FEI mostra cinco projetos na Robótica 2007

12/04/2007 § 5 Comentários

Robô jogador-bx.jpg

O robô jogador de futebol, um dos projetos desenvolvidos pelos alunos da FEI. (Crédito: Divulgação)

Notícia – A Robótica 2007, feira de robôs para uso comercial e educativo que acontece em São Paulo, tem cinco atrações do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana). Os projetos são robôs desenvolvidos por alunos ou aprimorados para pesquisas na área de Ciência da Computação.


Confira os detalhes dos projetos:
Mike-bx.jpg
Mike, o robô ‘emotivo’ – Voltado para o entretenimento, Mike é um robô controlado via rádio por um operador, que fica em uma sala à distância e pode visualizá-lo por meio de duas câmeras. Desenvolvido por cinco formandos do curso de Engenharia Elétrica da FEI no final de 2006, o robô é capaz de reproduzir a fala do operador quando solicitado por meio de microfones ou alto-falantes, instalados no próprio robô, além de expressar emoções por meio das cores dos olhos: vermelho representa raiva, verde felicidade e laranja tristeza.
campo_baixa.jpg
Os robôs bons de bola – Desenvolvidos por estudantes do curso de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, os robôs jogadores de futebol foram feitos de alumínio – material que os torna mais estáveis e robustos – e possuem 127 velocidades. Sem qualquer participação humana, além da torcida, os pequenos robôs são comandados por um programa, executado em tempo real em um computador. As partidas acontecem num campo de 150 cm X 130 cm. O time da FEI já é bicampeão da categoria Very Small Robot Soccer, já que venceu a Competição IEEE Brasileira de Robôs em 2004 e 2006.
Reconhecimento de faces-bx.jpg
Sistema de reconhecimento de faces – Disponível para uso dos visitantes, o sistema é o resultado de um complexo projeto desenvolvido por um mestrando em Engenharia Elétrica da FEI, Edson Caoru Kitani. Após coletar cerca de 14 imagens de 200 pessoas (professores e alunos da FEI) – um trabalho que já estava sendo realizado em um projeto de iniciação científica na instituição – os pesquisadores utilizaram métodos estatísticos para classificar estas imagens em grupos (homens, mulheres, por exemplo). O estudo pode ser de grande valia para a área médica.
Aibo-cachorro-bx.jpg
Aibo, o cachorro-robô – Desenvolvido pela Sony, o Aibo serve para as pesquisas do curso de Mestrado em Engenharia Elétrica da FEI, com ênfase em ‘Inteligência Artificial Aplicada à Automação’. O próximo desafio dos pesquisadores e estudantes da FEI será ensinar Aibo a jogar futebol.
Peoplebot4-bx.jpg
Peoplebot, o robô interativo – Com anéis de sensores ultra-som, computador, câmera, microfones e alto-falantes embutidos, o Peoplebot – importado dos Estados Unidos pela FEI – é uma outra plataforma de pesquisa na área de interação homem-robô. Com as pesquisas realizadas pelos alunos, o robô já tem ‘raciocínio espacial’ (consegue ter melhor percepção do espaço que o cerca) e consegue ir para a direita ou esquerda quando o ‘dono’ aponta a direção.
A Robótica 2007 acontece até o dia 15 de abril no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo.

Anúncios

§ 5 Respostas para FEI mostra cinco projetos na Robótica 2007

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento FEI mostra cinco projetos na Robótica 2007 no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: