E-cipó vence concurso de inclusão digital

ecipo.jpg

Terminal para acesso a TVs online desenvolvido por brasileiros. (Crédito: AMD – Divulgação)

Notícia – Já pensou em sair por aí de E-cipó? Não se assuste, não se trata de meio de transporte. E-cipó é o nome do computador de baixo custo construído por um grupo de alunos brasileiros que venceu o concurso AMD Conectando o Mundo.


gota.jpg
Estudantes chilenos também se destacaram na premiação. (Crédito: AMD – Divulgação)
O grupo de alunos da Unicenp ganhou o prêmio no concurso destinado a estudantes universitários de toda a América Latina. O grupo brasileiro “E-cipó – Internet on Television”, de estudantes de Curitiba, foi contemplado com o Prêmio da Comissão Julgadora. Já o projeto “Gota – Bytes Flowing Like Water”, desenvolvido por estudantes chilenos, recebeu o Prêmio do Presidente.
Os vencedores foram eleitos entre mais de 30 projetos inscritos e cada grupo receberá US$ 30 mil. Os universitários brasileiros receberam também uma Menção Honrosa durante a cerimônia de premiação.
O E-cipó é um terminal de acesso que provê serviços e conexão à internet a pessoas que vivem em áreas isoladas. Equipado com um telefone celular GPRS, o dispositivo permite transmitir imagens captadas da internet em qualquer aparelho de TV UHF. Além disso, o E-Cipó tem um portal de serviços que pode ser administrado por diferentes entidades como universidades, ONGs, cooperativas e parceiros. No caso do Gota, o objetivo é prover acesso e inclusão nas populações rurais carentes.
Os detalhes sobre outros finalistas estão no site do concurso.

Anúncios

4 Comments

  1. Esses estudantes realmente estão de parabéns! Além da criatividade, demonstraram a preocupação social em possibilitar que comunidades menos favorecidas tenham acesso ao mundo digital. Popularizar o uso da internet nesse colossal Brasil de desigualdades sociais é sem dúvida um grande desafio a ser enfrentado pelas políticas públicas.
    Considerando o contexto nacional, vale comentar que o Brasil possui,em todas as camadas sociais,pessoas detentoras de admirável potencial criativo. E para aproveitarmos esse cabedal,precisamos implementar,difundir e ,realmente,manter programas voltados à pesquisa e criação científica,permitindo a participação, inclusive, da cumunidade indígena.Estaremos, dessa forma, viabilizando alternativas para solução de muitos dos diversos problemas enfrentados pela sociedade brasileira, e também, pela comunidade internacional.
    Não devemos continuar desprezando nossas potencialidades.

  2. Gostaria de parabenizar os vencedores, indicadores que temos grandes cientistas em potencial para nos orgulharmos de sermos Brasileiros!
    A Secretaria de Estado de Educação do Amapá também desenvolve um Programa de Inclusão Digital o ‘PASSAPORTE DIGITAL’ junto ao NTE-Núcleo de Tecnologia Educacional, e tem um grande interesse nesta criação.
    Aproveitamos a oportunidade para divulgar o nosso site: http://www.ntemarcozero-ap.com.br (em construção).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s