Indicação de filme reacende debate sobre a ditadura

08/10/2007 § 8 Comentários

ano-mp.jpg

Ítalo (Caio Blat) e Mauro (Michel Joelsas) de “O Ano em Que meus Pais Saíram de Férias”. (Crédito: Divulgação)

Dica – A indicação do filme “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” pelo Ministério da Cultura para concorrer ao Oscar 2008 trouxe muitas novidades. O filme foi relançado e o crescente interesse faz com que um outro debate seja levantado: os anos de ditadura no Brasil. Com a ajuda do filme e do projeto do Museu da Pessoa sobre Vladimir Herzog, veja a dica para levar o tema para a sala de aula.


O Ano em Que meus Pais Saíram de Férias
O filme dirigido por Cao Hamburguer conta a história do jovem Mauro que, em 1970, separou-se dos pais mineiros e viveu na comunidade judaica no bairro do Bom Retiro em São Paulo. O filme contrapõe a violência da ditadura militar brasileira à época da conquista histórica da Copa da Mundo de 70.
Em meio às manifestações de estudantes e comemorações das vitórias do time brasileiro, Mauro começa a entender as mudanças por que passava o país. Uma das discussões que o filme incita para a sala de aula é a reconstrução do contexto da ditadura. As características desse violento período na história brasileira e um exame histórico do país são outros temas que podem ser desenvolvidos.
herzog.jpg
O site temático sobre Vladimir Herzog no Museu da Pessoa traz imagens da década 70 no Brasil. (Crédito: Reprodução)
Vladimir Herzog, o desafio dos jornalistas da ditadura
O site do Museu da Pessoa sobre o jornalista Vladimir Herzog também traz elementos para a discussão da ditadura no Brasil. Profissional renomado, Herzog foi preso por militares e logo depois foram divulgadas fotos alegando que o jornalista cometera suicídio.
Recuperar em depoimentos e imagens a história da violência contra o jornalista também é um caminho para discutir a arbitrariedade dos tempos de ditadura. As experiências na América Latina de governos totalitários sempre deixaram marcas profundas na sociedade civil. O que significam esses governos e como se diferem da democracia são conceitos sempre importante de serem lembrados.
Visite os sites indicados e construa sua atividade para a sala de aula. Não esqueça de relatar sua experiência e dê dicas para outros professores.

Anúncios

§ 8 Respostas para Indicação de filme reacende debate sobre a ditadura

  • Ivete ramos disse:

    Gostaria de uma orientação mais detalhada de como trabalhar com pesquisa, para alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, na área de matemática.
    Grata.

  • Poliana*** disse:

    Gostei muito dos temas aqui. Estão de parabéns

  • Marlise disse:

    Gostei da sugestão e sou professora da área de educação infantil e fundamental. Mandem mais dicas sobre a área.
    Grata!
    Marlise

  • Ana Maria Padilla Sbrissa disse:

    A Internet é realmente um instrumento enriquecedor para qualquer área do conhecimento. Estava procurando artigos complementares para uma pesquisa pedagógica sobre o professor-gestor e,de repente, me deparo com o blog. Gostei bastante também da notícia sobre mestrado a distância. Parabéns.

  • mariana disse:

    Sou professora da área de educaçao infantil e procuro sempre dicas de atualização. Desede ja agradeço!!

  • juliana disse:

    Olá, sou da área de Pedagogia e gostei muito da sugestão

  • josineide disse:

    Sempre me interesso pelos assuntos sobre ead e as midias, pois creio que precisamos oportunizar aos educadores e alunos acesso a essa ferramentas, pois sabemos da grandeza de opções que a interen tem a oferecer. Através das orientações do professor o aluno realizará sua pesquisa e conhecerá várias possibilidades de apresentar o resultado de seu trabalho, construindo, refletindo e interagindo.

  • ROSANA disse:

    SOU DA ÁREA DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA,E GOSTEI MUITO DA SUGESTÃO.COMO FAÇO PARA ADQUIRIR ESTE FILME(O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Indicação de filme reacende debate sobre a ditadura no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: