ES distribui pendrives para professores

pendrive.jpg

Mais de quatro mil “Pendrives do Professor” serão distribuídos. (Crédito: Reprodução)

Notícia – A Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo fez o anúncio oficial do programa “Sala de Aula Digital” nesta segunda-feira, 15 de outubro. O programa traz diversos benefícios para os professores, entre eles, a distribuição de pendrives para armazenar documentos e com uma lista de sites educativos. As aulas que os professores produzirem e armazenarem nos pendrives poderão virar conteúdo para toda a rede de ensino. Além da novidade, serão distribuídas TVs para escolas e um programa de financiamento facilitará a compra de computadores para professores. Cursos em tecnologia educacional e lousas interativas também estão previstos.


O “Sala de Aula Digital” será um conjunto de cinco ações em tecnologia para escolas públicas estaduais. O secretário da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, citou em comunicado oficial o educador Paulo Freire, ao tratar da necessidade de incorporar a tecnologia ao processo de ensino aprendizagem. A visão de Paulo Freire sobre tecnologia educacional é guia para muitos educadores ainda hoje, veja nesta entrevista no Yahoo! Busca Educação.
A primeira ação do “Sala de Aula Digital”, que deverá chegar aos professores ainda em 2007, prevê o oferecimento de cursos de informática básica aos professores da rede estadual.
Outra ação é a aquisição de 1.170 televisores de 29 polegadas que permitem a conexão com outras mídias, como pendrives, cartão de memória e a reprodução dos conteúdos de imagem estática, vídeo e áudio. Chamado de TV Multimídia, o equipamento será instalado, em 2008, em 86 escolas estaduais e, ainda de acordo com a Secretaria, terá como público-alvo 92.297 alunos e 3.244 professores.
Além das TVs, serão instalados, no primeiro semestre de 2008, 20 telões inteligentes em laboratórios de informática das escolas. Denominados Quadro Digital Interativo, serão conectados a um computador e a um projetor multimídia. Com ele o professor pode escrever e modificar as imagens projetadas em uma tela sensível ao toque.
A terceira ação é a aquisição e distribuição a quatro mil professores da rede de dispositivos de arquivamento e transporte de informações digitais (pendrive), denominados “Pendrive do Professor”. A idéia, de acordo com o governo, é prover uma mídia que facilita a gravação e o transporte de conteúdos didáticos, de forma a interagir com os equipamentos da escola. A Sedu (Secretaria de Educação) também disponibilizará uma lista de endereços eletrônicos que servirá como fontes de pesquisa para orientar o professor na preparação de sua aula. A Sedu afirma ainda que a utilização dos equipamentos será monitorada e, no segundo semestre de 2008, os próprios professores devem passar a produzir aulas digitais que poderão serão utilizadas em toda a rede de ensino.
A quarta iniciativa é uma linha de financiamento. O “PC do Professor”, que permitirá aos professores a aquisição de computadores em planos de pagamento especiais. Estãro disponíveis quatro mil máquinas, sendo três mil portáteis (laptops) e mil de mesa (desktop). A Sedu financiará metade do valor dos equipamentos e o restante será pago pelo professor, em até dois anos, com juros subsidiados. Participam do “PC do Professor” os docentes do quadro efetivo que estejam atuando em sala de aula e os pedagogos das escolas onde estão sendo instaladas as TVs Multimídia e o Quadro Digital Interativo.
Entre os cursos de formação estão previstos:
Capacitação no uso do Quadro Digital: A Sedu vai capacitar 160 professores das 20 escolas que receberão o equipamento no início de 2008. O projeto é piloto e será monitorado ao longo do ano antes de sua ampliação para outras unidades.
Capacitação para a TV Multimídia: A Sedu vai capacitar professores de todas as escolas que receberem o equipamento.
Capacitação em informática básica: A Sedu vai ofertar cursos aos professores em introdução à Informática, Internet, Word, Excel e Powerpoint. Os treinamentos podem ser oferecidos pela ESESP ou por redes privadas que possuem presença fora da Grande Vitória contratadas pela Sedu.
Capacitação para o uso da tecnologia na Educação (sala de aula): por meio do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Sedu (NTE/Sedu) serão oferecidos à formação continuada em recursos tecnológicos em todo o Estado.

Anúncios

7 Comments

  1. Goataria de receber sugestões de atividades para trabalhar o aquecimento global com o segundo ano do ensino fundamental.

  2. Os professores estão precisando de incentivo para utilizar as várias ferramentas disponiveis na escola…quem sabe esse pode ser um passo importante.

  3. Gostaria de saber se tem cursos de educação em Joinville santa catarina,por favor me mantenham informada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s