Atividade sobre Eleições para a sala de aula

04/09/2006 § 18 Comentários

Dica – A educadora Rosa Pomerone enviou uma resposta muito interessante aos leitores do Yahoo! Busca Educação que comentaram aqui no blog a busca de uma atividade sobre Eleições para a sala de aula. A dica, enviada através do nosso canal Participe, é bastante simples.


“Eu divido a classe em grupos de 5 alunos. Cada grupo é um partido político. Os alunos devem criar um nome e legenda para o partido. Dentro do grupo, um aluno deve ser candidato a presidente, um a governador e outro a deputado federal. Os outros dois alunos devem ficar como assistentes para cuidar da agenda, marketing etc.
Num próximo passo, os alunos devem pesquisar sobre as funções dos cargos e também quais são os principais problemas do Brasil e do Estado de São Paulo. Elaboram, na fase seguinte, um plano de governo. Este plano deve ser apresentado para os alunos das outras séries (exemplo: os candidatos são da 8a e os eleitores das 5as, 6as e 7as). Faço também debates entre os candidatos.
Num determnado dia ocorre a votação eletrônica. Isso pode ser feito com algum programa de enquete da Internet. Havia um interessante há uns dois anos, mas não estou encontrando este ano.
Claro que durante todo o processo eu trabalho com a questão do respeito, da ética e do valor do voto e do processo democrático. Afinal, estes são os principais objetivos do projeto. É possível também fazer de forma interdisciplinar com Geografia. Posso adiantar que o resultado é muito bom e todos acabam se envolvendo.”

Por Rosa Pomerone, educadora.

§ 18 Respostas para Atividade sobre Eleições para a sala de aula

  • Andrea Toledo disse:

    Muito bacana sua sugestão Rosa.Trabalhamos com um projeto parecido com o seu. Para a simulação dos votos criamos um programinha que simula uma urna. Se quiser posso enviá-lo a você. Além disto eu e mais duas amigas professoras, Gládis Leal de Joinville e Rogéria Garonce, de Belo Horizonte criamos um blog para nossos alunos discutirem as eleições. Será um prazer receber a visita de seus alunos por lá. Quem sabe possamos promover uma discussão com eles também.
    Nosso endereço é http://brasileleicoes2006.blogspot.com
    Até mais!
    Andrea Toledo
    Cataguases – MG

  • Fabio disse:

    Estamos iniciando também no nosso colégio um projeto sobre eleições e gostaríamos de conhecer o programinha que simula uma urna. Aqui nós teremos os alunos como candidatos e gostaríamos de ter uma urna onde pudessemos personalizar conforme os nossos candidatos. Se alguém tiver uma idéia, por favor não esqueça de nós!
    Fabio Augusto
    São Paulo

  • Davi disse:

    Olá.
    Eu gostaria de testar o programa que simula a urna aqui na minha escola.
    Tem como me mandar????
    Agradeço desde já.
    Davi

  • Fernanda disse:

    Oi ,também quero um programa que simule a eleição sou supervisora e preciso de idéias para passar para os meus professores.Se puderem me enviem …
    Obrigada, Fernanda.

  • cristina disse:

    Seria possivel me enviarem o programa que simula a urna ?
    Obrigada Cristina

  • Ana Lucia disse:

    Olá. Eu gostaria de conhecer e se possível receber um programa que simule a urna aqui na minha escola. Tem como me mandar? Agradeço desde já.

  • guidson disse:

    Sobre eleições, eu achei que era muito fácil mas não é. Temos que votar conscientes, ver o que os candidatos estão dizendo e fazendo e fazer uma eleição limpa e justa. Temos que votar no governador certo, no senador certo, enfim, assim vamos fazer dessa uma eleição limpa. Vote sério, vote por um Brasil melhor. Pense e vote. O Brasil está em suas mãos.

  • Abner Saldanha de Andrade disse:

    Socorro por favor,eu fui designado a fazer uma urna comfigurada com os dados dos alunos da escola.E eu estou procurando alguém que possa me ajudar a fazer esse sistema operacional da urna comfigurada com os dados que eu tenho dos candidatos.Escola Adventista de São Jorge.Manaus -AM.tel:91552288

  • Schirley disse:

    Olá. Eu gostaria de conhecer e se possível receber um programa que simule a urna aqui na minha escola. Tem como me mandar? Agradeço desde já.

  • Sandra disse:

    Legal a sugestão. Nas próximas eleições proporei a meus alunos essa atividade. Nesse momento trabalhamos em uma pesquisa sobre: Que tipode candidatos políticos queremos (honesto, bom administrador, divertido….e outros valores q. a turma definiu), um grupo fez a pesquisa nas salas de aula enquanto outra turma pesquisou sobre o que queremos dos políticos. Após pesquisa foram organizado os dados no qual representaremos os resultados através de gráfico.
    Ainda, na semana q. vem coletaremos dados sobre o número de votantes, votos brancos, nulos, votos d para governo, presidente, senadores das urnas em nossa escola, Q. foram 03 urnas. Assim saberemos quais os candidatos votados e o porcentual de votos. também demosntraremos através de gráficos..

  • adriane nascimento disse:

    adoreiesta ideia de publicar o que pensamos,sobre eleiçoes isso deveria acontecer em todoo lugar, adorei que vou fazer as eleiçoes de minha turma.
    adorei dar esse palpite. parabens

  • Mário Sérgio disse:

    também gostaria se possível de receber esse programa que simula urna eletrônica!
    abraço!

  • Mário Sérgio disse:

    também gostaria se possível de receber esse programa que simula urna eletrônica!
    abraço!

  • andré disse:

    ola eu queria saber como vai a politica nas escola de manaus

  • alessandra disse:

    Este projeto é muito bom, parabéns. aluna do 5º aperíodo de pedagogia Imperatriz, MA

  • helena disse:

    Adorei o projeto citado, também gostaria de conhecer o programa que simula a eleição com a urna eletrônica e personalizá-la com os candidatos do Grêmio Estudantil, isso seria uma aula de cidadania, principalmente num país onde a maioria da população é analfabeta e tem maior dificuldade na hora de votar na urna eletrônica.

  • helena disse:

    Adorei o projeto citado, também gostaria de conhecer o programa que simula a eleição com a urna eletrônica e personalizá-la com os candidatos do Grêmio Estudantil, isso seria uma aula de cidadania, principalmente num país onde a maioria da população é analfabeta e tem maior dificuldade na hora de votar na urna eletrônica.

  • Adriano Martini disse:

    Seria possivel me enviarem o programa que simula a urna ? gostaria de apresentar este projeto na escola que meu filho estuda pois está é uma grande idéia eu gostaria que muitas escolas tive-se a oportunidade de desenvolve-la.
    Grato.

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Atividade sobre Eleições para a sala de aula no Pesquisa Educação.

Meta

