Leitura e a atividade dos catadores de papel

cordelcat.jpg

Cordel online dos catadores de lixo do Jangurussu, CE. (Crédito: Reprodução)

Dica – Para atender aos pedidos dos professores que pedem dicas de incentivo à leitura no Yahoo! Busca Educação, decidimos juntar dois temas que são queridos dos nossos leitores. A leitura e a atividade dos catadores de papel já é tema de um post sobre uma carroça de livros para filhos dos catadores. Com a ajuda do Museu da Pessoa, planejamos outra dica para a sala de aula. Conheça os projetos que envolvem catadores, seus depoimentos e um guia de links para fazer atividades sobre o assunto.


mp-catadores.jpg
Projeto Sou Catador do Museu da Pessoa, traz histórias dos trabalhadores de rua. (Crédito: Reprodução)
Depoimentos no Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa, através do seu podcast Memórias da Literatura, contou a história do projeto Dulcinéia Catadora. Implementado pela artista plástica Lucia Rosa, a iniciativa capacita catadores de lixo reciclável como escritores e artistas gráficos. O ex-catador Peterson Marques e escritor Flávio Amoreira trabalham com a editora que leva o mesmo nome do projeto. Ouça aqui ou visite a página do Memórias da Literatura para baixar o arquivo em áudio.
O especial Sou Catador, com apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, apresenta histórias de vida de catadores. Eles aprenderam a escapar dos atravessadores para organizar suas próprias cooperativas e iniciar movimentos de transformação e inclusão social. Agora, batalham pelo reconhecimento da sociedade.
Ache um complemento para suas histórias
Para complementar as histórias que podem ser contadas em sala de aula, veja a lista de sites que selecionamos através da busca do Yahoo!:
* Flic Ligado – Um blog dos catadores de lixo de Pernambuco, que documenta suas lutas e experiências.
* Blog Alegria de Rua e Álbum de fotos no Flickr – Blog sobre moradores de rua com galeria de fotos e também sobre questões relacionadas ao trabalho dos catadores no centro da cidade.
* A Alegria de ajudar o próximo – Blog sobre moradores e trabalhadores de rua de Igor Medeiros.
* A Metamorfose da Libélula – Blog sobre educação e questões sociais que também chamou atenção para a Carroça da Leitura.
* Estamira – Site do filme sobre uma catadora de lixo carioca que é um marco dos documentários brasileiros.
* Blog de Tião Nicomedes – a realidade nas ruas de SP – Um blog sobre moradores e trabalhadores de rua que mostra uma perspectiva realista do cotidiano.
* Jornal Boca de Rua e Jornal O Trecheiro – Jornais ligados a trabalhadores de rua com discussões das questões mais relevantes ao tema.
* Cordel Catadores de Lixo – Cordel dos Catadores de Lixo do Jangurussu, Ceará, que fez parte das manifestações do Movimento Nacional dos Catadores.
* Eloisa Cartonera e Sarita Cartonera – Editores latino-americanos que publicam livros criados por catadores de papel e serviram de base para o projeto Dulcinéia Catadora.
* BNDES – Apoio a Projetos de Catadores de Materiais Recicláveis – Linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento para incentivo aos trabalhadores da reciclagem.

Anúncios

8 Comments

  1. Parabéns pelo seu Blog. Lembrar que nossos catadores de lixo descobrem o luxo de ler é o máximo. O ato de ler é universal e fala só uma língua chamada eu posso.
    Mariza schiochet
    Joinville SC

  2. olá! parabéns, gostei muito do blog. Penso em utilizar essa sugestão para um seminário sobre o tema: educação e luta de classes. Quem tiver algumas dinâmicas para sugerir por favor me ajude. eu faço pedagogia e não tivemos ainda metodologia científica, por isso essas dúvidas todas. muito obrigada pela atenção

  3. oi gostaria de saber sugestões de atividades para serem confeccionadas com material reciclável ou EVA
    um abraço joanice

  4. Preciso de atividades práticas para trabalhar leitura e escrita na sala de aula com alunos da 3ªSérie que corresponde hoje a fase III, atividades que dê enfase aos tipos de textos e aos gêneros textuais.
    Obrigado

  5. Tenho um projeto para trabalhar com materiais recicláveis, mas não obtive incentivo. Gostaria de saber mais sobre o assunto. Enviem-me sugestões de atividades. E também de com formar uma cooperativa de catadores

  6. OLHA SOU ACADÊMICA DO 1º ANO DE PEDAGOGIA, NÃO ESTOU EM SALA DE AULA,PORÉM ME INTERESSO MUITO PELO ASSUNTO “INCLUSÃO” POIS EM MINHA CIDADE CAMPO LIMPO DE GOIÁS ESTAMOS COMEÇANDO A LIDAR COM INCLUSÃO,AGORA FINALMENTE CHEGOU UM LABORATORIO DE INCLUSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL,ENFIM OS PROFESSORES NAO PODEM DEIXAR DE TER UM BOM PREPARO PARA LIDAR COM O MESMO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s