Especialista fala sobre blogs em educação

01/06/2006 § 38 Comentários

fatima1.jpg

Fátima Franco, pesquisadora de tecnologia educacional.

Entrevista – Fátima Franco é educadora e “contadora de histórias” no meio digital. Mestre em Linguística com especialização em Educação à Distância, é assessora pedagógica em projetos de atualização de professores em internet. Como sempre escreveu para crianças, desde o tempo de professora primária, Fátima decidiu criar o blog Historinhas, já em segunda versão, com o objetivo de analisar as diferentes formas de interação entre leitor-autor, na construção de textos narrativos, de forma colaborativa. Fátima também é moderadora da lista de discussão Blogs Educativos. Fátima foi entrevistada pelo Yahoo! Busca Educação. Confira e comente as opiniões da professora.


Quando você começou a se interessar pela internet e pelos blogs como ferramenta para educação?
Utilizo a internet desde 98, sempre com fins acadêmicos e meu primeiro trabalho na rede envolvendo alunos, ocorreu em 2000. Participamos com alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, no projeto “A escola e o meio ambiente”, utilizando o e-mail como ferramenta pedagógica.
O interesse pelos blogs surgiu em 2001, a partir de um curso de extensão, quando usamos os blogs como um webfólio, de forma colaborativa.Os blogs estavam no início e o interesse pela ferramenta ficou um pouco esquecido, assim como o blog do curso que acabou sendo deletado.
Em 2004, iniciei o trabalho no blog Historinhas, com objetivo educacional e de pesquisa sobre o processo de interação em blogs.
Em 2005, a partir de um chat sobre blogs e educação, percebi que ainda havia poucas iniciativas, discussões e muitas dúvidas sobre o uso desta ferramenta como recurso pedagógico. Criei então a lista Blogs Educativos, como um espaço para troca de informações entre educadores. A maioria dos professores que participaram do chat fazem parte da lista e trocam informações sobre a produção dos blogs, e o uso com os alunos em diferentes séries. Como as experiências foram proveitosas, hoje discute-se além de blogs, a internet e a Web em sala de aula.
Começamos com 6 participantes e hoje já somos mais de sessenta. No início tínhamos professores que não sabiam como usar a lista de discussão, como criar blogs e como usá-los na educação.
Durante este período pode-se perceber o amadurecimento do grupo, na troca de informações, nos pedidos de ajuda e, principalmente, no uso de diferentes TICs. Já temos também um blog, onde são apresentados os links para os trabalhos dos professores participantes a lista de discussão.
Esta lista é um exemplo da importância das tecnologias na educação, pois ela permitiu a troca de informações e o aprendizado entre educadores que, conseqüentemente, transferiram estas habilidades a seus alunos.
Quais são os problemas que os professores enfrentam com a questão da tecnologia na educação, na sua opinião? Quais as dicas que você daria?
Há problemas técnicos e pedagógicos.
Em relação aos técnicos: falta de laboratórios ou laboratórios mal equipados nas escolas e atualização do professor para uso das TICs. Em relação aos aspectos pedagógicos observa-se que, quando há o uso do laboratório de informática, com raras exceções, não há um projeto pedagógico que se relacione ao uso das TICs. Quando há um projeto, a maioria deles apresenta como professor responsável apenas o professor que trabalha no laboratório de informática, não havendo envolvimento da comunidade educativa, com raras exceções.
Outra observação refere-se à busca por novas ferramentas, não havendo no entanto, a preocupação de demonstrar como estas ferramentas possam ampliar a aprendizagem de diferentes conteúdos.
Estes problemas poderiam ser contornados com a capacitação adequada de todo o pessoal da escola e na elaboração de um projeto pedagógico que contemplasse todos estes aspectos.
Os blogs podem ser uma ferramenta de troca de experiências, de forma coletiva, onde os professores, pais, pessoal administrativo e também os alunos, discutissem o uso de diferentes ferramentas no processo de aprendizagem. Desta forma, não haveria iniciativas isoladas dentro da escola.
O que falta acontecer para que mais professores estejam envolvidos com tecnologia na educação?
Para se envolver com Tecnologia Educacional é preciso traçar objetivos. A partir do momento em que o professor direciona seu trabalho com o objetivo de oferecer diferentes oportunidades de aprendizagem, ele se interessa pela tecnologia. Para isto é importante que o professor tenha oportunidades de letramento digital. Sem este letramento ele continuará a relegar as TIC’s a um segundo plano.
Quanto ao futuro penso que o mercado de trabalho irá fazer com que os professores trilhem novos caminhos. Como já acontece em outras áreas, em que a atualização/avaliação determina o desempenho do profissional, penso que mais cedo ou mais tarde isto também será cobrado do professor.
Enquanto isto, a partir da observação em blogs e listas de discussões, percebo que, atualmente, há uma compartimentalização no uso das TICs nas escolas. Não há envolvimento de todos os professores. São poucos os trabalhos que relatam o envolvimento da escola. A maioria são de relatos isolados de professores, como se pode verificar nos blogs. Mas, penso que isto tende a mudar, a partir, principalmente destes blogs, já que a divulgação dos trabalhos realizados de certa forma coloca a escola em evidência.
Você é uma “contadora de histórias” também em versão digital, com seu blog de histórias. Conte um pouco sobre esse seu interesse e como “traduziu” o contar histórias para o blog.
Meu interesse como contadora de histórias digital foi uma continuidade de meu trabalho. Há alguns anos, trabalhava como coordenadora pedagógica, em escolas rurais que ainda não tinham bibliotecas e comecei a criar livros para que os alunos pudessem ter material de leitura. Como tempo estes livros passaram a ser usados por diferentes escolas. O retorno era imediato, já que estava sempre em contato com as crianças, que inclusive pediam histórias sobre diferentes temas. A partir do momento em que fui trabalhar com ensino superior, senti falta da intervenção dos leitores.
Então, decidi começar o Historinhas para ter contato com diferentes leitores e iniciar uma pesquisa sobre as formas de interação em blogs. Algumas das histórias publicadas nos livros foram apresentadas no blog e modificadas pelos comentários dos leitores, que alteraram as ações, criaram novos eventos e decidiram os finais dos textos.
Para adequar à linguagem dos blogs os textos são apresentados em capítulos. Cada capítulo/post permite a interferência do leitor que é apresentada no capítulo/post seguinte. Ao final da história, os leitores podem, até mesmo, ter se tornado personagem.
O blog já está numa segunda versão e tem sido utilizado como material de pesquisa sobre a linguagem e o processo de interação utilizados pelos leitores. Contar histórias, portanto, além do caráter lúdico, é uma forma de utilizar o blog como recurso educacional e uma ferramenta de avaliação do processo de compreensão de leitura. E, professores do ensino fundamental estão convidados a participar do blog.

Anúncios

§ 38 Respostas para Especialista fala sobre blogs em educação

  • Eliane disse:

    realmente pesquisava sobre o assunto e fiquei satisfeita, gostaria que as pessoas tivessem real interesse, pois precisamos de incentivos

  • Angela Sena disse:

    Querida professora,
    Gostei muito das suas experiências e da necessidade levantada quanto a novos adeptos na utilzação dessa ferramenta.
    Estou até agora reflentido sobre tudo que li e o que vou tentar fazer daqui pra frente. Parabéns e muito obbrigado.
    Professora Angela Moraes Cordeiro Sena

  • Joseval Palma disse:

    Olá!
    Sou professor de Geografia da rede pública na Bahia, estou muito entusiasmado com esta ferramenta – o blog – se é como falam, já que ainda estou engatinhando quanto ao tema, trata-se de um estupendo recurso pedagógico, desde que haja interesse dos profesores em abraçar a idéia de cosntrução, divulgação para os alunos e demais interessados e também por parte do governo, quando do suporte técnico para a sua viabilização plena.

  • Maria Cristina disse:

    Ola!
    Sou professora de Língua portuguesa e estou iniciando neste imenso caminho da inclusão digital na educação.Estou muito curiosa e feliz com esta nova ferramenta – o blog- pois nos permite avançar e incorporar, cada vez mais ,a idéia de que se educa aprendendo, quando usamos os recursos tecnológicos experimentando,praticando a comunicação cooperativa,conectando-se.Criando condições para que os nossos jovens de idade e vivências diferentes, próximos ou distantes,se agrupem livremente, mas com interesses e desejos semelhantes para assim criarem um futuro melhor.
    Estou muito feliz.
    Abraços

  • Maria Cristina disse:

    Querida educadora,
    Nestes tempos de avanço tecnológico creio que o blog é um importante instrumento para a relação entre professores e estudantes.Estou muito entusiasmada,mesmo com as minhas reais dificuldades.

  • Flávia Aidar disse:

    Caros professores Joseval Palma e Maria Cristina, nós do Yahoo! Busca Educação acreditamos mesmo que o blog é mais uma ferramenta da internet bastante interessante e extremamente democrática para se fazer uso como mais um espaço pedagógico de troca e de aprendizagem.
    Aguardem para breve, a publicação de uma experiência que estamos acolhendo no nosso blog, com a profa Denise Mafra e seus alunos, trabalhando e publicando os resultados de seus trabalhos no YBE!
    Abraços a todos, Flávia Aidar

  • Telma disse:

    Parabens!
    Realmente, o blog é mais uma ferramenta que está empolgando os educadores e educandos. Ainda está engatinhando nas escolas devido as condições físicas das unidades conforme afirmação feita em depoimentos de educadores em todo a rede pública de educção. Eu falo isso com experiência própria. Na minha escola é uma dificuldade o acesso a qualquer site devido a lentidão da internet.

  • Fátima disse:

    Olá, professores:
    Agradeço os comentários de vocês.
    ProfªEliene:
    Realmente precisamos de incentivos e é bom saber que a entrevista foi útil à sua pequisa.Se precisar de mais ajuda é só procurar-me através dos blogs ou da lista de discussão,ok?
    Profª Ângela:
    Tente mesmo, porque os resultados são sempre muito bons. Se precisar de ajuda, participe da lista de discussão sobre blogs, cujo link está na entrevista.
    Profº Joseval:
    é assim mesmo que a gente começa…engatinhando.
    Siga em frente, experimentando sempre.Obrigada pela visita a meu blog.
    Profª Maria Cristina:
    As dificuldades sempre estão presentes quando começamos algo novo.O importante é o entusiasmo, como o seu.Se precisar de ajuda, venha trocar idéias em nossa lista de discussão.
    Abraços a todos.

  • Nilton Bastos disse:

    Sou professor de matemática e tenho três meses que comecei a mergulhar no mundo do ambiente virtual, atualmente estou fazendo um curso on-line sobre mídias digitais e estou bastante curioso tanto para mergulahr mais e desenvolver trabalhos. Neste curso estou na etapa de construção de blog, ainda não sei muita coisa, mas já deu para perceber que é uma ferramenta pedagógica, muito boa. Pretendo utilizá-lo para com meus alunos.E quando leio algumas materias sobre TIC´s fico mais afim de pesquisar, estudar e construir. – Luz e Paz

  • Edinho Poscidônio disse:

    Sou Professor de História e Geografia, trabalho em uma escola pública como vice diretor,gosto de escrever e partilhar minhas experiencias. Lendo o seu artigo fiquei motivado a criar um blog de educação. Obrigado.

  • Dinelle disse:

    Olá professores!
    Já era este discurso que o professor tem receio em usar as TICs como ferramenta para aprendizagem.
    A onda do momento é ter consciência da importância de mais esse recurso na educação, tanto para alunos como para os professores.
    Os blogs estão aí e devemos aproveitar!
    Abraços!!!
    Dinelle

  • Cláudia disse:

    Estava precisando ler algo assim sobre o blog porque na minha primeira atividade no curso Midias Digitais eu disse que queria criar um blog como ferramenta em sala de aula,não que eu soubesse fazer,nem sei ainda,mas como possibilidade de fazê-li. Tudo começou com umlivro que dei à Carol,minha filha l4, pelo qual ela se interessou muito pela leiturae o livro tinha esse formato de blog. Assim as colegas dela também queriam ler o livro e cada uma lia um pedacinho e a outra já tomava para ler também e levar para casa para terminar a leitura, ela medisse que foi muitolegal- O Blog da Ritinha( Ática). Tentarei prender mais e aplicar o projeto,grata.

  • sandra regina coutinho disse:

    Aos professores do projeto presente;
    O artigo de Fátima Franco é muito estimulante pois comenta sobre a importancia dos blogs educativos e sua utilização nas atividades realizadas. Este desafio está sendo muito importante para mim que estou iniciando minha experiencia na área tecnológica^.

  • maria aparecida moraes disse:

    Oi, Fátima! Também sou professora e gostei muito do seu blog! Devido a consciência de que é preciso, urgentemente, usar as TICs no processo de ensino-aprendizagem, estou fazendo um curso de Mídia Digitais na Educação e o seu discurso só me acrescentou. Parabéns!

  • Dea Marcia disse:

    Olá colega!
    Gostaria de parabenizar pelo seu incentivo, pois apór ter lido a sua entrevista me sentir bastante animada em criar o meu blog, assim como elaborar algumas atividades para ser realaizada com os meus alunos. Sou professora de Ciências e percebo que com esse novo instrumento de trabalho vou poder incrementar bastante a minha pratica pedagogica.
    Um abraço e continue assim insentivando os educadres com suas experiências.
    Até breve

  • Dea Marcia disse:

    Caros colegas!
    Gostei muito do artigo de Fatima Franco, pois fiquei bastante animada participar da elaboração do blog,atividade essa que estava me deixando muito preocupada. Espero poder usa-lo da melhor maneira possível na minha pratica pedagogica. E que para vocês também tenha muito utilidade.
    Um abraço!
    Dea

  • Jenny disse:

    É muito bom poder contar com o auxílio de profissionais como você. Todas essas tecnologias não fariam nenhum sentido sem profissionais como voces, da mesma forma que nosso imenso país não seria tão grande senão fossem os bandeirantes…
    Um grande abraço

  • Neone S. B. Cordeiro disse:

    Fátima Franco.
    Sou professora de Geografia, da rede pública baiana e estou fazendo um Curso de Mídia Digital, onde estamos aprendendo inclusive sobre os Blogs.Gostei muito de sua entrevista e concordo plenamente, sobre o que disse da atual situação das escolas públicas, em plena era digitalizada e da falta de interesse ainda, de muitos educadores e orgãos competentes em utilizar os recursos tecnológicos para melhorar o nosso ensino-aprendizagem,tornando mais prazeroso e realmente eficaz.

  • maria jose de souza domingues disse:

    tudo que for feito neste pais em prol da educação sera sempre bem vindo, so que enquanto não se resgatar o salario do professor e impossivel se falar em qualidade de ensino, outra questão crucial e a educacão infantil que e a base de tudo,temos no brasil uma educadora chamada alessandra capovilla e no entanto vamos buscar la fora algo chamado construtivismo que algumas escolas adotam como metodo desconhecendo o sentido real da palavra.

  • Edna Silva disse:

    Sou professora há 23 anos. Não tinha acesso a internet. Em março de 2005 comecei a fazer a minha graduação em Geografia em uma Faculdade de ensino a distância, só aí comecei a ter interesse pelo mundo virtual. Agora estou fazendo um Curso de Mídia Digital promovido pelo Instituto Anísio Teixeira aqui na Bahia e estou percebendo que é ótimo trabalhar com as mídias digitais.

  • Juscelia disse:

    Gostei bastante da sua entrevista, realmente os problemas que você citou são os que mais interferem no andamento das tecnologias ao meio educacional.
    Espero que em breve esses fatos sejam revistos.

  • Fátima disse:

    Olá, colegas professores:
    É um prazer receber os comentários de vocês.Aproveito para convidar a todos a participarem da Comunidade que criei aqui no Yahoo, para que possamos trocar idéias, não somente sobre blogs, mas sobre o uso da Internet e da Web, nas atividades escolares.
    http://br.groups.yahoo.com/group/blogs_educativos/
    Nilton: Legal você estar cursando mídias. Tenho certeza que a matemática em suas aulas , não mais será a mesma.Divulgue seu blog,ok?
    Olá, Edinho:
    Envie o link de seu blog.Queremos conhecer e comentar.
    Olá,Dinelle:
    Concordo com você plenamente.Não se pode mais discutir se vamos ou não usar as Tic’s, mas sim como vamos usá-las.
    Oi, Cláudia:
    Construir um blog é muito fácil.Espero que ele já esteja prontinho e com sua filhinha dando palpites. Não esqueça de divulgar aqui o seu link.
    Olá, Sandra e Maria Aparecida:
    Legal que minha entrevista tenha sido útil a vocês.
    Oi, Dea:
    Experimente mesmo, usar os blogs.Você vai ver como seus alunos irão se sentir motivados.Não esqueça de divulgar o link.
    Oi, Jenny:
    Nossa, fiquei toda orgulhosa com tantos elogios. Obrigada. Seu trabalho também é muito bom. Aliás, vou divulgar seu blog sobre Cecília Meirelles, lá no Blog Historinhas.
    Oi, Neone:
    Eu também espero que esta situação mude rapidinho, pois nosso alunos serão extremamente beneficiados e nós nos sentiremos mais motivados ao trabalho.
    Oi, Maria José:
    Que bom que desta vez estamos importando tecnologias.Quem sabe se através delas, nós professores possamos nos tornar uma capital extremamente rentável, e , consequentemente, muito mais valorizado?
    Oi, Edna:
    É muito bom saber que aos 23 anos de magistério você esteja buscando novas práticas.Sucesso para você.
    Oi, Juscélia:
    Também, como você, espero que as coisas melhorem. Mas, também acho que depende muito da gente, de nossas buscas e, principalmente, de nossa qualificação.
    Abraços a todos

  • sara disse:

    Olá!
    Nossa quando vi a palavra “histórias” centrei a atenção. Amo ouvir hist´roias, tenho ótimas lembranças, principalmente das contadas por meu pai. Que beleza essa contação digital. Gostei muito
    Abraços

  • Jessica disse:

    Bom estava atrás de pesquisas de mercado de trabalho e acabei encontrando este site e é perfeito
    bom achei otimo espero q continue assim

  • Jessica disse:

    Bom estava atrás de pesquisas de mercado de trabalho e acabei encontrando este site e é perfeito
    bom achei otimo espero q continue assim

  • Marineide Ribeiro disse:

    Fico feliz por surgir a oportunidade de me integrar neste mundo fantástico que é o da informática.Uma nova maneira de buscar e socializar o conhecimento favorecida pela grande velocidade com que esta surgindo os meios de comunicação, a evolução e o convivívio com a informática presente em todos os setores da nossa sociedade requer de cada educador uma nova postura diante deste desafio.

  • Márcia disse:

    Parabéns pelo ótimo trabalho.
    Desenvolver TEcnologias na escola é algo árduo e demorado.
    Tenho um BLOG que gostaria que conhecessem:
    http://www.fazendo-blogs.blogspot.com
    Abraços!

  • Ana Claudia disse:

    Super interessante a forma inovadora de contar histórias,levando em consideração que o computador é algo de interesse da criaçada. Ainda mais sendo a história contada por intermédio do blog. Adorei a idéia,parabéns pró.

  • Cosma disse:

    Olá.
    Sou professora e trabalho com turmas do Ensino Fundamental e Médio. Sou também Professora Coordenador do LEINFO – Laboratório de Informática. Há muito venho pensando em desenvolver projetos com criação de Blogs com meus alunos, por isso gostaria de receber orientações suas e de outras pessoas que já tenham experieências sobre como proceder para a criação de um Blog.
    Parabéns pelo seu.

  • Jiuseppe disse:

    Olá colegas,
    O texto relatado pela professora é bastante interessante, porque além de contar um pouco da experiência e do seu envolvimento com o uso das TIC’s, também fala da importância dessa tecnologia na educação como ferramenta de avaliação pedagógica.Porém,tb. destaca a necessidade de estímulo das instituições educacionais, bem como, o interesse dos professores para o despertar desse letramento digital.
    Até mais.

  • Bete dos Santos disse:

    Olá Fátima,
    Sou professora de História da rede pública do estado da Bahia e gostei muito de sua entrevista.Para mim foi muito válida, pois estou fazendo um curso de Mídias Digitais e colaborou para tirar algumas dúvidas.Parabéns!!!

  • Lucineide Santos silva disse:

    A contribuição teórica que a Fátima Franco nos traz é espetacular,quando nos aponta a importância no mundo atual de trabalharmos com o sistema de Blog, ainda, nos mostra as dificuldades enfrentadas hoje nas escolas que são; a falta de laboratórios especializados, falta de um projeto pedagógico especifico, e este quando há, é de forma que vise apenas um professor que trabalha no laboratório em muitos casos, que viabilize o projeto, ou seja, nos chama atenção para um maior envolvimento do corpo docente e da Escola como todo nessa nova perspectiva. É preciso um maior envolvimento da comunidade educativa para traçar objetivos e levar o professor a adquirir oportunidade de letramento digital, contudo, só é possível com o engajamento de todos, inclusive do Estado com mais recursos para esse fim.

  • Lucineide Santos silva disse:

    A contribuição teórica que a Fátima Franco nos traz é espetacular,quando nos aponta a importância no mundo atual de trabalharmos com o sistema de Blog, ainda, nos mostra as dificuldades enfrentadas hoje nas escolas que são; a falta de laboratórios especializados, falta de um projeto pedagógico especifico, e este quando há, é de forma que vise apenas um professor que trabalha no laboratório em muitos casos, que viabilize o projeto, ou seja, nos chama atenção para um maior envolvimento do corpo docente e da Escola como todo nessa nova perspectiva. É preciso um maior envolvimento da comunidade educativa para traçar objetivos e levar o professor a adquirir oportunidade de letramento digital, contudo, só é possível com o engajamento de todos, inclusive do Estado com mais recursos para esse fim.

  • Edinho Poscidônio disse:

    Só agora meu blog está tomando forma, estou enviando o meu link para receber seu comentário
    obrigado,
    http://oficioprofessor.blogspot.com
    Como sou iniciante, talvez o link não funcione, então basta ir na busca do Yahoo! e digitar na busca “oficioprofessor” ou “edinhoposcidonio”
    Valeu, seu site está nos meus favoritos e estou aguardando sua opinião

  • Marta Maria Oliveira de Batista disse:

    Gostaria de fazer uma agenda 21 com as crianças do bairro onde trabalho – estamos fazendo um projeto sobre educação ambiental. Por isso ficarei muito grata com a colaboração de vocês.
    Obrigada!

  • RosângelaRibeiro disse:

    Parabéns Fátima;
    Concordo com você em relação ao uso isolado por parte de alguns professores das TICs em sala de aula, isso faz com que os trabalhos sejam vistos como algo solto e sem finalidade com o ensino-aprendizagem, levando os alunos a se dispersarem durante as apresentações dos trabalhos dos outros colegas.É necessário que o professor saiba utilizar e bem essas novas tecnologias.

  • ClaraLeal disse:

    OLÁ
    Sou professora de artes e estou no momento construindo o meu blog, através do curso de mídias digitais na educação com a dedicada professora Luzia Brito.
    Fátima o seu artigo é enriquecedor, mostra o quanto é importante o uso das TICs e as várias dificuldades que encontramos.
    Obrigada por dividir a sua experiência.
    Um abraço!
    CLARA

  • Sônia Veralùcia disse:

    Professora Fátima,
    Tive oportunidade de ler o blog Historinha, e fiquei
    muito entusiasmada com a sua criatividade para conduzir uma turma escolar, onde não havia recursos didáticos para o desenvolvimento do processo educativo.
    Parabéns!
    Sônia Veralúcia-curso de mídias digitais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Especialista fala sobre blogs em educação no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: