Uma linguagem de programação para educadores

Dica – Os educadores brasileiros estão cada vez mais cheios de invenções. Você sabia que há até linguagem de programação para uso na sala de aula? O educador Vanderlei Gregolin, criador do programa BetaLogo com a linguagem Logo, dá a dica de mais essa faceta da tecnologia na educação.


“A linguagem Logo é uma linguagem de programação e também um software educacional. Por exemplo, uma tartaruguinha pode ser conduzida para, entre outras coisas, desenhar em uma tela gráfica. “PF 50” desloca a tartaruga 50 passos para a frente; “GD 45” gira a tartaruga 45 graus para a direita (dela: sentido horário).
Pode-se dizer que a tartaruga do exemplo “respira matemática”: muitos conceitos matemáticos podem ser explorados de forma lúdica. Para programar, basta ensinar a tartaruga, de certo modo. Digitar “aprenda casa” abre o editor de procedimentos para escrever os comandos para que a casa seja desenhada. Então, “casa” passa a ser um novo comando. Ao digitar “casa”, a tartaruga executa os comandos do procedimento casa.
Ações inesperadas da tartaruga podem ser analisadas e o procedimento “casa” pode ser alterado para que o pretendido seja obtido. Com a tartaruga, brincamos com ângulos, distâncias, referenciais, cálculo mental etc. O SuperLogo 3.0 (disponibilizado em 2000) é uma implementação gratuita da linguagem Logo (NIED-UNICAMP), com muitos recursos, inclusive de multimídia. Desenvolvi o BetaLogo, que acrescenta alguns e altera outros comandos ao SuperLogo 3.0. Por exemplo, no BetaLogo o comando “M” ou “mouse” abre uma janela para um “passeio inicial” pelo Logo com o mouse.
Para instalar a versão de março de 2006 do BetaLogo basta baixar um arquivo gratuito pequeno (mais ou menos do tamanho de 1 disquete) no site do programa. Lá você pode ler também um artigo do professor José Armando Valente, que trouxe o Logo para o Brasil e foi orientado (para doutorado) pelo criador do Logo (Seymour Papert).”

Por Vanderlei Rodrigues Gregolin, professor da UNESP em Araraquara/SP

Anúncios

11 Comments

  1. Ola´, pessoal, sou professor de matematica e fiquei conhecendo esse programa agora. Estou tentando um camando que realize a construçao de um poligono regular e tambem suas diagonais.
    Se alguem puder ajudar, ficaria muito agradecido. Valeu.

  2. Oi Francisco.
    O procedimento a seguir desenha um polígono e suas diagonais. Copie e cole; o texto está em uma linha: separe, pelo menos, as linhas com “aprenda polidiag :nlados :lado” e “fim”; latr: atribuição local: experimente digitar Mons após a execução; Abraço >> aprenda polidiag :nlados :lado se ou :nlados < 3 não sãoiguais :nlados int :nlados [esc [Número de Lados Inteiro maior que 2] pare] latr “p [] repita :nlados [atr “p jf pos :p p :lado gd 360/:nlados] latr “c 0 enquanto [:c < :nlados] [atr “c :c+1 latr “pos pos repita :nlados [mudepos elem cv :p mudepos :pos] p :lado gd 360/:nlados] fim

  3. Oi! Depois de muita procura encontrei vocês aqui no Yahoo! Busca Educação. Trabalhei há muitos anos com o Logo, Logoweit (me parece). Foi uma experiência incrível (com alunos da APAE e ensino especial). Foi quase inacreditável o resultado. Depois tive que seguir outros caminhos. Gostaria de ter um desses modelo, já que minha cópia em disquete não funciona mais.
    Estou fazendo o ROTEIRO SOLIDÁRIO CAMINHO DA MENIA pelo Vale do Jequitinhonha e gostaria de lecvar esse material na minha bagagem já que ele pode ser usado em qualquer computador velho.
    Obrigado
    Roberto

  4. Olá Roberto.
    Logo acima do início dos comentários, clique no link “site do programa” para ir para a página do BetaLogo.
    Se precisar mais esclarecimentos, entre em contato por e-mail: clique no meu nome, também acima do início dos comentários.
    Abraço

  5. por favor onde encontro diversos comando que geram figuras? gostaria de passar para crianças de uma forma gráfica ilustrativa, existe algum lugar que contenha esses comandos prontos?
    agradeço.

  6. Oi Marcos. A versão 1.4 do BetaLogo (agosto de 2007) tem vários procedimentos que apresentam algumas figuras prontas como sugestões de atividades e outros podem ser acrescentados na página do download. Qualquer dúvida, entre em contato por e-mail.

  7. Olá pessoal,
    Estou necessitando de uma sequência de comandos que me possibilite desenhar um retângulo de altura 70 e base igual a 100.Quem puder me auxiliar muito obrigada.
    Um abraço

  8. Oi Mônica.
    Para desenhar um retângulo a partir do centro da tela e olhando para cima, a tartaruga deverá andar a altura, girar 90 graus (para a direita ou para a esquerda), andar a largura, girar 90 graus (mesmo sentido que o anterior), andar a altura, girar 90, andar a largura (e girar 90 para voltar à direção inicial).
    O comando repita pode ser usado:
    Repita 2 [pf 70 gd 90 pf 100 gd 90] (no BetaLogo)
    No SuperLogo (ou no BetaLogo):
    Repita 2 [pf 70 pd 90 pf 100 pd 90]
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s