Educar vovôs e vovós blogueiros

17/07/2006 § 12 Comentários

Dica – Andrea Toledo nos enviou um relato muito interessante sobre “vovôs e vovós blogueiros”. A educadora trabalha com inclusão digital para idosos e conta um pouco de sua experiência. Envie sua participação também para o Yahoo! Busca Educação e comente o relato da educadora.


“Como nos tornamos vovós e vovôs blogueiros
Por Andrea Toledo
Trabalho com inclusão digital no Instituto Francisca de Souza Peixoto, instituição social sem fins lucrativos mantida pela Companhia Industrial Cataguases, produtora de tecidos de algodão em Cataguases, Zona da Mata de Minas Gerais.
Já há alguns anos trabalho com informática para a terceira idade. Meus alunos possuem email, se comunicam por programas de mensagem instantânea e sabem pesquisar na internet. Mesmo assim, ainda não estava satisfeita com o que estava sendo oferecido online a alunos tão especiais e dedicados. Foi então que nas últimas férias de verão, quando preparava um novo blog para trabalhar com meus alunos adolescentes, pensei em como seria interessante ver publicadas as idéias de meus vovôs e vovós. Conversei com eles e fiz o convite que foi aceito de imediato. A única polêmica foi a escolha do nome. Depois de um bom papo decidimos por “Blog da Vovó”, pois descobrimos que os que ainda não são avôs desejam muito sê-lo, as mulheres são maioria, além de ser um nome muito simpático.
Decidimos que postaríamos tudo que fosse de interesse da turma: poesias, receitas, dicas de moda, beleza, etiqueta, saúde, bem-estar, produções artísticas. Iniciamos o trabalho em fevereiro deste ano.
Percebemos logo de iní­cio que agradamos, pois fomos convidados a participar de um seminário em Portugal através de videoconferência onde relatamos nossa breve, mas bem sucedida experiência. Gravamos um vídeo que foi apresentado durante o semiário e pode ser visto no site da instituição à qual pertencemos.
O convite motivou a produção. A cada dia surgem novidades. Alguns dos colaboradores do blog já escreviam desde criança e nunca tiveram a chance de publicar os textos. Agora todos poderão lê-los. A oportunidade de criar enobrece o espí­rito, fortalece a mente. Todos estão dispostos a mostrar o trabalho nesta oportunidade única.
A comunicação é outro fator que faz os integrantes levarem a sério o blog. Existem filhos que moram fora. O blog é mais uma ferramenta de comunicação que utilizam para se aproximar deles. Mostram o que fazem enquanto eles estão fora, assim a saudade diminui e encontram força para esperar o regresso.
A vida útil ao Blog da Vovó é indeterminada. Empolgação e material para as postagens é o que não falta.”

Por Andrea Toledo, professora do Instituto Francisca de Souza Peixoto

Anúncios

§ 12 Respostas para Educar vovôs e vovós blogueiros

  • Aparecida de Fátima B. Souza disse:

    Achei excelente o trabalho da professora Andrea Toledo. Sei do seu potencial e que tem ótimas idéias envolvendo a educação. Espero que possa continuar assim iluminada. Parabéns Andrea pelo belíssimo trabalho.Parabéns aos participantes do blog.
    Fatinha- Cataguases.M.G.

  • Olá querida amiga Andrea!
    Quero deixar aqui também a minha alegria por ver teu trabalho tão empolgante. Admiro muito o trabalho que fazes e fico feliz por fazer parte dessa comunidade virtual e poder compartilhar experiências contigo e teus alunos , como na videoconferência com Portugal, na página de escrita colaborativa sobre preconceito ,em uma das tuas “vovós” interagiu com meus alunos de 8ª série. Isso é fantástico. Parabéns!!! Continue sempre.

  • Mônica Rodrigues disse:

    Fiquei fascinada por essa maravilhosa experiência!
    Que original! Penso como devem estar orgulhosos os vovôs e vovós que participam desse blog…é maravilhoso, especial, diferente, inovador!
    Quanto a professora nem preciso dizer nada…qualquer experiência idealizada por ela já é um sucesso, pois competência, criatividade e dinamismo é o q não lhe falta!
    Parabéns vovós e vovôs!! Parabéns tia Andréa maravilhosa! Mais uma vez arrasando e saindo na frente com seus projetos inovadores!

  • Lenir disse:

    Como sempre Andréa, você anda arrasando…
    Parabéns!
    As vovós e vovôs merecem tanto carinho…E os familiares também!
    Abraços
    Lenir

  • Sônia Bertocchi disse:

    Andréa, querida. Como avó de Mariana e bloqueira convicta, emociono-me particularmente com esse seu trabalho. Mais que uma iniciativa de inclusão digital, de incentivo à comunicação, é um exemplo de sensibilidade,de percepção de nossa realidade e de como agir produtivamente.
    Abraço grande, Sônia Bertocchi

  • Maria D Alma Farias Deusdará disse:

    Parabenizo os jovens, que tomam a iniciativa de incluir as vovós(ós) na educação digital, porque na melhor idade, é preciso muitas atividades reeducativas que os liberte da depressão, da solidão, do abondono da família, enfim que os dê uma nova opção de vida, aumentando a auto-estima, para que voltem a acrreditar que ainda são capazes de aprender e ensinar, melhorando com isso a sua saúde e amor a vida.

  • João Paulo disse:

    Para quem está muito perto destas vovós e vovôs blogueiros é notório o entusiasmo e a dedicação para uma “brincadeira” de tanto valor assim. Conheço vários destes blogueiros e gostaria de firmar esse trabalho maravilhoso que fazem. É uma contribuição muito grande ter pessoas que assumem uma postura juvenil quando se diz respeito a informática. Ainda temos um grande pré-conceito quando lidamos com o computador, e uma das minhas paixões é ver que estes se mostram tão hábeis, excluindo as barreiras e mostrando que são capazes de fazer um bem enorme a gente….obrigado às vovós e vovôs.

  • AndreaToledo disse:

    Agradeço do fundo do coração a todas as manifestações de carinho. Vocês são amigos de fato. Mas, gostaria de destacar que os créditos são todos dos meus vovozinhos. Eu só publico as mensagens. De qualquer forma estou muito feliz com todo o reconhecimento.
    Um beijo a todos e não deixem de nos visitar!
    Andrea Toledo

  • emerson morais disse:

    adorei saber desse sucesso que é o blog da vovó, ainda mais sabendo como nossas senhorinhas cataguasenses se esforçam e se dedicam ao máximo em tudo o que fazem. parabéns andrea pelo maravilhoso trabalho.

  • Léa de Oliveira Ferreira disse:

    Andrea vc é muito fera.Parabéns pelo lindo trabalho.Gostei de ver!

  • celia cardoso disse:

    Andreia, parabens pela sua ideia, pois concordo e acho que qualquer um nao importa a idade enquanto estiver vivo deve se manter atual e sempre na ativa.Estou começando um trabalho com idoso na ação social da igreja e é realmente necessario ver o que eles querem, para depois atuar. celia

  • giovana e nathalia disse:

    Amamos !!!!!! Tá ótimo este relato e está dentro da pesquisa que estamos fazendo sobre isso…ass: escola judith
    beijos nathy e Gi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Educar vovôs e vovós blogueiros no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: