No ritmo do aprendizado

27/11/2006 § 8 Comentários

tim-1.jpg

Entrevista – A empresa de telefonia celular TIM investigou, para seu projeto de responsabilidade social, o casamento de duas áreas bastante interessantes. O projeto TIM Música nas Escolas surgiu há alguns anos e é um grande sucesso e será uma das atrações das férias de 2006 em São Paulo. Em 20 de dezembro, no Parque do Ibirapuera, alunos do projeto se apresentarão mais uma vez no auditório planejado por Oscar Niemeyer.


tim-2.jpg
O TIM Música nas Escolas está presente em oito cidades brasileiras e beneficia cerca de 15 mil jovens da rede pública de ensino. O objetivo é possibilitar o acesso a diferentes modos de aprendizagem e a atuação na sociedade com a linguagem universal da música. Implementado em 42 escolas públicas localizadas em áreas de exclusão social, o projeto começou em São Paulo, em abril de 2003, e hoje ainda em Porto Alegre, Salvador, Recife, Belém, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Florianópolis.
tim3.jpg
O TIM Música nas Escolas é uma parceria com as secretarias municipais e estaduais de Educação. As escolas têm oficinas de música e dança e são selecionados jovens que formam o grupo Pequenos Embaixadores da Paz. Os jovens formam Núcleos de Agitação Cultural com atividades de difusão de rádio, produção de eventos e brincadeiras musicais. Em Ribeirão Preto e Florianópolis, os Embaixadores dão lugar ao grupo que compõe a bateria-mirim, com 150 integrantes. O projeto realizou ainda 34 shows Novos Artistas e 18 Shows-workshops.
tim-4.jpg
O TIM Música nas Escolas oferece ainda ferramentas que conduzam as 10 escolas da rede municipal participantes a sustentarem as atividades de músicas do projeto nos próximos anos. Para isso, serão criados conjuntos distintos de ações como a doação dos equipamentos específicos para as atividades musicais como mesa de áudio com seis canais, aparelho de DVD, microfones, rack padrão, pedestais, caixas de som, entre outros. Está prevista ainda uma ação programada de monitoramento nas 10 escolas participantes do projeto. Serão realizadas visitas e reuniões periódicas da equipe de coordenação do TIM Música nas Escolas com a direção das escolas, além da criação de linha 0800 para facilitar o contato dos professores de outras cidades com o projeto.
tim-5.jpg
Uma pesquisa aponta o que mudou na vida dos alunos em três anos de projeto. Entre os Embaixadores ouvidos no estudo, 97,3% afirmaram que o projeto foi bom para suas vidas por trazer o aprendizado da música. A conscientização social dos Embaixadores da Paz sobre os principais problemas de suas comunidades também foi outro indicativo importante do estudo: 55,4% dos alunos manifestaram preocupação com a violência, seguida da preocupação com infra-estrutura no seu bairro.
tim-6.jpg
Maria da Glória Ganem Rubião, Gerente de Comunicação com a Comunidade da TIM, nos contou um pouco mais sobre o surgimento do projeto e seu sucesso hoje.
Como começou o TIM Música nas Escolas e por que o interesse pela música no aprendizado?
Quando definimos o plano de ação social da TIM, já tínhamos ações locais relacionadas a educação. Quando a empresa passou a ter atuação nacional em 2002, pensamos em um projeto único. Optamos pela área de educação e tivemos contato com o GIFE (Grupo de integração Fundações e Empresas) para orientação. Decidimos, então, fazer uma parceria com as Secretarias de Educação para fornecer algo que nosso país precisava realmente. A música foi a ferramenta para se aproximar das crianças e incentivar a educação. Já havíamos lançado um festival de música, um prêmio de música e apoiamos a construção do Auditório Ibirapuera.
tim-7.jpg
Como saber se o uso da música nas escolas teve bons resultados?
Já vínhamos aplicando pesquisas qualitativas em entrevistas, e pensamos em fazer uma pesquisa de impacto. A pesquisa do dr. Flávio Comin, da HMetrics, nos ajudou a avaliar se o projeto havia atingido os objetivos que se propôs. Felizmente, ficamos satisfeitos com os resultados. O projeto permitiu que a criança saiba que há outras formas de aprendizagem como através da música. Essa é uma forma de trabalho muito conhecida e auxilia a criança a acessar outros tipos de conhecimento. A música facilita o aprendizado.
gloria200.jpg
Como funciona o projeto hoje e quais os próximos passos?
Para o funcionamento do projeto, dependemos de uma estrutura capilar muito grande, que parte desde a agência que trabalhos para projetos sócio-educacionais na Itália e no Brasil, a Fábrica. Coordenamos parcerias com Secretarias de Educação e organizações locais e temos pessoas especializadas na contratação ou educadores e músicos. É muito importante ter sensibilidade local, não levamos, por exemplo, um projeto de hip hop pra Recife, levamos o maracatu e para o Rio, o chorinho.
O resultado prático, é o resgate da cidadania e de valores muito importantes. O projeto tem um ciclo de 4 anos, 3 de execução e 1 de sustentabilidade. Queremos realmente que os projetos se auto-sustentem após algum tempo. Um grupo pode estudar música até 7 anos. Em São Paulo, queremos até formar uma banda sinfônica com os alunos do projeto. A ação de sustentabilidade prevê toda uma infra-estrutura ao redor do projeto, como a doação e conserto de equipamentos. E agora estamos também desenvolvendo agora um portal do projeto onde disponibilizaremos informações para qualquer escola que queira fazer um projeto semelhante.
Criamos também bolsas-estágio para alunos interessados em ser técnicos e oficineiros e iniciamos negociações com outras Secretarias para as próximas ações. Em SP, temos 120 embaixadores da Paz que estão tendo aulas e apresentações e irão se apresentar em um grande show no dia 20 de dezembro. Nas outras cidades, temos um plano de fazer big bands e organizar shows em ONGs, asilos etc.

Fotos: Cenas do projeto TIM Música nas Escolas e Maria da Glória Ganem Rubião, Gerente de Comunicação com a Comunidade da TIM. (Crédito: Divulgação)

Anúncios

§ 8 Respostas para No ritmo do aprendizado

  • daniel disse:

    Eu faço parte do projeto lá na minha escola e é muito bom.

  • gilberto disse:

    oi eu sou embaixador da paz de Recife Pernambuco e o projeto é muito legal principalmente os professores pena q o projeto vai acabar este ano
    gostaria q continuasse más o tempo q durou foi muito bom!!!!!!!!!!!!!!!

  • Cícero Nóbrega disse:

    Oi! Eu sou do projeto TIM Música, faço os núcleos de rádio e brincadeiras musicais. É muito importante saber que esse projeto faz muitos adolescentes felizes, pois ele chega a crianças e adolescentes que não têm nenhum projeto na escola. A TIM é uma empresa muito rica no Brasil e está em muitos estados. Estou muito orgulhoso do que faço como professor, que esse trabalho continue sempre não só para a gente que o faz mas espero que todo mundo. Escola Municipal Antônio Heráclio Recife PE

  • Andrea Santana disse:

    Fiquei impressionada com o que li e o que pude ver nas imagens,é um trabalho impressionante. Eu também estou procurando desenvolver um trabalho de música e por isso revolvi pesquisar e encontrei o de vocês. Vocês estão DE PARABÉNS, ATÉ MAIS.

  • Daniela Rabello disse:

    Sou coordenadora de Projetos Especiais na cidade de Teresópolis e gostaria muito de trazer esse projeto maravilhoso para as escolas do nosso municipio. Aguardo o retorno. Obrigado!!!

  • Patricia Fernanda R de Noronha disse:

    Gostaria de receber sugestões de lembrancinhas para o dia dos pais que possa ser desenvolvida em sala de aula com crianças de 2 a 4 anos. Desde já, muito obrigada!

  • Layla disse:

    Gostaria de receber sugestões de atividades (roteiro de leitura) de livros infanto-juvenil (3ª e 4ª série).

  • Fabiana disse:

    Ola, gostaria de saber sobre cursos ou atividades online para a área de nutricao ou gastronomia… sou de São paulo capital…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento No ritmo do aprendizado no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: