Discuta aquecimento global em sala de aula

23/03/2007 § 65 Comentários

floresta2.jpg

As florestas em uma sugestão de atividade na sala de aula. (Crédito: CO2 Soluções)

Atividade sugerida – Muito tem sido discutido sobre um tema que mantém todos interessados: o aquecimento global. A professora de biologia Ariela nos enviou uma Atividade Sugerida com várias idéias para levar o assunto para a escola. Veja a entrevista com a empresa CO2 Soluções e confira a atividade. Deixe suas dúvidas nos nossos comentários ou, se quiser enviar sua própria atividade, use nosso canal Participe.


floresta1.jpg
O aquecimento global pode ser tema de ensino médio e fundamental. (Crédito: CO2 Soluções)
Aquecimento global: de quem é a culpa?
Público-alvo
Para professores do ensino fundamental ou do ensino médio, preferencialmente da área de ciências.
Objetivos
* Desenvolver a capacidade de pesquisar e procurar soluções para situações-problema.
* Desenvolver no aluno a noção de agente transformador do ambiente e mostrar a possibilidade de discussão e intervenção nas ações humanas.
* Discutir os diversos pontos de vista e interesses de uma situação-problema.
* Perceber a internet como mais um instrumento pedagógico auxiliando a produção de trabalhos em grupo.
Atividades
Faz-se necessário, antes da proposta da atividade, ressaltar algumas premissas e preparar os alunos para um debate. As premissas variam conforme a série utilizada.
O nosso aluno tem em geral a idéia de que toda floresta tem as características da floresta amazônica ou da mata atlântica. Elas, na verdade, representam só 7% da cobertura vegetal do planeta, mas quase a totalidade da diversidade vegetal. Falar dessa diversidade e discutir os ecossistemas e suas relações como predatismo, parasitismo, regulação dinâmica das espécies e sua importância para o equilíbrio do ecossistema (comunidade clímax), as variações da biodiversidade conforme a latitude, entre outros, são aspectos fundamentais para o ensaio da atividade.Prepare o aluno para que perceba que quanto mais próximo dos pólos menor é a biodiversidade e que esta diminuição está relacionada a quantidade de energia que a Terra recebe do Sol. Esta energia impõe variações climáticas que em regiões equatoriais são mais brandas (principalmente no inverno) determinando, assim, a biodiversidade.
Sugira para os alunos que pesquisem (veja alguns sites abaixo) em um mapa-múndi sobre a vegetação no mundo tendo uma noção de localização das principais florestas, número de espécies (em grandeza) vegetais e animais, variação de temperatura ao longo do ano, distribuição de água doce (noção dos rios) – fator muito importante para a biodiversidade e para determinação climática por regulação do ciclo hídrico. Isto dará embasamento para se entender como todo o processo de aquecimento global vem ocorrendo.
Se estivermos falando de alunos de Ensino Fundamental, pode-se discutir, agora, o ciclo do carbono de uma forma mais simples mostrando o que produz CO2 e como é consumido (seqüestro de carbono), dando noção dos processos de fotossíntese, respiração, o que acontece com o seqüestro de carbono depois dos desmatamentos e depois das queimadas, onde ocorre a interrupção do ciclo do carbono, como entra o combustível fóssil no ciclo, qual a diferença entre a queima do combustível fóssil e a queima do biocombustível, entre outras. Mostre que o biocombustível é renovável enquanto que o combustível fóssil não será pelo menos no período da existência humana.
Pode-se ainda abordar também a questão dos desmatamentos. Muitas madeiras são usadas para construção de móveis, por exemplo, como podemos fazer isto de forma sustentável (se é que é possível?)? Discuta com os alunos o que é floresta de manejo, qual o preço de uma madeira com esse selo (algo em torno de 30% mais caro), compare com a do mercado negro. O que você, aluno, pode então fazer no seu dia-a-dia?
Faça uma produção de texto em dupla que proponha ações no dia-a-dia que minimizem os gases de efeito estufa.
Para Ensino Médio, depois destas (poucas) preliminares, divida a classe em dois grupos: um defenderá os paises desenvolvidos que mais produzem CO2 e o outro os paises em desenvolvimento.
O professor pode levantar algumas questões que nortearão as pesquisas do grupo para que busquem argumentos que defendam os seus propósitos.
Lembre o aluno que não importa se não está no grupo que concorda, faz parte da atividade argumentar e perceber os diversos lados de uma mesma situação. A proposta é que o aluno se aproprie de informações sobre este assunto e que perceba as divergências científicas e políticas que envolvem a questão. Essas discussões deverão gerar muitas polêmicas.
Sugestões
* Quais são os efeitos para o meio ambiente de um desmatamento? E de uma queimada?O que acontece com o seqüestro de carbono nestes casos?
* Qual a porcentagem de gases de efeito estufa emitidos pelo Brasil que vem de queimadas da Amazônia?
* Quanto de CO2 uma árvore de porte médio pode capturar por dia?
* Qual a média anual de desmatamento na Amazônia? Proponha medidas efetivas para conter este desmatamento.
* Algumas empresas fazem propaganda de que fizeram reflorestamento. Isto é suficiente para amenizar o impacto ambiental? Como fica a diversidade se quando fazem reflorestamento usam em geral um único tipo de vegetação?
* Os maiores produtores de gases de efeito estufa estão na América do Norte e Europa Ocidental e são paises com mais recursos financeiros e tecnológicos do que os em desenvolvimento. Quais países serão mais afetados pelo aquecimento global?Lembre, aqui, dos problemas causados por secas, inundações, surtos de doenças, entre outros. Levante essas questões.
* Qual a importância do protocolo de Kyoto para conter o aquecimento global? O que diz o acordo? Os EUA são responsáveis por 36% das emissões globais de gases que contribuem para o aquecimento e não assinaram o acordo. O que isto implica?
* O governo brasileiro tem dito nas negociações internacionais que o país faz a sua parte investindo em energias renováveis. O que são energias renováveis? Como sua produção interfere no meio ambiente? Isto realmente é suficiente?
Feche a discussão lembrando do tema principal: “Aquecimento global: de quem é a culpa?”. Será que há um? Proponha que escrevam coletivamente ações que os governos dos paises desenvolvidos e em desenvolvimento deveriam fazer para diminuir as emissões de gases e aumentar o seqüestro de carbono.
Sites e leituras iniciativa para discussão (a escolha deve ser feita de acordo com a faixa etária)
* Sariego, J.S. “Educação Ambiental: As ameaças ao Planeta Azul”. Ed. Scipione, SP, 1994.
* Yahoo! Busca Educação
* CO2 Soluções
* Scientific American Brasil, nº 53, outubro de 2006. Ed. Ediouro. São Paulo. P. 30-37. ”Um plano para manter o carbono sob controle”.
* Scientific American Brasil, nº 53, outubro de 2006. Ed. Ediouro. São Paulo. P. 60-65. “Aposta no biodiesel”.
* Ciência Hoje, nº 224, março de 2006. São Paulo. P. 20-25. “A Amazônia e as mudanças globais”.
* Jornal de Debates. “Aquecimento global já é realidade no Brasil”.
* ComCiência. “Dossiê – Aquecimento global”, nº 85, março 2007.
http://www.comciencia.br
* ComCiência. “Dossiê – Mudanças climáticas”, nº 34, agosto 2002.
* IBGE – Mapa de biomas e vegetação
* Uma Verdade Inconveniente – Site do filme sobre o tema do aquecimento global (em inglês).
Por Ariela J. Strozberg, professora formada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP, formadora de professores e colaboradora nos fascículos de Ciências da Natureza e Matemática das Escolas Associadas.

Anúncios

§ 65 Respostas para Discuta aquecimento global em sala de aula

  • caroline disse:

    esse é o assunto q a gente está estudando…
    bjão pra tds

  • manu disse:

    adorei… muito interessante!!!!

  • Maria Renildes Alves Nascimento disse:

    Bom Dia, por curiosidade encontrei este site e o interessante é que estava falando do aquecimento global. Eu sou professora da escola pública e tenho trabalhado em alguns anos projeto na área de Química. Com um tema que inquieta os alunos, vejo que trabalhar projeto envolvendo os conteúdos programáticos é de grande valia, mas muitos professores não estão aptos para tal desafio. A professora Ariela nos deu sugestões ótimas. Quero contribuir: contextualizando os temas e trabalhando fatos e explicações, com jogos didáticos p ex. Abraço Renildes

  • noeme disse:

    Ufa! Até que enfim, suas colocações foram ótimas, achei interessante e válida a sua sugestão inclusive vou expor para minha turma e levar algumas dicas para apresentação de uma oficina com a 6a série.
    bjs.

  • Jess disse:

    muito boa a abordagem sobre assunto!!
    Vou usar com meus alunos em meu estágio..
    Bjs

  • Wanderson José Vieira disse:

    Sou estudante do 5° Período de Pedagogia da UNIPAC, e este tema me será de muita valia para análise e adaptação à turma que deverei dar estágio de regência no Ensino Médio, pois tratarei exatamente dessas questões.
    Parabéns!

  • Coema Nóbrega disse:

    Boa tarde eu passando pela net encontrei este site e o interessante muito bom os textos.Eu estou passando por uma pilha de entrevistas, e todas pedem para eu fazer uma redação,mas o tema que sempre escolho é aquecimento global,pois acho um assunto super interessante e é o que estamos vivendo hoje.
    Beijos e obrigada pela atenção

  • Aparecida Batista disse:

    Navegando encontrei este site, parabéns! Sou professora de Geografia de Ensino Fundamental e Médio, com um bom tempo de experiência.Trabalho em uma escola pública e já é o sexto ano que trabalhamos com o Projeto sobre Meio Ambiente, porém este ano o tema foi Aquecimento Global onde envolveu toda a escola e obtivemos ótimos resultados.Quero parabenizá-la mais uma vez e assim todos juntos podermos conscientizarmos a humanidade.

  • Liliane disse:

    Adorei o projeto, com certeza vou saber aproveitá-lo. Meus alunos vão adorar e depois posso te enviar o resultado que vou ter após colocá-lo em prática.

  • heloisa disse:

    bom parabens!

  • dayane disse:

    é otimo esse site. gostei das sugestões

  • Dioneide Tavares disse:

    Parabéns!Suas atividades em sala de aula me ajudaram bastante em um projeto desenvolvido com a turma da 4ª série da muinha escola.
    Obrigado pela contribuição.
    com carinho
    Dioneide

  • larissa oliveira disse:

    Bom em primeiro lugar eu queria deixar bem claro que discordo com a ciência…..
    Pois ela diz que o ser-humano é racional eu acho que não se ele fosse racional não destruiria seu mundo. Eu sugiro para vocês um site muito bom que tbm discute sobre o maior problema da humanidade o “aquecimento global”, entrem é ótimo: http://www.carbononeutro.com.br
    Bjos

  • Dimesimes disse:

    Cara Professora, meus cumprimentos.
    Excelente a sua abordagem.
    Contudo, submeto um aspecto à sua apreciação.
    O fato é que temos observado que todos os comentários relativos ao Aquecimento Global, independentemente de quem os faça (sejam especialistas, ou não: educadores, cientistas, políticos, economistas de um modo geral); enfim, todas as matérias, artigos e livros, a respeito do tema, pecam pela não consideração de um aspecto fundamental relacionado ao fenômeno. Ou seja, todos que tratam a respeito do FENÔMENO DO AQUECIMENTO O TEM FEITO UNICAMENTE SOB O PRISMA DA MATERIALIDADE.
    Assim, SUBMETEMOS Á SUA APRECIAÇÃO:
    – tratar-se a respeito do Efeito Estufa, também, sob o PRISMA DA ESPIRITUALIDADE.
    Meu email para contato: jsinicio@gmail.com

  • MARIA disse:

    ARIELA, SOU PROFESSORA INICIANTE E GOSTARIA DE INPLANTAR UM PROJETO SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL O QUAL ENVOLVA TODOS OS PROFESSORES,PORÉM ESTOU COM DIFICULDADE NA REDAÇÃO DO PROJETO MAS CREIO QUE SUAS INFORMAÇÕES IRÃO ME AJUDAR!
    FIQUE NA PAZ!
    BJS1 Mª OLIVEIRA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Discuta aquecimento global em sala de aula no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: