Tec Educ mostra cenário da educação no futuro

10/10/2006 § 1 comentário

teceduc-1.jpg

Entrada do Tec Educ 2006 com stand da lousa interativa da Smart Technologies. (Crédito: Yahoo! Busca Educação/Renata Aquino)

Notícia – O TecEduc 2006, ocorrido semana passada em São Paulo, trouxe muitos pontos de vista para os interessados em tecnologia educacional. O Yahoo! Busca Educação esteve presente e selecionou os destaques das palestras do congresso e algumas imagens.


teceduc-4.jpg
Congressista descansa entre as oficinas na “Sala Inteligente”. (Crédito: Yahoo! Busca Educação/Renata Aquino)
Brasil, letramento digital, mapa e internacionais
O primeiro conferencista foi Ronaldo Mota, da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC). Mota deixou claro que na educação “as relações atualmente são diversas; antes, você tinha o modelo da academia de transferência de conhecimento e a realidade agora é diferente”. De acordo com o palestrante, o professor precisa atentar para o novo modelo de aprendizado colaborativo e descentralizado. No Brasil, a importância de estar pronto para esse novo modelo é ainda maior. “O Brasil é um país cheio de desigualdades sociais e educacionais e as novas tecnologias ajudam a enfrentar esses aspectos no nosso país”, disse Mota.
José Armando Valente, professor do departamento de Multimeios do Instituto de Artes da Unicamp, falou sobre o aprendizado na era digital. Para melhoria desse aprendizado, na opinião do palestrante, é preciso que se reflita sobre os diferentes modelos de letramento digital. “As pessoas já utilizam a tecnologia de modo natural no dia-a-dia, como uma caixa de supermercado que registra as compras com auxílio de um software, o que falta é a educação ser também um espaço onde essa familiarização aconteça”, afirmou o professor. O letramento, um conceito mais aplicado para a utilização da leitura e escrita, precisa ser ampliado para incluir a utilização do mundo digital. Valente citou o teórico da comunicação Marshall McLuhan e enfatizou que “os meios estão saindo de um modelo analógico, da concepção eletromecânica da comunicação, para outra totalmente oposta, a digital”. “Essa não é uma passagem tranqüila, tem sérias implicações econômicas, basta acompanhar a trajetória da empresa Kodak à fotografia tradicional”, completou Valente. O professor citou ainda a importância dos trabalhos de teóricos como Lev Manovich, Yochai Benkler e o brasileiro Gilson Schwarz para a compreensão da era digital.
A mesa-redonda que se seguiu à conferência de abertura trouxe pesquisadores da FE-USP renomados na área de educação a distância (EAD). Stella Piconez, pesquisadora do Núcleo de Educação a Distância, presidiu a mesa iniciando a apresentação com uma provocação “atualmente todos pedem que o professor seja pesquisador, mas quem tem que pesquisar é o aluno, o professor tem o papel de incentivar esse aprendizado”. A pesquisa que deve ser feita pelo professor, de acordo com a palestrante, é sobre sua própria didática e preparação de aula e a busca de informação sobre educação no Brasil, “o professor pesquisa sobre aquilo ele faz”, afirmou a professora.
Silvia Dotta do Lapeq/FE-USP, fez um relato de seu projeto para formação de professores em rede e a pesquisa sobre o diálogo virtual. Um dos aspectos interessantes em projetos de EAD, de acordo com Silvia, “é a nova linguagem para comunicação nesse ambiente, precisamos ver se ela é própria do meio virtual, se é híbrida, quais suas características principais”. A pesquisadora criticou programas que “apenas transferem” práticas do ensino presencial para o meio virtual. “A linguagem é uma das razões que fazem com que essa transposição seja complicada”, enfatizou.
Cláudio André, coordenador tecnológico do NEA/FE-USP, mostrou sua pesquisa de mapeamento de informação colaborativo. O Sistema Pesquisador em Rede, criado pelo professor, procura mapear as produções na área de educação a distância por nome, autor e outras características, relacionando-as de maneira colaborativa.
Andrea Filatro, também pesquisadora da FE-USP e do projeto Tidia/Fapesp, mostrou um panorama da EAD no Brasil, uma aplicação do trabalho de mapeamento da informação do professor Cláudio André. A pesquisa, atualizada este ano, mostrou que o Brasil produziu 2069 títulos acadêmicos na área de EAD, sendo Sul (63%) e Sudeste (31%) as regiões que mais se destacam. Entre os temas de interesse, a preocupação com conceitos pedagógicos em tecnologia educacional está em 35% dos títulos. Por ordem de importância seguem-se ainda os temas suporte a serviços (16%), gestão e logística (15%), filosofia/serviços/estratégias (13%), pesquisa e avaliação (11%), conteúdo e habilidades (8%) e garantia e qualidade de conteúdo (2%).
A tarde foi marcada pela participação dos palestrantes internacionais. “Arte, Conhecimento, Educação e Inclusão Digital” foi a palestra de Etienne Delacroix, belga e professor visitante no MIT, LSI-POLI-USP e Institute of Electrical Engineering do Udelar Montevidéu, Uruguay. Também do MIT, o professor David Cavallo falou sobre a iniciativa One Laptop per Child, da produção de notebooks econômicos para estudantes. O professor expôs o projeto mas não trouxe novas informações sobre o tema que atrai muitos educadores.
Leia ainda: Tec Educ: Os dilemas do professor pronto para a era digital

Anúncios

§ Uma Resposta para Tec Educ mostra cenário da educação no futuro

  • Marcos Dantas disse:

    Sabemos que o nosso mundo muda constantemente. E, que essas mudanças são inevitaveis. A escola, precisa repensar sua forma, maneira de fazer educção. No entanto, se o Estado ficar esperando que essa mudança parta do professor, acho muito pouco mudará. É preciso que haja mudanças nas políticas públicas voltadas para educação. Todos nós vivenciamos essas mudanças, mesmo que não venhámos a perceber. Acho o assunto muito interessante e acredito que o professor precisa de uma formação continuada no quesito tecnologias educacionais.
    Um abraço aos coordenadores do blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Tec Educ mostra cenário da educação no futuro no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: