Política nas mídias: pesquisa na internet

14/09/2006 § 9 Comentários

mapa-eleicoes.jpg

Mapa que circula na internet em arquivo Powerpoint.

Atividade sugerida – As CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) exaustivamente televisionadas, foram a prova cabal da possibilidade do uso dos meios de comunicação para além do entretenimento.


Atualmente, circulam na internet informações disponíveis em sites ou mesmo via e-mail divulgando fatos e desfilando argumentos do porquê devemos votar ou não, neste ou naquele candidato.
Ora, nada melhor do que propor aos alunos uma pesquisa que, ao mesmo tempo, atende a dois grandes objetivos pedagógicos:
1 – Conhecer os diversos políticos que estão se candidatando e,
2 – Pesquisar, na internet, aprendendo a selecionar informações, localizando suas fontes e sabendo distinguir o que é e o que não é conteúdo confiável.
Entrou no ar o projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil, que oferece um cadastro com o histórico de todos os candidatos que buscam reeleição à Câmara dos Deputados, e mais ex-ministros, ex-senadores, ex-governadores e ex-prefeitos de capital que tentam eleger-se deputados federais.
Os históricos de cada candidato incluem apenas dados de domínio público e o “O projeto Excelências” indica quais as fontes das informações em que pesquisaram. Os dados incluem:
* Dados pessoais básicos e funções públicas que os candidatos exerceram.
* Informações sobre o desempenho legislativo dos candidatos, como faltas, votações, uso de verbas de gabinete, emendas ao Orçamento apresentadas nos últimos anos.
* Declaração de bens apresentada à Justiça Eleitoral.
* Doadores de campanhas eleitorais passadas (2002 e, no caso daqueles que se candidataram a prefeito em 2004, também estes).
* Principais menções publicadas na imprensa em que o candidato aparece ligado a algum caso de corrupção.
* Referência dos processos (a partir da segunda instância) em que o candidato é indiciado como réu na Justiça Federal, nos tribunais superiores, na Justiça Eleitoral, nos Tribunais de Contas.
Circula também pela internet um mapa do Brasil dividido por Estado, este sem procedência divulgada. Ao clicar em cada Estado aparece uma relação de candidatos que supostamente estariam envolvidos em algum tipo de irregularidade ou ato de corrupção e portanto não deveriam ser eleitos pela população. Tentamos, localizar a origem desta informação ou mesmo as fontes em que se baseou a lista de nomes publicada. Não conseguimos identificar sua autoria. Como a questão da identificação da autoria é um problema importante, delicado e recorrente na internet, entendemos que assumir esta discussão poderia ter um valor pedagógico relevante.
Propomos então:
* Pedir aos alunos que consistam as informações disponíveis no referido “Mapa” com aquelas divulgadas pela ONG Transparência Brasil. Com isto, acreditamos que se cumpririam os importantes objetivos simultaneamente, pois sabemos que, se de um lado a internet contribui para a democratização da informação, por outro, a credibilidade de suas informações fragiliza e põe em questão o conteúdo que nela circula.
Saiba mais sobre atividades sobre eleições, leia:
* Votar em quem?
* Atividade 2: Em quem mesmo votei?

Atividade 2: Em quem mesmo votei?
Por Flávia Aidar, coordenadora pedagógica

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§ 9 Respostas para Política nas mídias: pesquisa na internet

  • Cristiane Cibele Caliente disse:

    Sabe-se que muitas coisas que eventualmente são publicadas na Internet podem, ou não serem verdadeiras existem publicações que poder ser cofiáveis se elas forem publicadas da mesma forma na Internet, Jornal Impresso, TV, que podem não ser notícias confiaveis, é preciso pesquisar muito, ir atrás de vários meios de comunicação, que a mídia dispõem, mas nunca colocar um único meio de comunicação como aquele que exibe a informação de maneira correta.

  • Cristiane Cibele Caliente disse:

    Sabe-se que muitas coisas que eventualmente são publicadas na Internet podem, ou não serem verdadeiras existem publicações que poder ser cofiáveis se elas forem publicadas da mesma forma na Internet, Jornal Impresso, TV, que podem não ser notícias confiaveis, é preciso pesquisar muito, ir atrás de vários meios de comunicação, que a mídia dispõem, mas nunca colocar um único meio de comunicação como aquele que exibe a informação de maneira correta.

  • Leticia Leme disse:

    Gostaria de sugestões de atividades para o dia dos pais e do folclore, para crianças carentes

  • Heloísa disse:

    Gostaria de receber idéias de atividades de confecção de lembrancinhas para o dia dos pais.

  • Flávia disse:

    Professoras eu estou precisando muito da ajuda de vocês, eu sou estagiária de uma turma de educação infantil, tenho que ter idéias para lembrancinhas, para dia dos pais, primavera e vestimenta do dia do soldado, estou muito nervosa, pois é minha primeira experiência como estagiária e não consigo ter idéias criativas para tais datas festivas!
    Peço a ajuda de vocês, pois as senhoras são mais experientes e com certeza devem ter mais idéias criativas que já tenham trabalhado com seus alunos.
    Desde já agradeço.=)
    Bejoos Flávia

  • Flávia disse:

    Professoras eu estou precisando muito da ajuda de vocês, eu sou estagiária de uma turma de educação infantil, tenho que ter idéias para lembrancinhas, para dia dos pais, primavera e vestimenta do dia do soldado, estou muito nervosa, pois é minha primeira experiência como estagiária e não consigo ter idéias criativas para tais datas festivas!
    Peço a ajuda de vocês, pois as senhoras são mais experientes e com certeza devem ter mais idéias criativas que já tenham trabalhado com seus alunos.
    Desde já agradeço.=)
    Bejoos Flávia

  • gizele disse:

    Olá, gostaria de receber dicas para trabalhar com campeonatos esportivos na disciplina de português no ens. fundamental.

  • Arthur disse:

    Gostaria de pedir mais sugestões de artes

  • rafael disse:

    Alguém pode me mandar um projeto de robô para fazer para a escola e os equipamentos necessários para isso?

  • ana disse:

    Sou formada em pedagogia e gostaria de informações e locais p/ atuar na area de alfabetização de adultos.

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