Bloqueio a blogs preocupa alunos e professores

10/04/2008 § 6 Comentários

word1.png

Uma campanha contra o bloqueio está no blog Naoaobloqueio.wordpress.com

Notícia – Imagine que um bimestre inteiro de trabalhos e aulas pode simplesmente, de uma hora para outra, desaparecer. Esta é a ameaça a muitos alunos e professores esta semana com a notícia sobre o possível bloqueio do WordPress no Brasil. A ferramenta de blogs, muito utilizada na educação, tem sido uma alternativa ao Blogger Brasil do Google/Globo.com e outros sites de blogs ligados a portais ou provedores. Raquelline Curvelo, apresentadora do Mundo Rock de Calcinha e estudante de jornalismo da Unip Marquês explica tudo nesta matéria.


WordPress – Que seja infinito enquanto dure
abril 10, 2008 by raquelline
Mais uma vez a justiça ameaça estender a punição aos culpados e aos inocentes. É que uma decisão judicial estuda a possibilidade de bloquear o acesso brasileiro ao WordPress, portal que fornece serviços de blog. A causa: um blog especificamente, publicou algo que não devia. O blog e a postagem não foram revelados.
O problema é simples: a internet é o meio de comunicação mais aberto que existe. Através dela todos podem expressar-se como bem queiram perante qualquer situação. Porém, esta “liberdade” está começando a mudar. Primeiro, o bloqueio temporário de acesso ao Youtube, site de postagem de vídeos, por conta do vídeo da Daniela Ciccarelli em imagens picantes, na praia, com seu namorado, em janeiro de 2006. Depois a ameaça constante ao Orkut e suas comunidades com temas relacionados à pedofilia. Não há explicação válida ou convincente para o caso. Sobre a situação do WordPress, Eduardo Parajó, presidente da ABRANET (Associação Brasileira dos Provedores de Internet) comenta: “Ordem judicial não se discute, se cumpre. Mas, como não é possível bloquear especificamente o endereço solicitado, o acesso a todos os sites com a extensão wordpress.com será impedido no Brasil”. Isto se dá por que temos o espaço apenas de ‘filiais’ destas grandes empresas, portanto, somente elas é que podem retirar as páginas com conteúdo indevido do ar. A situação se agrava ainda mais com a CPI da Pedofilia e a ameaça de bloquear o acesso ao Orkut no Brasil. Tudo isso porque o Google (segundo o Ministério Público) se recusa a abrir o banco de dados, e divulgar os nomes dos usuários que propagam a pornografia infantil e os crimes sexuais.
No fim das contas, o usuário é que sai prejudicado. Caso a decisão judicial realmente seja a de bloquear o acesso aos sites, milhares de blogs serão apagados. Seus usuários simplesmente perderão todos os seus textos, idéias, comentários… tudo jogado no lixo. E este blog, caros amigos, será mais um a ser apagado. Todo o trabalho de todas as nossas editorias será cruelmente jogado no lixo. Quanta gente trabalhando tanto tempo à toa.
Há quem diga que a censura acabou depois da ditadura. Cruel engano. A censura a cada dia se multiplica. Eis a sua nova face: o bloqueio a idéias via internet. E pra variar, no país do carnaval, ninguém faz nada pra mudar. Como diria Vinícius, “Que seja eterno enquanto dure”, blog UNIP MARQUÊS. E, pelo visto, não vai durar muito.
Veja mais no blog: http://unipmarques.wordpress.com.
Colaborou: Gisele Santos”

Anúncios

§ 6 Respostas para Bloqueio a blogs preocupa alunos e professores

  • Sidnei Campaner disse:

    No meio escolar estamos enfrentando muitas mudanças,como o computador,tv digital,internet,e a nossa Educação está andando muito devagar e as necessidades de mudanças são muitas,tem que ser num processo mais rápido,estamos cada vez mais ultrapassados. vivemos num país pobre,mas nada justifica se há tantas verbas para a Educação,estão sendo aplicadas aonde? Um país sem Educação não evolui e é agora com tanta tecnologia
    é que vai ao encontro aos educandos e para os professores, mexam-se, evolui a tv digital está aí, precisa ser trabalhada, tornar as aulas mais atrativas, interessantes e motivadoras, admitir a realidade e ir de encontro da tv na ecola interativa, ela abre as portas para propiciar uma Educação que provoca uma intervenção social e coletiva crítica para a formação da cidadania.
    Sidnei Campaner -Coordenadora da Secretaria de Educação de Rolândia -Pr.

  • Raquelline Curvelo disse:

    Nossa! Que susto!
    Que bacana ler o meu texto aqui professora! Muito obrigada pela publicação!
    Aaahh… e pra quem passar por aqui, visitem também o Mundo Rock de Calcinha, único portal de rock dedicado ao rock feminino (www.mundorockdecalcinha.com)
    Aaahh professora! Além da reportagem (eu faço coberturas de shows pra o MRC) apresento também o programa, e sugiro pautas. E o nome do programa é “Mundo Rock de Calcinha” mesmo ok?
    Beijão e novamente, muitoooo obrigadaaaa!!!

  • maria disse:

    Gostei das informações sobre a distribuiçao do DVD Curta na Escola. Gostaria de saber mais sobre vídeos na sala de aula.

  • Vivian Roseli disse:

    gostaria de receber atividades de 2º ano sobre folclore, meio ambiente e hino Nacional. Obrigada.

  • Roberta disse:

    preciso muito montar um plano de ensino para meus alunos de cinco anos e não sei o que faço, não sei o que eles precisam saber. Se puder me ajudar, ficarei grata

  • Priscilla Cristina Martins disse:

    Gostaria de receber sugestões para trabalhar informática com crianças de 1ª a 4ª serie.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Bloqueio a blogs preocupa alunos e professores no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: