Educar crianças com Síndrome de Down

Dica – O Yahoo! Busca Educação recebeu um e-mail com um relato muito interessante de uma educadora sobre a aprendizagem de crianças da Síndrome de Down. Além de informar sobre sua atividade de educadora de duas crianças de 6 anos com Síndrome de Down, Luíza buscava dicas e sugestões para aprendizagem. Seu pedido foi encaminhado pelo Yahoo! Busca Educação para a especialista Daniela Alonso. Veja as dicas da psicopedagoga sobre o assunto.


“É muito interessante o pedido de Luíza para o Yahoo! Busca Educação. Realmente, a alfabetização das pessoas com Síndrome de Down (SD) pode ser construída com os mais diversos recursos e estratégias como a das pessoas sem SD, desde que respeitadas as características da deficiência mental e principalmente as características individuais.
Desta forma, não existe um material específico publicado sobre isso, até porque o que se busca na inclusão é a aprendizagem social, então vai depender do trabalho do grupo de alunos, no qual está inserida esta pessoa. O mais importante então é buscar conhecimentos que são descritos em pesquisas e experiências realizados com a SD.
Algumas sugestões para consulta:
Sites
SOS Down
Reviver Down
Livros
A Síndrome de Down – Vários Autores – Org. J.Salomão Schwartzman- Ed. Memnon (Artigo de Nancy Mills e outros)
Ser ou estar: eis a questão – Explicando o déficit intelectual – M. Tereza Eglér Mantoan – Ed. WVA
Educação Especial – Programa de Estimulação Precoce – Vitor da Fonseca – Ed. Artes Médicas (Este autor tem outros bons títulos)
Lectura y Escritura de los Niños com Síndrome de Down. Síndrome de Down y Educación. Jésus Flóres – Barcelona
Associações
Existem várias organizações como ADID e CEDE que são especializadas em SD e podem ser um bom local para buscar idéias.
Daniela Alonso
Psicopedagoga”

Você tem relatos sobre o uso de tecnologia educacional de maneiras inovadoras na escola? Entre em contato com o Yahoo! Busca Educação.
Por Flávia Aidar

Anúncios

9 Comments

  1. Olá!
    Muito interessantes essas dicas. Eu e mais duas colegas de curso Tecnologias em Educação, pela PUC-RIO, estamos realizando um seminário virtual sobre inclusão e nosso foco de estudo é a Síndrome de Down. Criamos um blog para publicar nossas idéias e abrir o debate. http://sindromedownpuc.blogspot.com
    Abraços!
    Marli – Rio Grande do Sul

  2. respeite as diferenças porque as diferenças é que trazem alegria ao ser humano… amo minha irmã e crianças que tem tem Síndrome de Down… respeite, porque se você respeitar será respeitado…

  3. Down é a dádiva de quem é especial! Estou fazendo um pesquisa sobre a inclusão de Síndrome de Down na área da educação, estou cursando pedagogia.

  4. gostaria de agradecer e parabeniza-los. Sou estudante de letras (português/espanhol,e estou iniciando um projeto a respeito da inclusão e aqui consegui um material de grande valia. porém pretendo dar enfoque ao ensino de lingua estrangeira. se puderem me passar mais algumas dicas….

  5. Olá! as vezes acho que não mereço tanto!mas dizem que somos escolhidos a dedo por DEUS! Eu agradeço todos os dias por ele ter me dado esse presente tão maravilhoso que é o meu filho MURILLO ele é ESPECIAL mesmo,nós temos uma paixão um pelo outro que é difícil esplicar tanto AMOR!!Ele fará 5 anos en novembro,e te digo,estes 5 anos forão de muitas conquistas, e realizações! MUITO OBRIGADO POR ESSE ESPAÇO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s