Olimpíada de Português será lançada em fevereiro

30/01/2008 § 20 Comentários

Notícia – O Ministério da Educação divulgou que as inscrições para a 1ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa acontecem de 19 de fevereiro a 14 de abril. A competição espera atrair 6 milhões de estudantes de escolas públicas. A Olimpíada terá ainda um programa complementar de formação de professores.


A verba para a promoção da Olimpíada está avaliada em R$ 15 milhões e provém do Ministério da Educação, Fundação Itaú Social, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Poderão participar professores e alunos da 4ª e 5ª séries (5º e 6º anos), de 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos) do ensino fundamental e também de 2º e 3º anos do ensino médio, todos de escolas públicas. A expectativa da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) é alcançar 73.118 escolas, 200 mil professores e estudantes em 4.450 municípios.
“O lugar onde vivo” será o tema central da Olimpíada, desenvolvido em três gêneros textuais: poesia, memória e artigo de opinião. Para ajudar os alunos a se preparar, os professores receberão um Caderno de Orientação do Professor, com idéias para discutir a temática em sala de aula.
A última etapa será o encontro nacional para 150 finalistas, em Brasília, onde também haverá atividades culturais e cerimônia de premiação. Destes 150, serão escolhidos 15 estudantes e professores. Os 500 alunos e professores semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleção de livros. Os 150 finalistas ganharão medalhas de prata e micro-systems. Os 15 classificados na etapa nacional receberão medalhas de ouro, computadores e impressores. As escolas onde estudam os 15 selecionados também ganharão prêmios: laboratório de informática com 10 micro-computadores e uma impressora, além de livros para a biblioteca, e os municípios de onde vêm os campeões receberão selo concedido pelo MEC.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro será oficialmente lançada em 19 de fevereiro, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, quando serão divulgados o cronograma e detalhes do processo de inscrição.

Anúncios

§ 20 Respostas para Olimpíada de Português será lançada em fevereiro

  • Jair Cardoso de Matos disse:

    Excelente a idéia sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa. O tema é muito interessante,pois abordará o real de cada cidade brasileira dentro da elaboração dos textos.
    Parabéns

  • claudina disse:

    Parabenizo a todos pela idéia de lançar a OLIMPÍADA DE PORTUGUÊS, pois são desses projetos que os nossos alunos necessitam para mostrar os seus talentos,outrora esquecidos.

  • Elizabeth disse:

    Apenas os alunos de escolas públicas poderão participar?

  • renata disse:

    Essa é a informação inicial do MEC, Elizabeth. Espero também que seja ampliada a competição.

  • renata disse:

    Essa é a informação inicial do MEC, Elizabeth. Espero também que seja ampliada a competição.

  • Raquel disse:

    Maravilhosa a idéia para realização de uma Olimpíada da Língua Portuguesa. Espero que seja possível para nós, professores e alunos de escola pública de periferia, podermos participar. Gosto de trabalhar com desafios. Sou professora do 5º ano do Ensino Fundamental.

  • MARIA ELAINE F WAINSTEIN disse:

    É muito estimulante essa idéia de Olimpíada. Obriga-nos a rever conceitos e estimula-nos a escrever. Parabéns pela iniciativa. A olimpíada de matemática já é um sucesso nas escolas em que atuo.

  • miriam disse:

    olá!Gostaria de receber um resumo do livro a paixão de conhecer o mundo,de Madalena Freire.
    grata,miriam.

  • miriam disse:

    olá!Gostaria de receber um resumo do livro a paixão de conhecer o mundo,de Madalena Freire.
    grata,miriam.

  • Eloá disse:

    Olá, eu gostei muito de saber que o governo está realizando eventos educacionais cada vez melhores, porque essa é uma ótima oportunidade para nós alunos mostrarmos nossa capacidade de expressar nossa opinião sobre o mundo à nossa volta.
    Espero que esse tipo de iniciativa do governo continue porque é nos incentivando que o Brasil poderá ter orgulho da população jovem.
    Eloá C. Santos

  • dione disse:

    É interessante a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa para motivar o aluno a buscar informações sobre o local onde mora, registrar os dados coletados e escrever textos expressando sua opinião. É doloroso, no entanto, que o Governo Federal não se preocupe em valorizar o professor, por exemplo, liberando para os estados parte dos recursos públicos consumidos pelos cartões corporativos para melhorar o salário dos educadores.

  • Denise disse:

    Parabenizo a iniciativa, apenas lamento que tais projetos não se estendam também aos alunos das escolas particulares. Afinal são todos estudantes deste nosso Brasil e devem ter os mesmos direitos de participar.

  • Rosinauva Martins da Silva disse:

    Excelente iniciativa do Goberno, pois a Olimpíada de Língua Portuguesa será um grande incentivo tanto para o educando quanto para os professores, que com certeza farão de suas aulas verdadeiras oficinas do conhecimento.

  • teodolina disse:

    Espetacular a idéia da Olimpíada de Português, só contribuirá e muito na formação do nossos alunos. Mas por que o lº Ano do Ensino Médio não podem participar? Já que centraliza alunos da rede pública?

  • Deliane disse:

    A Olimpíada de Português foi uma excelente idéia,
    principalmente para o incentivo de vários alunos que amam a língua portuguesa e querem descobrir novos desafios na vida: serem os melhores!!!
    Parabéns pela iniciativa e desenvolvimento deste projeto.

  • Raiane disse:

    Olá!!!
    Excelente idéia da Olímpíada.
    Gostaria de saber como faço para saber tudo sobre a LDB. Sou formada em Pedagogia.
    Obrigada!

  • edna maria disse:

    olá,
    Excelente idéia do governo a de lançar a Olimpíada de Língua Portuguesa. E por que não fazer uma análise bem aprofundada a partir dos resultados dessa Olimpíada e chegar à conclusão de que todas as escolas do Brasil poderiam adotar o mesmo livro de Língua Portuguesa? Você não concorda?

  • MARIA ELAINE F WAINSTEIN disse:

    Finalmente, uma olímpiada para fazer e acontecer! Estou muito feliz pelo estímulo à leitura e à escrita que essa olímpiada trará. Parabéns. A de matemática já é um sucesso na minha escola.

  • Leõnia dos Santos Moreira Cruz disse:

    Eu fico feliz com está oportunidade que o governo está nos dando, a alunos e professores de falar sobre nossa realidade “o lugar onde vivo”.Podemos mostrar nossos talentos, expressando nossa opinião de onde moramos e como vivemos.
    Leônia Moreira Piripiri-Pi

  • Leõnia dos Santos Moreira Cruz disse:

    Eu fico feliz com está oportunidade que o governo está nos dando, a alunos e professores de falar sobre nossa realidade “o lugar onde vivo”.Podemos mostrar nossos talentos, expressando nossa opinião de onde moramos e como vivemos.
    Leônia Moreira Piripiri-Pi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Olimpíada de Português será lançada em fevereiro no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: