Plano pedagógico para tecnologia na sala de aula

Dica – A professora Josete Maria Zimmer, da Escola Estadual Fernando Nobre de Cotia-SP, enviou uma ótima dica através do nosso Participe para os interessados em usar tecnologia na sala de aula. Veja a sugestão de roteiro completo para elaborar projetos pedagógicos em informática educativa e envie você também seu comentário ou projeto.


Elaborando projetos pedagógicos
Muitas vezes sentimos dificuldade no momento de colocar no papel nossas idéias e elaborar um projeto consistente que atenda as necessidades dos alunos, da escola e da comunidade. Dessas dificuldades e práticas, surgiu a idéia de criar um roteiro para elaboração de projetos de Informática Educativa. Segundo a professora doutora Maria Elizabeth B. de Almeida, a prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma ação inovadora, que se efetiva na ação do educador, mas que se apresenta como um desafio para professores, coordenadores e administradores educacionais. Um projeto surge de uma questão que se deseja investigar, uma situação problema ou um desafio. Qualquer projeto é constituí­do pelas fases de elaboração, execução e avaliação que compreende a reflexão e a depuração.

A descrição do projeto pode ser revista e reelaborada e em todas as fases é imprescindí­vel registrar o processo, para que se tenha elementos para subsidiar a avaliação.
Etapas de um projeto de informática educativa
* No início do ano letivo é interessante fazer uma pesquisa diagnótica com todos os segmentos da escola para saber por onde começar.
* Uma boa dica é conversar com os professores para saber quem gosta de trabalhar com tecnologias e se há interesse em desenvolver algum projeto ou atividade.
* Paralelamente, é bom fazer com os alunos algumas questões nas quais possam demonstrar os sonhos deles com relação a escola e ao trabalho com Tecnologias da Informação e Comunicação.
* Esta pesquisa pode ser feita utilizando um editor de texto no próprio laboratório de Informática.
* Feita a pesquisa com alunos e professores, é possí­vel saber o interesse de cada um. É hora de disponibilizar alguns softwares, sites de pesquisa e algumas ferramentas da Internet que possam ser utilizadas na elaboração do projeto.
* Para o desenvolvimento do projeto é preciso definir horários e grupos de estudo. Neste momento é importante trabalhar em conjunto com os professores e coordenação pedagógica.
* Com os horários e os grupos de trabalho definidos, é o momento de recebê-los no Laboratório de Informática. O professor passa a ser o orientador do projeto, o mediador e facilitador do processo de aprendizagem. Junto com os alunos, o professor também pode aprender e construir conhecimento por meio das ferramentas tecnológicas utilizadas.
* O produto final que será elaborado em grupo será avaliado pelos professores das áreas envolvidas. Pode ser um jornal, uma apresentação multimídia, um ví­deo, um programa de rádio, um blog etc.
* A avaliação do processo será feita por meio dos registros das atividades realizadas, da participação e envolvimento de cada pessoa.
Como elaborar o projeto inscrito
– Identificação de sua escola (caracterização da Instituição)
– Tema da proposta (nome do projeto, temática)
– Objetivos (o que espera alcançar)
– Problema/questão a ser resolvido/investigada (justificativa para o projeto – todo projeto surge de uma situação-problema ou algo que precisa ser investigado, melhorado.)
– Público a ser envolvido (quem são as pessoas? quais alunos? que séries?)
– Abordagem pedagógica (embasamento teórico, fundamentado em qual teoria? quais teóricos falam deste problema? Paulo Freire, Piaget, Vygotsky?)
– Mí­dias e tecnologias a serem utilizadas (internet, rádio, tv, ví­deo, revista/jornal?)
– Atores e papéis que deverão desempenhar (qual o papel de cada pessoa envolvida no projeto? diretores, coordenadores, professores, alunos monitores, comunidade etc.)
– Desenvolvimento da atividade (definir atividades e como será o desenvolvimento delas)
– Etapas/ações a serem realizadas (definir as etapas, sequência de passos necessários para a execução do projeto – começar por onde? como?)
– Perí­odo de realização (cronograma – quanto tempo? anual, bimestral?)
– Avaliação (que tipo de avaliação? quais instrumentos serão utilizados? de que forma?)
– Referências bibliográficas (autores, citações, internet)
Saiba mais
ALMEIDA, J. F. e JÚNIOR, F. M. F. (2000) PROINFO: Projetos e ambientes inovadores. Secretaria de Educação à Distância. Brasília. Ministério da Educação. 96 pp. (Série de Estudos Educação à Distância, ISSN 1516-2079; v.14).”

Por Josete Maria Zimmer, professora e Especialista em Informática Aplicada à Educação, profissional vinculada à Escola Estadual Fernando Nobre de Cotia-SP.

Anúncios

13 Comments

  1. Estou iniciando um trabalho na coordenação do Laboratório de informática de uma Escola Pública Estadual, e gostaria de receber sugestões de ações para com alunos e professor.
    Antonia Alves Soares Castanheira
    Miracema DO Tocantíns 25/05/2007

  2. Meu nome é Ondina moro na cidade de Porto Seguro e estou fazendo o sexto fluxo de Pedagogia pela UNIFCS e minha Coordenadora Luiza Seixas me ensinou assim:
    Para montar um plano de aula, aqui está um modelo básico que pode ser seguido:
    1 – CABEÇALHO: nome da escola e do professor que vai ministrar a aula, série que vai ser aplicada a aula, faixa etária, duração da aula;
    2 – OBJETIVO: Aqui você vai descrever o objetivo central da aula, ou seja, o que você quer atingir ao final desta;
    3 – CONTEÚDO: O que você vai trabalhar na sua aula;
    4 – PROCEDIMENTO: Como vai ser ministrada a aula (exemplo: Dividir a turma em pequenos grupos de no máximo cinco jovens e convidá-los para trabalhar com o material dourado; Escrita do que foi observado na aula; Execução de exercício envolvendo situações problema; etc.);
    5 – RECURSOS DIDÁTICOS A SEREM UTILIZADOS
    6 – AVALIAÇÃO
    7 – REFERÊNCIA
    _________________________
    Contribuição da Aluna:
    Ondina Maria de Fátima Silva Cruz Oliveira
    VI Fluxo de Pedagogia EAD- UNIFACS

  3. Olá!
    Sou Orientadora Tecnológica em um Colégio Estadual do RJ (CE Jornalista Barbosa Lima Sobrinho) q trabalha conveniada ao DEGASE (DEpartamento de Ações Sócio-Educativas) em atendimento a adolescentes em conflito com a Lei em regime de privação de liberdade.
    Como a maior parte desses jovens estava afastada da escola, o ambiente tecnológico é muito atrativo. Então, tenho buscado na internet e em cursos, sugestões de atividades voltadas pra Educação de Jovens e Adultos.
    Aguardo o contato e apoio de todos!

  4. Sou professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental de 5ª e 6ª série,gostaria de receber ajuda na questão de indisciplina, os alunos da 5ª série não tem interesse nos conteúdos aplicados, por eles não mostrar interesse aí gera a indisciplina….Ajudem-me por favor!!

  5. Estou a procura de modelo de projetos de programas de rádio, ou seja, a estrutura que deve ser seguinda.
    Espero que vcs possam me ajudar.
    Leyde

  6. Estou tentando construir um curso pré vestibular na minha cidade mas tenho dificuldades para elaborar um projeto. Gostaria de ajuda, se alguem puder mandar um MODELO, por favor, agradeceria. Obrigado

  7. Certamente que este projeto é uma necessidade, que todas as escolas, reconhecendo as potencialidades da internet, devem colocar em prática. Negar a internet é estar cavando o próprio calvário.

  8. Sou professora de biologia e gosto muito de trabalhar com musicas relacionados ao tema em questão.
    Agradeço as dicas
    Um abraço.

  9. Já fui aluna da escola Fernando Nobre, e fico feliz em sabe, que ainda existem pessoas interessadas no ensino, e principalmente na qualidade do mesmo, parabéns a prof.Josete pela sugestão

  10. Olá, sou graduado C. Sociais pela UFPA e Especialista em Ensino de História do Brasil e atual estudante de Mestrado em C. da Educação na
    UAA/ASUNCIÓN, gostaria de obter informações e roteiros de leituras para isnpirar o tema: “INTERNET COMO AMBIENTE PEDAGOGICO E TECNOLOGICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA BÁSICA”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s