 70 gd 90 pf 100 gd 90] (no BetaLogo)
    No SuperLogo (ou no BetaLogo):
    Repita 2 [pf 70 pd 90 pf 100 pd 90]
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Uma linguagem de programação para educadores no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: