Educador Nota 10 e Yahoo! Busca Educação apontam caminhos

17/10/2006 § 1 comentário

Notícia – O prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, e o Yahoo! Busca Educação combinaram ações para apontar caminhos para educadores que cada vez mais vão além com criatividade e inovação em projetos escolares. O Manual Yahoo! Busca Educação para pesquisa online foi distribuído entre os finalistas do prêmio, que teve sua cerimônia de premiação este mês. Para estes educadores, assim como para os de todo Brasil, a importância da pesquisa na internet é cada vez maior. Conversamos com o destaque da premiação, a Educadora do Ano Francisca das Chagas, e com a coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita, Regina Scarpa, para saber mais sobre o assunto.


Educadora do Ano fez pesquisa online sobre literatura de cordel
A professora Francisca das Chagas é professora de Língua Portuguesa da Escola de Ensino Fundamental João Pinto Magalhães, localizada na zona rural de São Gonçalo do Amarante (CE). Com o projeto Cordel: rimas que encantam, a professora ensinou seus alunos a utilizar o conhecimento regional para melhorar a escrita e a leitura de seus alunos da 8ª série. Além do troféu, de livros e da importância de R$ 10.000,00 recebidos por cada um dos Educadores Nota 10, Francisca das Chagas ganhou uma bolsa de estudos para cursar pós-graduação em universidade a ser escolhida. Para a educadora “ganhar o prêmio foi uma emoção que nunca imaginei, meus colegas dizem que sou muito sonhadora e que é preciso me amarrar em algum lugar ou saio voando, mas acho que acho que a pessoa que não sonha é um vegetal e além de ter sonhos, eu tenho ousadia também; só acredito que não dá certo, quando tento”. A professora concorreu com 3800 projetos de todo o país.
Chaguinha, como é conhecida a professora, utilizou a pesquisa online para investigar, junto com seus alunos, o mundo da literatura de cordel. “Muitos dos meus alunos nunca nem tinham tocado num computador, quanto mais a internet”, conta a professora. Com apoio da Secretaria de Educação do Estado, os obstáculos foram sendo vencidos “levamos os alunos em um local onde tiveram noções básicas de informática e internet e depois passaram a pesquisar e descobriram um novo mundo”. Desde a organização do projeto ao transporte até o local onde era realizada a pesquisa exigiram o desdobramento da professora. Chaguinha e seus alunos viajavam 36km em estrada de terra para o acesso aos recursos de tecnologia educacional. “Na internet, nosso objetivo maior foi a informação; pesquisamos vários autores de cordéis, a definição, alguns poemas, autores… E um dos que chamaram atenção foi Patativa do Assaré, os alunos recitaram e copiaram alguns poemas dele e quase não conseguia que desgrudassem do computador”, relata a animada professora.
“Educadores precisam se atualizar cada vez mais”
Para a coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita, a importância da pesquisa online foi uma boa surpresa no Prêmio Educador Nota 10. “A pesquisa é muito importante, há uma grande presença da internet nos trabalhos selecionados”, conta Regina. “É preciso notar, no entanto, que ainda falta ao professor brasileiro ensinar ao aluno como pesquisar, para isso os educadores precisam se atualizar cada vez mais, precisam saber como pesquisar primeiramente”, completa. O número de inscrições para o prêmio feitas pela internet também cresceu muito, foram 62% contra 38% via correios.
“Um dos projetos finalistas também utilizou muito a internet, tratava-se de investigação sobre o clima e os alunos fizeram pesquisas e se comunicaram com o instituto de meteorologia local perguntando aos funcionários sobre o seu trabalho”, conta Regina. No projeto, de Laguna (SC), os alunos investigaram o grau de acerto dos metereologistas.
A distribuição do Manual Yahoo! Busca Educação foi outro destaque da premiação. Para Regina, “os professores ainda não têm familiaridade com a pesquisa online e acho que o manual ajuda; é um guia e o professor também precisa receber ajuda para se manter atualizado, o manual é uma ótima iniciativa nessa área”.

Anúncios

§ Uma Resposta para Educador Nota 10 e Yahoo! Busca Educação apontam caminhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Educador Nota 10 e Yahoo! Busca Educação apontam caminhos no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: