Fronteiras do conhecimento

27/06/2007 § 8 Comentários

mar.jpg

Relembre esta e outras atividades sobre blogs. (Crédito: Reprodução)

Atividade sugerida –Segundo o Technorati, indexador de diários virtuais, o número de blogs ativos no mundo alcança 70,6 milhões. De 2005, quando sugerimos o uso pedagógico dos blogs por meio da atividade “Mar de Vozes”, o número de blogs girava em torno de 30 milhões.


Tão pouco tempo se passou e já não precisamos mais explicar o que é um blog e nem tampouco propor que nossos alunos compreendam como se constrói um blog e quais suas características. Muito provavelmente, a maioria deles tem o seu próprio blog.
Dúvidas, pesquisas, circulação de informações e produção de conhecimentos são constitutivos do mundo da educação e dos processos de aprendizagem. Como um blog pode favorecer que tais procedimentos ocorram da forma compartilhada como se deseja, para que de fato, se garanta a construção de conhecimentos em que os alunos se constituam sujeitos sociais e culturais?
marco.jpg
O autor Marco Silva, entrevistado no Yahoo! Busca Educação. (Crédito: Divulgação)
Compartilhar esses processos online, passa necessariamente pela questão da interatividade. Como nos alerta Marco Silva, autor entrevistado pelo Yahoo! Busca Educação, em seu texto Educação e Internet: A Formação do Professor Autor [disponível nos anais do III Congresso Ibero-Americano EducaRede] “A dinâmica da interatividade supõe autoria, participação e compartilhamento. Na disposição comunicacional própria do computador, tem-se algo compatível com aquilo que os grandes mestres da educação vêm sugerindo há muito tempo, que é a pedagogia dialógica e colaborativa enquanto fundamento da aprendizagem e da formação do cidadão.”
Os blogs, sem dúvida, podem ser um bom dispositivo para o compartilhamento de dúvidas, informações e aprendizados, exatamente pela condição de interatividade de que dispõem. Alunos e professores blogueiros podem e devem se apropriar desse outro “espaço” para expandir as possibilidades de troca, ampliando as fronteiras do conhecimento.
O blog e o lápis
Inspirados na matéria publicada na Revista Época de 12 de fevereiro de 2007, intitulada “Quer aprender? Crie um blog”, veja abaixo as vantagens e os diferenciais que um blog pode representar para melhorar as possibilidades de aprendizagem e de comunicação entre alunos e professores:
1. Aproxima professores e alunos, construindo pontes que aproximam e favorecem mais um espaço de orientação do processo ensino-aprendizagem;
2. Permite maior reflexão sobre o conteúdo, pois os múltiplos comentários postados enriquecem a argumentação e o debate
3. Estende o “horário escolar”, isto é, o trabalho educativo não se limita ao período escolar;
4. Amplia as experiências para fora da escola, incluindo outras escolas, outras cidades e até outros países;
5. Divulga e promove a circulação da produção de alunos e professores
6. Ampliam o domínio da linguagem digital, tão importante e decisiva para os dias de hoje.
Corrigir para Avaliar
Para fazer valer qualquer ou todos os atributos acima listados, há inúmeras idéias de atividades a propor em qualquer uma das disciplinas do currículo e acho que vocês, professores, com ou sem computadores disponíveis, podem trabalhar respeitando estes preceitos. Portanto, vamos propor aqui uma correção coletiva de uma prova ou avaliação.
Vocês concordam que o mais importante numa situação de avaliação é o que ela pode ensinar, a nós professores, sobre:
1 – O que o aluno aprendeu;
2 – Como ele aprendeu;
3 – E, o que ele precisa rever para seguir em frente.
Se concordarmos com isto, estaremos deixando de lado a idéia de que avaliar é verificar o que o aluno não sabe, concordam?
Sugestão
a) Publique a avaliação no seu blog [para criar um blog, pesquise na busca do Yahoo!]
b) Deixe claro os critérios que estabeleceu para a correção da prova ou trabalho
c) Indique o que você esperava de cada uma das perguntas ou da proposição feita, tanto do ponto de vista do conteúdo e conceitos como da linguagem utilizada. Faça abaixo de cada questão uma tabela com o objetivo da questão / os conceitos que esperava ver articulados naquela questão / os aspectos língüísticos que esperava ver dominados naquela série ou faixa etária para a redação das respostas ou do trabalho
d) Publique algumas das respostas [identificando seus autores ou não – dependendo do combinado que fizerem entre si]
e) Peça que os alunos entrem no blog e comentem as respostas em função dos objetivos que se tinha em cada uma delas e as correções que foram feitas
f) Solicite que cada dupla ou trio de alunos reescreva a prova de um aluno cuja prova/trabalho foi publicada
g) Debata com eles e problematize as observações que fazem.
Por Flávia Aidar, coordenadora pedagógica do Yahoo! Busca Educação
Especial: Participação Yahoo! Busca Educação no III Congresso Ibero-Americano EducaRede
Saiba mais sobre blogs e a importância da pesquisa e da tecnologia educacional na sala de aula. Veja nos anais do III Congresso Ibero-Americano EducaRede a participação do Yahoo! Busca Educação em discussão sobre estes temas.

Anúncios

§ 8 Respostas para Fronteiras do conhecimento

  • Rosicler Nunes dos Santos disse:

    Incrivel.Essa prática é fantástica. Eu já uso-a e tu avalias o teu aluno não apenas em um periodo de aula, mas em v e o aluno sente-se valorizado por perceber como, onde e porque ele está sendo avaliado. PARABÈNS YAHOO

  • maria inez disse:

    gostei desta pagina e gostaria de receber atividades de ortografia para trabalhar com alunos de quarta serie.

  • sonia bessa disse:

    gostaria de receber sugestôes de atividades lúdicas para educação infantil

  • Joseane Santos disse:

    Olá!!! gostaria de sugestões para trabalho do “Dia dos Pais” com crianças da educação infantil…
    obrigada

  • patricia disse:

    oi gostaria de receber modelos de projetos sobre datas comemorativas a nível de educação infantil ex: dias dos pais folclore etc.. desde já agradeço

  • joceia disse:

    Sou professora de Educação infantil, adoraria receber algumas sugestões de apresentações para o DIAS DOS PAIS, a serem trabalhadas com as crianças. Espero por ajuda!!!OBRIGADA

  • ELIENE SANDRA DE MELLO disse:

    PRECISO DE NOVOS MÉTODOS PARA ENSINAR HISTÓRIA, JÁ QUE TRABALHO EM ESCOLA PÚBLICA E NÃO POSSO SAIR PARA FAZER UM CURSO, PORQUE SENÃO TENHO QUE REPOR TODAS AS AULAS. COMO DOU DEZ AULAS AO DIA FICA MUITO PESADO PARA REPOR TODAS. POR FAVOR ME AJUDEM.

  • Tathiane disse:

    Gostaria de receber sugestões de artes e teatrinhos para fazer no dia dos Pais e no dia do Estudante com alunos do 4ºano do ensino fundamental.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Fronteiras do conhecimento no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: