Veja e publique histórias de vida na escola

mlit.jpg

Duas sugestões do Memórias da Literatura, do Museu da Pessoa. (Crédito: Divulgação)

Dica – A partir dessa semana, a seção de Dicas do Yahoo! Busca Educação e do Museu da Pessoa passa a palavra para você, educador. Toda semana procuraremos sugestões de educadores para a utilização de histórias de vida em sala de aula. Para participar, envie sua sugestão ao Yahoo! Busca Educação através do nosso canal Participe. Iniciamos com a educadora Andrea Toledo, já entrevistada pelo Yahoo! Busca Educação, que enviou uma dica interessantíssima para quem quer saber mais sobre como envolver a turma no relato de histórias de vida.


“Acredito que praticamente 100% das escolas estudem a história da cidade onde estão localizadas. O que muitas vezes, infelizmente, esquecem é a importância de aproveitar a história dos próprios alunos para fazê-lo.
O Museu da Pessoa, museu virtual de histórias de vida aberto à participação gratuita de toda pessoa que queira compartilhar sua história, vem se tornando fonte de inspiração para este trabalho. Foi o que aconteceu no Instituto Francisca de Souza Peixoto, instituição do terceiro setor que tem como objetivo principal a promoção da educação e da cultura entre seus beneficiados. Depois de conhecer o Museu, participantes da iniciativa de inclusão digital criaram em parceria com amigos portugueses o projeto “O Brasil é já ali e Portugal está mesmo aqui” que se divide em subprojetos como o “Nossa Escola”, “Nosso Instituto” e “Nossa História no Instituto”. Nele jovens distantes geograficamente, mas aproximados pelos recursos da rede, contam suas histórias uns aos outros através de textos, vídeos e fotos.
Aos interessados em desenvolver um trabalho estimulante que com absoluta certeza contará com o apoio dos alunos aí vão algumas dicas:
1. Visite o Museu da Pessoa junto com seus alunos e conheça o maior número de histórias possíveis. Além de ouvir lindas histórias terão a oportunidade de descobrir sabedoria na simplicidade.
2. Comece contando a história da escola, mas não aquela que fala do fundador ou do homenageado com seu nome. Ouça os professores mais antigos, as cantineiras, o senhor que cuida da horta. Anote, fotografe, filme! Você e seus alunos descobrirão “causos” inimagináveis.
3. Sendo possível publique tudo na Internet. Os blogs são as opções mais simples, mas existem também recursos gratuitos para a construção de Wikis e páginas pessoais. Você pode utilizar os canais de publicação do próprio Museu ou, se estiver em São Paulo, consultar sobre o agendamento de visitas. Escolha a melhor maneira para seu grupo. Pesquise!
4. Não se limite à história da escola. Pesquise também a história da rua, do bairro. Procure os moradores mais antigos, pergunte sobre fotos, documentos, utensílios de cozinha, ferramentas, estas pessoas são fonte inesgotável de conhecimento.
Ações como estas contam a história através da visão das pessoas que não tiveram acesso ao poder ou ao prestígio aumentando e valorizando assim, nossa cultura e de nossos alunos.”

Por Andrea Toledo, professor autora dos blogs Professora Andrea e vinculada ao Instituto Francisca de Souza Peixoto.
Um podcast de literatura
Para uma dica ainda mais especial dentro do Museu da Pessoa, veja a seção Memórias da Literatura. Entrevistas em áudio online sobre autores de todo o Brasil são publicadas toda semana. Ouça os podcasts e deixe seu comentário.

Anúncios

8 Comments

  1. É muito importante que nós professores possamos trocar nossas experiências, é somendo e dividindo que chegaremos ao sucesso.

  2. se possível gostaria de sugestões para trabalhar matemática com alunos portadores de deficiência relacionadas ao tema Circo em projeto interdisciplinar.
    Obrigada Márcia

  3. Quero atividades e sugestão para trabalhar o “circo” com maternal ou seja Educação Infantil.
    Desde já agradeço!!!!

  4. sou educadora de 1ªsérie e gostaria de receber sugestão de como trabalhar o aquecimento global com eles.Pensei em começar com o filme a Era do Gelo2.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s