EducaRede 2006: Leiam o cordel da TV digital, diz Pretto

31/05/2006 § 3 Comentários

Notícia – O encerramento do Congresso EducaRede com a conferência “Sociedade em rede e comunidades virtuais” com Jesús Beltrán Llera da Universidade Complutense de Madri (Espanha) e Nelson De Lucca Pretto da Universidade Federal da Bahia (Brasil) marcou o momento de maior polêmica do congresso. Após a conferência, foi realizado ainda o lançamento da Coleção EducaRede – Internet na Escola, distribuída entre os participantes.


O convidado internacional Jesús Beltrán Llera relatou a experiência do Centro de Formação Avançada EducaRede na Espanha. Llera atraiu aplausos e risos ao parabenizar os professores e comentar: “nós somos uma geração apegada ao sofrimento, quando éramos alunos, estavam no poder os professores, agora que somos professores, quem tem o poder são os alunos”. Para Llera, “o poder está nas novas tecnologias e no acesso à informação”. O professor destacou, no entanto, “que o poder é instrumental”. “Se alguém vai à internet apenas para cortar e colar um trabalho, onde está o conhecimento?”, perguntou Llera. “Informação sozinha é só ruído, adicione sentido e tenha o conhecimento”, completou. “Precisamos promover a pedagogia da imaginação, aquela para os apaixonados pelo conhecimento”, disse ainda o professor ao final de sua exposição.
Nelson Pretto: Leiam o cordel da TV digital
O último conferencista do congresso, Nelson Pretto da FACED/UFBA, levantou a maior polêmica. O professor iniciou lembrando que a internet é a “linguagem da meninada” mas não só. Mostrando uma tela cheia de siglas de ‘internetês’, Pretto comentou “também dois investidores fechando um negócio de 15 milhões dialogam com essa linguagem”.
A velocidade e a obsolescência, em uma referência à participação de Las Heras, foram destacadas por Pretto como “doenças modernas”. “O Negroponte, não esse dos US$100, mas o Negroponte da primeira fase de seus trabalhos, dizia que vivemos em uma fase de obesidade digital, com estímulo contínuo a trocar de máquina”, afirmou Pretto.
A concentração da mídia é um dos maiores problemas para a educação de acordo com o professor. “Educadores, leiam o cordel sobre TV digitla do grupo Ventilador Cultural e participem deste debate”, instigou o professor. O cordel foi lido pelo Ministro da Cultura Gilberto Gil recentemente e continha duras críticas ao Ministro das Comunicações Hélio Costa. “Temos que sair do modelo da escola fordista e partir para uma pedagogia da diferença, a escola tem de ser um espaço de rebeldia, de provocações, o mercado que deve ser o espaço de acomodação”, concluiu Pretto com aplausos fortes do público.
O IV Congresso Ibero Americano EducaRede está previsto para 7 a 9 de junho de 2007 em Santiago do Chile.

Anúncios

§ 3 Respostas para EducaRede 2006: Leiam o cordel da TV digital, diz Pretto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento EducaRede 2006: Leiam o cordel da TV digital, diz Pretto no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: