Árvores sob vigilância

23/03/2007 § 11 Comentários

gabriel.jpg

Gabriel Ribenboim responde sobre aquecimento global. (Crédito: CO2 Soluções)

Entrevista – Aquecimento global é um tema que já saiu da pauta de ecologistas e governo e passou para as telas de cinema e para a sala de aula. Conheça o trabalho da CO2 Soluções e veja uma interessante iniciativa contra o problema. Confira ainda dicas para se trabalhar o assunto em sala de aula e uma sugestão de atividades.



Qual a proposta da CO2 Soluções?
A CO2 Soluções é uma empresa voltada antes de tudo para a conservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, contribuindo para o desenvolvimento de técnicas e tecnologias que garantam a manutenção da biodiversidade, dos recursos hídricos e do equilíbrio climático global.
O Projeto Manejo Florestal Sustentável Fazenda Rio Guariba, na Amazônia, é um dos projetos da empresa e abrange várias atividades de caráter sustentável, incluindo plantação, pesquisa e preservação de árvores nativas da região de 60 espécies diferentes, em uma área de 9680 hectares.
Garantindo o crescimento e a reprodução vegetal e assim, colaborando para a manutenção da biodiversidade amazônica e do equilíbrio climático global, um dos intuitos do projeto é mapear e monitorar essa região de diversas maneiras.
A ação está atrelada aos cálculos individuais de absorção de carbono atmosférico, permitindo associá-los à neutralização de produtos, eventos, atividades, que recebem a certificação ambiental ECO2 de neutralização de CO2 [gás carbônico]. Através deste sistema também é possível adotar árvores, isto é, manter sua conservação ou enviar um desses certificados na forma de um presente para alguém.
Sabemos da importância deste seu projeto no contexto do aquecimento global, mas gostaríamos de saber qual a força política efetiva desta iniciativa para forçar pessoas e países a mudarem seus procedimentos?
Projetos florestais que visam mitigar o efeito estufa como o nosso projeto piloto devem manter relação estrita com a sociedade, com órgãos governamentais e não governamentais a fim de integrar todos os setores e devem levar consigo, através de ações de efeito, uma mensagem da urgência e da necessidade da utilização correta dos recursos naturais.
Provar que um projeto ambientalmente correto pode gerar mais lucro e desenvolvimento baseados na sustentabilidade do que os projetos de exploração florestal indevida é poder contribuir para a constituição de uma sociedade mais justa e respeitosa com o meio ambiente.
Este projeto também atinge a dimensão política na medida em que conscientiza o cidadão que pode tanto fazer uso dos seus direitos, participando ativamente das questões que afligem a todos na sociedade contemporânea, quanto ter informações suficientes que o colocam em posição de igualdade para cobrar de seus representantes as ações necessárias para o desenvolvimento social sustentável.
Neste sentido, a tecnologia torna os cidadãos mais autônomos, isto é, ele mesmo pode monitorar e propor ou exigir ações que preservem o meio ambiente e a vida de qualidade no planeta.
Você pode nos explicar, de maneira simples, como se fazem os cálculos de seqüestro de carborno?
Para realizar a quantificação do sequestro de carbono é necessária a medida do diâmetro na altura do peito de cada árvore (resumida na sigla DAP). Esta medida é feita a uma altura de 1,30 metro do solo ou em torno da altura do peito do medidor e é utilizada para estimar o volume de biomassa presente em cada árvore.
Uma relação alométrica de biomassa é uma fórmula matemática desenvolvida para os diferentes ecossistemas e para as diferentes regiões florestais e estima a quantidade de carbono que uma árvore pode seqüestrar em função do seu DAP.
Um dos ineditismos do trabalho da CO2 Soluções é a medição individual da capacidade de seqüestro de carbono em cada árvore, aumentado a confiabilidade dos dados e produzindo conhecimento científico refinado.
Você acha que monitorar as árvores por meios tecnológicos é um ato educativo? Por que?
O monitoramento proposto pela CO2 Soluções tem dois focos estratégicos: o administrativo, referente ao processo de certificação e de manejo florestal, e o demonstrativo, voltado para o público em geral, tornando possível para ele, observar e acompanhar a preservação da árvore que ele “adotou”. Com este exercício concreto, torna-o sensível e apto a conhecer, refletir e discutir as questões que levam às mudanças climáticas.
O monitoramento é feito através de imagens aéreas e de esforço de campo, cujos dados poderão ser vistos na internet por aqueles que adotarem as árvores.
Com isso esperamos despertar a sociedade, sempre agregando e disponibilizando conteúdo, para a preservação do meio ambiente e para a necessidade de alterar o modo atual de produção, reutilização e consumo de bens.
Entendemos que os esforços de mitigação dos efeitos climáticos devem vir de duas frentes integradas. A principal é a modificação dos hábitos de uso e consumo e a redução das emissões de poluentes, fazendo uso do consumo consciente, do transporte alternativo, usando racionalmente os recursos hídricos, reciclando, produzindo menos lixo e desenvolvendo novas tecnologias. Outra forma é compensar as emissões inevitáveis de CO2 realizando o plantio de árvores e a conservação das áreas verdes existentes.
Se uma professora quiser indicar para seus alunos o tema “aquecimento global ou sequestro de carbono” e sugerir seu site como fonte de pesquisa, como poderia orientá-la a monitorar uma árvore ou região de plantio?
O conteúdo do site está sendo liberado gradativamente e em breve abrangerá o máximo de questões relacionadas à mudança climática.
Por enquanto, a liberação dos dados só é possível para quem participar do sistema de adoção de árvores. A partir da posse de um certificado com os dados de sua árvore, pode ser proposto ao estudante levantar questões como:
* Qual o ecossistema onde esta árvore se encontra?
* Quais as características principais deste ecossitema?
* Quais condições climáticas presentes neste ecossistema?
* O que significa coordenada geográfica? Em qual coordenada a árvore que ele ou sua escola “adotou” se encontra?
* Quais são as ameaças para este ecossitema e suas conseqüências?
* Quais as características da árvore que está sendo monitorada?
* O que é diâmetro na altura do peito e qual é a medida para esta árvore?
* Quanto de carbono ela pode absorver?
* Isso equivale a que? (a x km rodados de carro, a x % da energia consumida pelo prédio da escola que ele freqüenta e etc.)
Quanto custa adotar uma árvore? E como devo fazer para isto?
Custa R$ 40,00 e basta entrar no site.

Por Januária Alves e Flávia Aidar

Anúncios

§ 11 Respostas para Árvores sob vigilância

  • vinicius disse:

    este site e muito bom em incentivo a leitura eu estou a procura de sites para fazer um cartaz em incentivo a leitura vcs tem alguma dica por favor?

  • Clélia Pastorello disse:

    A proposta para conscientização sobre o planeta que habitamos,o que antecede e causas do aquecimento global, vejo pouco abordado nos currículos escolares,tanto do ensino fundamental como médio, principalmente ao que está próximo de nós quando precisamos adotar ações mínimas do que não conservamos,em relação a paisagem das escolas às voltas com limpeza, encaminhamento do lixo,do dia a dia, nenhum contato com o significado e possibilidade da reciclagem e com certeza as informações necessárias para sustentação das nossas primeiras ações em relação ao ato de educar. O plantio como ritual e celebração do tão simples Dia Da Árvore, fica abolido, do quotidiano escolar por N justificativas, quando poderíamos começar por olhar e conhecer árvores à nossa volta,e progressivamente ampliar para um projeto da grandeza do que está proposto, com muitas possibilidades para os projetos educacionais , bem como para uma economia humanizadora uma das áreas a ser contemplada na formação dos nossos educandos.

  • Terezinha Fagundes Souza disse:

    como trabalhar sobre aquecimento Global em sala de aula, 5ª e 6ª série Ensino Fundamental

  • dreyson rodrigues da silva disse:

    O efeito estufa esta acabando com o nosso mundo

  • Jéssica Gugias disse:

    Olá meu nome é Jéssica estou fazendo um trabalho de escola sobre o aquecimento global.
    O que nós temos que fazer para diminui-lo????
    Como conscientizar as pessoas???
    Podem me ajudar com idéias?

  • RUBÊNIA disse:

    Parabéns, li os comentário a cerca do aquecimento global, fiquei mais informada sobre o que é e como ocorre o processo de desgaste da natureza através do mau uso de nossos recursos naturais. Sou educadora numa escola de séries inicias trablho com a( QUARTA SÉRIE.) Estou desenvolvendo um projeto sobre” AQUECIMENTO GLOBAL,ENTENDER NÃO BASTA É PRECISO TER ATITUDE.” Essa leitura muito contribuiu para o meu desempenho. Obrigada

  • Ivana disse:

    Sou professora do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, e gostaria de receber sugesões de dinâmicas para trabalhar em sala de aula sobre o Aquecimento Global.

  • luciana monteiro disse:

    gostaria de sugestões de atividades para trabalhar o tema AQUECIMENTO GLOBAL com crianças de 6 a 10 anos.

  • thayane disse:

    quanto de CO2 uma arvore de porte medio pode capturar por dia?

  • Sol de Barros Vargas disse:

    Olá, Thayane
    De acordo com a Revista Scientific American uma árvore adulta demora 20 para absorver em seu processo de fotossíntese 440Kg de dióxido de carbono. Portanto, a média de absorção de dióxido de carbono é de 22Kg por ano. Mas é praticamente impossível definir o quanto uma árvore absorve porque varia de espécie para espécie, quantidade de Sol, chuva, entre outros fatores.

  • Karina de Lima Pussenti disse:

    GABRIEL RIBENBOIM gostei muito do Projeto e da forma natural da Proposta de monitorar a liberação de CO2.Estou participando de uma pesquisa que visa o monitoramento de CO2 através de Sensoriamento remoto .Gostaria de saber como é feito o monitoramento de CO2 atualmente?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Árvores sob vigilância no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: