Simpósio e lançamento discutem mobilidade em SP

26/10/2007 § 5 Comentários

capa-pequena.jpg

Livro discute as inovações da mobilidade na era da informação. (Crédito: Reprodução)

Agenda – A Editora Paulus lançará o novo livro da professora Lucia Santaella, “Linguagens líquidas na era da mobilidade”, no próximo dia 28 de outubro em São Paulo. O evento faz parte do “II Simpósio Internacional de Arte Contemporânea” que tem o tema “Espaço, aceleração e amnésia: arte e pensamento na contemporaneidade” promovido no Paço das Artes/USP. Lucia Santaella é professora titular e diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais, da PUCSP.


O simpósio vai até o dia 30/10. O Paço das Artes fica na Av. da Universidade, 1, Cidade Universitária/USP. O lançamento do livro será 28/10 às 20 hs.

Anúncios

§ 5 Respostas para Simpósio e lançamento discutem mobilidade em SP

  • elenilda disse:

    Olá! Seguem algumas sugestões de perguntas interessantes para professores da área de ciências:
    1- Sabendo-se que os lisossomos são responsáveis pela digestão intracelular, levando-se em consideração que as mitocôndrias possuem meia-vida nos hepatócitos em torno de 10 dias. Responda:
    a) Ao término de sua vida útil, qual o destino dessas mitocôndrias? Os lisossomos estão envolvidos nesse papel? Explique
    b) Quais os processos de degradação intracelular de materiais? Qual a organela envolvida nesse processo?
    c) Na superfície lisossomal existe uma bomba de H+ ATP-dependente, qual a sua função? O pH dos lisossomos é mesmo entre os lisossomos primário e secundário? Comente sua resposta.
    2- A hipercolesterolemia familiar caracteriza-se por um aumento de colesterol (LDL) e da proteína de transporte de colesterol no plasma. O defeito primário é uma mutação do gene que codifica o receptor de LDL, necessário para a internalização do colesterol LDL celular. Os níveis elevados de LDL no plasma levam à formação de placas de ateromas nos vasos coronários, culminando com a ocorrência do infarto. Qual a estrutura celular que proporciona a ocorrência de hipercolesterolemia? Comente sua resposta.
    3- Imaginemos que um determinado indivíduo apresente distúrbios de estocagem lisossomal devido ao acúmulo progressivo dos componentes da membrana celular. Qual a conseqüência direta desse distúrbio? Justifique sua resposta.
    4- A maioria das células tumorais expressa níveis altos de telomerase. A telomerase contém uma subunidade catalítica (hTERT) que induz a transformação maligna. O desenvolvimento de inibidores específicos da hTERT prejudicaria ou ajudaria na prevenção do crescimento da célula tumoral. Justifique.
    5- No pênfigo bolhoso as vesículas ou bolhas se desenvolvem na junção epiderme-derme quando a imunoglobulina G circulante (IgG) faz reação cruzada com os antígenos 1 e 2 do pênfigo bolhoso, o que danifica a junção dos hemidesmossomos e interfere na síntese das proteínas de ancoragem pelas células basais. Assim, quais as estruturas celulares diretamente afetadas nessa doença. Justifique.
    6- A Síndrome de Kartagener é um distúrbio autossômico recessivo associado a bronquiectasia (dilatação permanente dos brônquios e bronquíolos) e a esterilidade masculina. Essa síndrome é o resultado das anomalias estruturais no axomena. Assim, como poderia ser explicado o aparecimento de lesões em áreas tão diferentes (pulmões e esterilidade)? Comente sua resposta.
    7- Uma das etapas da fertilização é a reação acrossômica, onde há fusão entre a membrana plasmática com a membrana acrossômica externa, culminando com a exocitose das enzimas hidrolíticas do acrossoma. Pergunta-se: a) Qual o pH médio dessas enzimas? b) Qual a origem do acrossoma (organela)? Explique.
    8- Um homem, com 36 anos de idade, que faz uso de medicamentos anti-cancerígenos tem redução de sua fertilidade, sem tornar-se estéreis? Justifique sua resposta.
    9- A StAR (proteína reguladora de esteroidogênese aguda) regula a síntese de esteróides através do transporte de colesterol pela membrana mitocondrial externa. A testosterona mantém a espermatogênese, a libido e o funcionamento das glândulas acessórias masculinas. As células de Leydig são produtoras de esteróides. Cite: a macromolécula e as organelas encontradas em quantidade nessas células de um indivíduo sadio.
    10- Ainda com base nas informações fornecidas no item anterior, o que pode ser detectado clinicamente em indivíduos portadores de hiperplasia congênita da supra-renal lipóide, onde há mutação no gene codificador da StAR? Justifique sua resposta.
    11- Diz-se que as moléculas de água “arranjam-se em uma estrutura semelhante a um engradado” em torno de compostos hidrofóbicos. Assim, como poderiam saber sobre a presença do composto hidrofóbico. Além disso, uma bicamada lipídica é fluida e assimétrica.a interagir umas com as outras. Discuta
    12- Por que as cromátides-filhas devem permanecer pareadas na I divisão meiótica? A resposta sugere uma estratégia para lavar suas meias? Comente.
    13- Considere uma proteína que contenha uma seqüência sinal de RE na sua região terminal e uma seqüência de localização nuclear na sua região média. O que você imagina que aconteceria com esta proteína? Explique a sua resposta.

  • claudiana disse:

    Olá, achei muito interessante a sugestão. Trabalho com uma turma de quarta série e preparo meus alunos para a conclusão do ano. Abraços a todos

  • léa disse:

    olá! gostei muito da dica. obrigada

  • Thais Cristine Maneira Oliveira Silva disse:

    È realmente muito interessante esse site pois podemos trocar ideias sobre trabalhos.
    Eu gostaria de receber algumas sugestões para que possa dar uma aula de musica para meus alunos.
    Para a área de artes, acho que sempre é importante não dar aulas cansativas pois normalmente temos 40 minutos de aula.

  • Thais Cristine Maneira Oliveira Silva disse:

    È realmente muito interessante esse site pois podemos trocar ideias sobre trabalhos.
    Eu gostaria de receber algumas sugestões para que possa dar uma aula de musica para meus alunos.
    Para a área de artes, acho que sempre é importante não dar aulas cansativas pois normalmente temos 40 minutos de aula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Simpósio e lançamento discutem mobilidade em SP no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: