Epílogo provisório para o bloqueio do WordPress

11/05/2008 § 7 Comentários

Notícia – Uma das ferramentas de blogs mais utilizadas em educação no Brasil, o WordPress, aparenta estar próxima da solução a respeito do seu bloqueio no país. Um comunicado da Automatic Inc., empresa dos criadores do WordPress, contou à comunidade sobre a contratação de um advogado brasileiro e o bloqueio do blog que teria gerado toda a confusão no Brasil. Estudantes e professores manifestaram-se em posts e comentários sobre a ameaça do bloqueio.


O epílogo vem dar sossego ao grande número de usuários que chegou a utilizar um site-espelho turco para os blogs do WordPress.
No comunicado, a Automatic conta ter contratado o advogado e professor Marcel Leonardi.
Para Alessandra Oliveira, estudante de jornalismo, o bloqueio seria muito prejudicial:

“É lastimável saber que isso poderá acabar que o trabalho de alunos com uma capacidade imensa de talento, textos maravilhosos e boas publicações serão apagadas. (…) A liberdade de expressão algo que lutamos tanto para conseguir irá acabar, por causa de uma briga judicial”.


Carolina Oliveira lembrou de outro episódio de bloqueio no Brasil que ainda arrepia internautas:

“Um raio pode sim cair duas vezes no mesmo lugar. Lembram-se do famigerado caso Cicarelli versus Youtube, que causou o bloqueio do acesso ao site no ano passado, durante um dia, para usuários brasileiros? Dessa vez, blogueiros aderem manifesto virtual para evitar que ocorra o mesmo com o WordPress. (… )A situação já é muito conhecida: por conta de um, todos pagam. (…) Fica fácil prejudicar tantas pessoas de uma maneira arbitrária como esta. Que o bom senso apareça hora ou outra”.


O blog que causou toda a confusão ainda tem sua identidade protegida pelo processo ter corrido em sigilo até agora. Houve especulações de vídeos de sexo ilegais e até pedofilia. O advogado da Automatic, no entanto, conseguiu que o bloqueio saísse dos planos da Justiça brasileira modificando os termos de uso do WordPress para impedir blogs-clones, montados por uma personalidade falsa em nome de outra pessoa. A comunidade agora espera que esta medida seja suficiente.

Anúncios

§ 7 Respostas para Epílogo provisório para o bloqueio do WordPress

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Epílogo provisório para o bloqueio do WordPress no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: