Leitura e a atividade dos catadores de papel

28/09/2007 § 8 Comentários

cordelcat.jpg

Cordel online dos catadores de lixo do Jangurussu, CE. (Crédito: Reprodução)

Dica – Para atender aos pedidos dos professores que pedem dicas de incentivo à leitura no Yahoo! Busca Educação, decidimos juntar dois temas que são queridos dos nossos leitores. A leitura e a atividade dos catadores de papel já é tema de um post sobre uma carroça de livros para filhos dos catadores. Com a ajuda do Museu da Pessoa, planejamos outra dica para a sala de aula. Conheça os projetos que envolvem catadores, seus depoimentos e um guia de links para fazer atividades sobre o assunto.


mp-catadores.jpg
Projeto Sou Catador do Museu da Pessoa, traz histórias dos trabalhadores de rua. (Crédito: Reprodução)
Depoimentos no Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa, através do seu podcast Memórias da Literatura, contou a história do projeto Dulcinéia Catadora. Implementado pela artista plástica Lucia Rosa, a iniciativa capacita catadores de lixo reciclável como escritores e artistas gráficos. O ex-catador Peterson Marques e escritor Flávio Amoreira trabalham com a editora que leva o mesmo nome do projeto. Ouça aqui ou visite a página do Memórias da Literatura para baixar o arquivo em áudio.
O especial Sou Catador, com apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, apresenta histórias de vida de catadores. Eles aprenderam a escapar dos atravessadores para organizar suas próprias cooperativas e iniciar movimentos de transformação e inclusão social. Agora, batalham pelo reconhecimento da sociedade.
Ache um complemento para suas histórias
Para complementar as histórias que podem ser contadas em sala de aula, veja a lista de sites que selecionamos através da busca do Yahoo!:
* Flic Ligado – Um blog dos catadores de lixo de Pernambuco, que documenta suas lutas e experiências.
* Blog Alegria de Rua e Álbum de fotos no Flickr – Blog sobre moradores de rua com galeria de fotos e também sobre questões relacionadas ao trabalho dos catadores no centro da cidade.
* A Alegria de ajudar o próximo – Blog sobre moradores e trabalhadores de rua de Igor Medeiros.
* A Metamorfose da Libélula – Blog sobre educação e questões sociais que também chamou atenção para a Carroça da Leitura.
* Estamira – Site do filme sobre uma catadora de lixo carioca que é um marco dos documentários brasileiros.
* Blog de Tião Nicomedes – a realidade nas ruas de SP – Um blog sobre moradores e trabalhadores de rua que mostra uma perspectiva realista do cotidiano.
* Jornal Boca de Rua e Jornal O Trecheiro – Jornais ligados a trabalhadores de rua com discussões das questões mais relevantes ao tema.
* Cordel Catadores de Lixo – Cordel dos Catadores de Lixo do Jangurussu, Ceará, que fez parte das manifestações do Movimento Nacional dos Catadores.
* Eloisa Cartonera e Sarita Cartonera – Editores latino-americanos que publicam livros criados por catadores de papel e serviram de base para o projeto Dulcinéia Catadora.
* BNDES – Apoio a Projetos de Catadores de Materiais Recicláveis – Linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento para incentivo aos trabalhadores da reciclagem.

Anúncios

§ 8 Respostas para Leitura e a atividade dos catadores de papel

  • Mariza disse:

    Parabéns pelo seu Blog. Lembrar que nossos catadores de lixo descobrem o luxo de ler é o máximo. O ato de ler é universal e fala só uma língua chamada eu posso.
    Mariza schiochet
    Joinville SC

  • hedylayne ferrarezzy disse:

    olá! parabéns, gostei muito do blog. Penso em utilizar essa sugestão para um seminário sobre o tema: educação e luta de classes. Quem tiver algumas dinâmicas para sugerir por favor me ajude. eu faço pedagogia e não tivemos ainda metodologia científica, por isso essas dúvidas todas. muito obrigada pela atenção

  • Joanice Vieira de santana disse:

    oi gostaria de saber sugestões de atividades para serem confeccionadas com material reciclável ou EVA
    um abraço joanice

  • Romildo José da Silva disse:

    Preciso de atividades práticas para trabalhar leitura e escrita na sala de aula com alunos da 3ªSérie que corresponde hoje a fase III, atividades que dê enfase aos tipos de textos e aos gêneros textuais.
    Obrigado

  • doraci felicio disse:

    Tenho um projeto para trabalhar com materiais recicláveis, mas não obtive incentivo. Gostaria de saber mais sobre o assunto. Enviem-me sugestões de atividades. E também de com formar uma cooperativa de catadores

  • Rutilene disse:

    Gostaria de obter informação sobre Pós-graduação à distância em Educação Matemática

  • MICKAELYDOSREISARCANJO disse:

    Por favor publiquem mais dicas para o aprendizado de matemática

  • ANDREA DIAS disse:

    OLHA SOU ACADÊMICA DO 1º ANO DE PEDAGOGIA, NÃO ESTOU EM SALA DE AULA,PORÉM ME INTERESSO MUITO PELO ASSUNTO “INCLUSÃO” POIS EM MINHA CIDADE CAMPO LIMPO DE GOIÁS ESTAMOS COMEÇANDO A LIDAR COM INCLUSÃO,AGORA FINALMENTE CHEGOU UM LABORATORIO DE INCLUSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL,ENFIM OS PROFESSORES NAO PODEM DEIXAR DE TER UM BOM PREPARO PARA LIDAR COM O MESMO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Leitura e a atividade dos catadores de papel no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: