Sete blogs e 1 milhão de idéias

04/09/2006 § 30 Comentários

andrea-toledo-small.jpg

Com sete blogs, a professora Andrea Toledo dá dicas para projetos com internet. (Crédito: Divulgação)

Entrevista – A experiência da educadora Andrea Toledo é única dentre os especialistas que o Yahoo! Busca Educação já trouxe. A professora trilhou um caminho próprio, descobrindo técnicas e acumulando muitas experiências diferentes. Seu trabalho inclui uma experiência com o Museu da Pessoa, parceiro do Yahoo! Busca Educação. Leia a entrevista exclusiva e veja os links dos projetos da educadora.


Quando você começou a se interessar por tecnologia educacional?
“Comecei a me interessar por tecnologia educacional em 1999 quando me especializei em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras, MG. Logo em seguida em 2000 fui convidada pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto para coordenar um projeto de inclusão digital. As idéias dos envolvidos eram muito parecidas com as minhas porque desde o início já percebíamos que as tecnologias deveriam ser usadas para a construção do conhecimento e não só como ferramenta de trabalho.
O ponto alto do nosso trabalho são as tecnologias aplicadas à educação, mas completamos o projeto com ações de inclusão digital para funcionários da Companhia Industrial Cataguases, mantenedora do Instituto, assim como seus filhos, terceira idade e cidadãos portadores de necessidades especiais. Com estas aulas somam-se 1200 pessoas atendidas durante a semana.
Além dos trabalhos no Instituto Francisca de Sousa Peixoto sou professora nas Faculdades Integradas de Cataguases, onde oriento futuros professores a utilizar as tecnologias na Educação.
Em 2005 descobri os blogs. Tenho sete. Cinco em que trabalho com meus alunos e colaborativamente com alunos de outras cidades e estados, e dois pessoais onde disponibilizo meus projetos e tiro dúvidas dos professores.
No Blog Escrevendo com Escritor apresentamos o autor, sua biografia e obra. Em seguida ele começa uma história e as crianças dão continuidade. Quando a história está terminando o autor finaliza. Durante as postagens da história os alunos interagem com o escritor trocando idéias sobre o que está sendo escrito.
Já escreveram textos e poesias e agora junto com Silvio Costta escreverão sobre “A escola de seus sonhos”. Este blog faz parte do projeto “Asa de papel, leia um livro e vá ao teatro” que além de objetivar o prazer pela leitura e a escrita busca despertar nas crianças o gosto pelo teatro. Depois do contato no blog trazemos o escritor para conhecer as crianças pessoalmente. Neste momento eles conversam sobre as aventuras na Net e assistem a uma peça de teatro, feita pelo grupo de teatro de bonecos de nossa instituição inspirada em um dos livros do escritor convidado.
Trabalhamos com os meninos também no Blog Eu sou bom em. Nele eles relatam o que fazem de melhor além, de incentivar demais crianças a fazerem o mesmo. Temos desenhistas, bons amigos, matemáticos, instrumentistas. Durante a Copa do Mundo, eles participaram do blog colaborativo Copa 2006. Postaram suas descobertas a respeito da Copa do Mundo, história, curiosidades, países participantes, cultura, seleções, estádios, mascotes. Nestes mesmos moldes criamos agora o Eleições Cidadãs. Nele divulgam suas idéias sobre as campanhas eleitorais, ações cidadãs, corrupção e o que mais se relacionar com as eleições em 2006.
Por fim, temos alunos especiais que criaram comigo o Blog da Vovó. São senhoras e senhores que tornam públicas suas idéias na Net e que já foram até destaque aqui no Yahoo! Busca Educação. Publicam poesias, receitas, dicas de moda, beleza, etiqueta, saúde e bem estar. O objetivo é mostrar que a felicidade não tem idade.
Acredito que o blog pode trazer grandes benefícios para a construção do conhecimento. Poder divulgar suas idéias, vê-las comentadas por pessoas distantes geograficamente torna a escrita fonte de prazer. E é o que tento fazer com todo este trabalho.
Em meus blogs pessoais (Professora Andrea e Andrea Toledo) todos os projetos que desenvolvo podem ser lidos na íntegra. Convido a todos visitá-los e quem sabe retirar de lá alguma idéia para trabalhar com seus alunos.”
Você mencionou já ter utilizado o conteúdo do site Museu da Pessoa em uma de suas atividades. Como foi trabalhar com essa espécie de “memória” online? Você acha que esse é um caminho interessante para os professores?
“Foi fantástico o trabalho envolvendo o Museu da Pessoa! O projeto teve início quando convidamos o diretor do Museu, José Santos, que também escreve para crianças, para participar de nosso projeto de incentivo à leitura e à escrita, “Asa de papel, leia um livro e vá ao teatro”. A idéia inicial não incluía utilizar o Museu. No entanto, quando fui me preparar para apresentar a biografia do escritor para as professoras e as crianças envolvidas, fiquei fascinada com as possibilidades de sua utilização. Percebi que mesmo que os textos fossem complexos para meninos das séries iniciais poderíamos adaptá-los para que todos participassem. Então, as professoras mostraram o conteúdo do museu para as crianças ressaltando principalmente a importância da valorização de nossa própria história.
Depois disto resolvemos fazer poesias junto com José Santos que teria como tema a história de cada criança e de nossa cidade. As poesias podem ser lidas em nosso blog Escrevendo com Escritor. Recentemente fomos convidados a participar de um novo projeto com o Museu. Nossos alunos irão escrever para o projeto “Histórias de Nossa Terra” onde contarão histórias de pessoas e de lugares de nossa cidade depois de entrevistarem cidadãos da comunidade.
Sugiro que visitem o Museu, conheçam os projetos já desenvolvidos e coloquem a mão na massa. O Museu é muito rico e é aberto à participação de qualquer pessoa, o que abre um leque de possibilidades, basta que deixemos a criatividade fluir.”
Quais são seus próximos projetos em 2006? Tem alguma dica para os nossos leitores?
“Neste momento estamos envolvidos com a construção de uma rádio web, que será construída pelas crianças salvo ao que se refere a publicação de conteúdo na Internet. Acredito que esta ferramenta e o blog podem ser grandes auxiliares na construção do conhecimento.
Também neste semestre oriento crianças e professores na construção do blog Eleições Cidadãs e na nova versão do Escrevendo com Escritor que desta vez terá a participação de Silvio Costta.
Outro projeto ampliando é “O lugar onde eu Moro”. Escrita colaborativa criada pela professora Gládis Leal e que tem a participação de alunos de diferentes partes do país e de Portugal. Até então escrevemos relatos de como é a escola, a rua e o bairro. A partir de agora falaremos sobre a cidade. A novidade é que além de escrever as crianças passarão a se comunicar através de videoconferências. Gravaremos as conversas e disponibilizaremos nos blogs para a apreciação de todos.
Como podem perceber a Internet está repleta de recursos capazes de enriquecer as aulas, basta que nos tornemos educadores-educandos: educadores que estão sempre aprendendo passam a assumir o papel de pesquisadores, sempre em processo de mudança e de aquisição de novos estágios de saber.
Cabe a nós educadores provocar perturbações, desequilíbrios, situações problemas que devem ser superados pelos alunos para que construam sua aprendizagem. Quem vai utilizar a informática para fins educacionais deve definir seu objetivo, traçar metas, fazer planos, sonhar, integrar os recursos tecnológicos de forma significativa com o cotidiano educacional.”

Anúncios

§ 30 Respostas para Sete blogs e 1 milhão de idéias

  • João Bosco disse:

    A professora Andrea aproveita muito bem os recursos da internet.Com sua capacidade criativa, com o apoio do Instituto Francisca de Souza Peixoto e sua mantenedora Cia Industrial Cataguases, é impressionante o trabalho desenvolvido na Biblioteca Digital por ela coordenada.

  • Mariana disse:

    Bom a Andrea e uma pessoa maravilhosa que cativa a todos com sua espontaniedade e sempre tem otimas ideias.
    bjão e toda sorte do mundo pra vc.

  • Marli Fiorentin disse:

    Parabenizo minha colega e amiga Andrea pelo excente trabalho que tem realizado. É de profissionais assim comprometidos que precisamos para fazer uma educação diferente, realmente transformadora e formadora de sujeitos donos de sua história. Parabéns ao Yahoo! Busca Educação por estar atento às iniciativas que tem valor como essa. Abraço!

  • Fiquei feliz e orgulhoso de ver o trabalho da prof. Andréa divulgado com tanta propriedade. Estive desenvolvendo com ela um projeto em Cataguases e me surpreendi com a quantidade de idéias que ela já havia posto em prática. Que bom que na era digital, não adianta mais os mineirinhos trabalharem em silêncio, pois logo viram notícia.

  • Joana Cesário disse:

    Andrea, como sempre arrasando… Continue sempre crescendo, pois assim todas nós que estamos ao seu redor, vamos também só ganhar. Parabéns!

  • Mariana Abreu disse:

    Eu acho o trabalho dela muito legal, pois ela trabalha com crianças há muito, muito tempo mesmo e sabe como lidar com todos. Quem trabalha com a tia Andréa sabe que se trata de uma mulher maravilhosa! Um beijo,
    Mary!

  • Magda Vener disse:

    É muito bom saber que a cada dia aumenta o numero de pessoas que ainda acreditam na educação.
    Parabéns Andréia por você fazer parte dessas pessoas que sonham e realizam.

  • Milena Duarte disse:

    O trabalho realizado pela professsora Andrea, além de criativo é inovador em nossa cidade. Como coordenadora da biblioteca digital, no Instituto Francisca Souza Peixoto, disponibiliza às crianças e jovens das escolas públicas o conhecimento de uma nova realidade através da inclusao digital. Só temos muito a agradecer e parabenizá-la por seu desempenho.

  • Mdalena Maximiano disse:

    O trabalho de Andreia Toledo em Cataguases é realmente muito bom,pois é uma pessoa séria, dedicada e muito comprometida com o que faz.

  • Janete Rangel disse:

    Andrea não precisa comentários você é totalmente D++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    amei sua entrevista.

  • Elza disse:

    É de muita importância ter você como canal de conhecimento na área de informática da educação.

  • Adriana Brito disse:

    Quem faz seu trabalho com entusiasmo, responsabilidade,sempre inovando e ampliando não só seus horizontes, mas de todos que a sua volta estão só merece aplausos. Parabéns Andréia.

  • Aninha disse:

    A beleza exterior é sempre muito legal,mas, torna-se insignificante se não fosse esse amor e responsabilidade com que Andréa desenvolve seu trabalho. Muitas luzes e que os bons espíritos acompanhem seus passos para que suas atividades continuem a dar bons frutos.

  • Lúcia Helena disse:

    Andreia,parabéns. Seu trabalho merece ser reconhecido e visitado por todos aqueles que se preocupam com a educação.Aprendi muito com você,admiro suas habilidades e competências que transparece quando está atuando como excelente educadora.Parabéns…Você é uma pessoa admirável que nos conquista com o seu saber e seu sorriso.

  • Elenita - Vit. da Conquista - Ba disse:

    Fiquei extasiada ao ler a entrevista da professora Andréa. Com a era digital precisamos estar sempre em busca de novas oportunidades de aprendizagem; e iniciativas como a dela devem ser publicadas e seguidas. Parabéns, Professora!

  • Andréa,
    Já tinha lido a entrevista assim que saiu e apesar de ter divulgado nas listas de dsicussão, ainda não tinha feito meu registro aqui. Parabéns mais uamv ez pelo trabalho, pelo entusiasmo e pelas parcerias em nossos projetos colaborativos.
    Beijinhos
    Gládis
    Joinville SC

  • Rosa Pomerone disse:

    Andréa,
    Recebi o programinha da Urna Eletrônica que você enviou. Ficou muito bom. Todos vocês que desenvolveram estão de parabéns.
    Eu e meus alunos agradecemos muito!
    Beijos
    Rosa

  • Dulcemar e Neila disse:

    Oi,
    Somos acadêmicas da FIC,Faculdades Integradas de Cataguases.Passamos por aqui para dar uma bisbilhotada…rs.Interessante as idéias da Professora Andréa Toledo.
    Uma abraço…

  • Manuela Guedes de O. Ventura disse:

    Andréa,parabéns por sua entrevista. Trabalhar com blogs é muito interessante e importante para as crianças, elas se sentem mais entusiasmadas e motivadas. Um abraço!

  • Achamos de grande importância usar o computador na educação,pois ele serve para tudo,principalmente para buscar novos conhecimentos em relação ao mundo atual.Tecnologia hoje está em alta,o computador dominou o mundo,ele está nas casas,nas escolas, em tudo.Desde os pequeninos até os mais experientes ele tem muito valor,temos que ter acesso a tudo que é novidade.Portanto,o trabalho da professora Andrea é valiosíssimo,parabéns continue atuando assim.

  • Nilceia,Gilmara kta MG disse:

    Andréa,
    Parabéns pelo seu excelente trabalho.
    Ao ler sua entrevista podemos perceber o quanto o a informática é importante e como pode nos ajudar de várias maneiras.
    Estamos torcendo para que seu trabalho possa estar sempre sendo difulgado e que novas pessoas possam ter acesso a internt.

  • Andréa, sua entrevista está maravilhosa! Como é bom ter você conosco compartilhando suas experiências e idéias criativas! Abraços, suas alunas Carla e Paula.

  • Juliana disse:

    PARABÉNS ANDRÉA!!!!
    VC É SIMPLISMENTE DEMAIS!!!!
    VC É UMA PESSOA COM UMA CAPACIDADE ADMIRAVEL,
    E CORRE ATRÁS´E SABE MOSTRAR QUE É A MELHOR!!!
    ADMIRO E SOU SUA FÃ….

  • LIDIA disse:

    ANDRÉA,
    LEGAL SEU TRABALHO…
    VOCÊ GOSTA DO QUE FAZ POR ISSO FAZ BEM!!!!
    TE ADMIRO!!!!
    SOU SUA FÃ!!!
    PARABÉNS PELO TRABALHO!!!

  • Juvenal Pereira Costa disse:

    Andréia,
    Seu trabalho pode funcionar como fonte de inspiração e transformação para todo pessoal
    da educação, é preciso sair do lugar comum e acreditar nesta utopia, parabéns pelo seu trabalho.

  • Luiz Vicente disse:

    Maravilhoso trabalho! A coragem de ousar deve ser elogiada por todos. Como a própria professora diz, precisamos criar desafios e ajudar nossos alunos a superá-los.

  • Maísa Aparecida Fernandes disse:

    Andrea parabéns!
    Tenho acompanhado seu trabalho desde o início e é impressionante o quanto ele tem ampliado e possibilitado o crescimento de outras pessoas também.
    As nossas vitórias somente são reais quando conseguimos promover o nosso próximo, e isso você vem conseguindo com toda a sua criatividade e dedicação. Muita luz hoje e sempre!
    Abraços.

  • milena disse:

    uma boa discussão para os professores é: por que os alunos estudam? mais pelos pais?

  • Marlene disse:

    Olá, Andréia aqui é a Marlene do curso da Maria Luiza lembra? Começo do ano 2006.
    Vc faz um exelente trabalho parabéns vc é 10+10…

  • Jenny disse:

    Só temos que agradecer a sorte de ter pessoas como a Andrea, para abrir as trilhas para que possamos seguir em frente na busca pela melhoria do ensino no Brasil. Estou aprendendo muito com ela e outras excelentes profissionais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Sete blogs e 1 milhão de idéias no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: