EAD para aperfeiçoamento profissional no Projeto Guri

07/07/2008 § 13 Comentários

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Projeto Guri capacita educadores sociais através do Guri Online. (Crédito: Reprodução)

Notícia – O Projeto Guri têm promovido cursos em Educação a Distância (EaD) para seus educadores, orientadores e supervisores. O objetivo dos cursos é o aprimoramento profissional para aplicação no Projeto, principalmente nas áreas de gestão, comunicação e formação continuada. A Associação Amigos do Projeto Guri é a organização social da cultura que gere o Projeto Guri, mantida principalmente pelo Governo do Estado de São Paulo através da sua Secretaria da Cultura. O Projeto atua com cerca de 40 mil crianças e jovens no estado de São Paulo, inclusive com alguns pólos na Fundação Casa. Alguns trechos exclusivos de projetos desenvolvidos dentro dos cursos da instituição dão uma boa idéia da dimensão da iniciativa. Há projetos para a formação continuada em educação musical com apoio da EaD, criação de pólos piloto para aulas de música ao público e espaços para capacitações presenciais dos instrutores e orientadores e muito mais.


Os cursos são direcionados aos profissionais que colaboram nas atividades administrativas, sociais e pedagógico-musicais do Projeto Guri. A idéia é apresentar e discutir estratégias e recursos que auxiliarão no aperfeiçoamento da comunicação e da interação entre eles.
As atividades são semi-presenciais – iniciam com aulas práticas presenciais e continuarão via internet. São tratados temas da área musical, social e administrativa. “A idéia é preparar o profissional para que utilize as ferramentas que a EaD tem a oferecer”, observa Yure Kuhlmann, assistente da assessoria técnica do Projeto Guri.“Os cursos em EaD têm possibilidades de interação amplas, e utilizarão suas ferramentas como um meio de troca de conhecimentos permanente. Além de trazer novidades sobre as áreas social e musical, também deverão melhorar a gestão dos pólos, a partir da troca de informações mais dinâmica entre nossos profissionais”, completa Yure.
Susana Krüger, responsável pelas capacitações promovidas pelo Projeto Guri, adianta que na etapa presencial haverá uma discussão sobre as perspectivas pedagógicas da EaD, quando será utilizado o ambiente Moodle, com discussões e atividades práticas em laboratórios de informática.
Estes cursos também servirão como projeto piloto para que o Guri verifique como é possível utilizarmos a EaD nas capacitações. “No segundo semestre, ofereceremos mais três cursos sobre EaD e também alguns sobre performance e pedagogia instrumental, os quais também serão apoiados pela EaD. Num projeto de dimensões estaduais como o nosso, com pólos situados em diferentes regiões e cidades e a necessidade constante de contato e aperfeiçoamento de nossos processos e resultados (em nossas diferentes áreas), não há como negar o quanto a EaD pode nos ajudar a formar mais e melhor nossos profissionais e também para contribuir para um contato mais próximo e permanente entre todos para supervisão e troca de idéias nas áreas social, educativo-musical e de gestão. É um caminho sem volta – a EaD chegou para ficar e mudar o Guri!”, comemora Susana.
Uma rica variedade de projetos socioculturais
Como parte de um dos cursos “EAD em projetos socioculturais”, os profissionais do Projeto Guri sugeriram projetos socioculturais e com temas relacionados a educação musical. Os projetos foram comentados e aperfeiçoados pelos participantes do fóruns e foram escolhidos destaques, aqueles que mais mostravm quantidade de inovação e relevância no contexto sociocultural.
Os projetos levam em conta a tecnologia educacional e foram complementados por um Glossário de Tecnologia na Educação, construído colaborativamente. As ferramentas e estratégias da tecnologia educacional foram discutidas como soluções para melhorar o dia-a-dia dos profissionais do Projeto Guri.
Exemplos dos projetos em destaque podem ser vistos aqui

Rubia Melo é orientadora dos pólos de Marília e Echaporã, tem formação em Magistério, Gestão de Negócios e é graduanda em Pedagogia
Um projeto para Educação musical nas escolas – O processo de educação em qualquer área deve lançar mão de todo tipo de recurso que facilite a aquisição do conhecimento que se quer transmitir, devemos agir de uma forma que a tecnologia venha a facilitar e até mesmo tornar o trabalho pedagógico atrativo para o publico que vamos trabalhar. Cabe ao educador identificar, qual tipo de material é mais indicado para ajudar a atingir o seu objetivo. O governo deve capacitar seus profissionais para que eles tenham como trabalhar com essa tecnologia além de trazê-la para todos, pois não é a tecnologia que vai resolver ou solucionar o problema educacional do Brasil, ela pode colaborar, no entanto, se for usada adequadamente e com responsabilidade, para o desenvolvimento educacional. Destaco ainda o Projeto Música Jovem, desenvolvido juntamente com um amigo sobre uma orquestra Municipal. O projeto visa à formação de uma Orquestra Sinfônica integrada por jovens, onde além de participarem dela receberão aulas de música visando o aprimoramento musical e a Orquestra Sinfônica Jovem com nível semi-profissional. Vendo a necessidade de trazer uma formação diferenciada e a chance de uma profissão a jovens de baixa renda da cidade de Marília vem à oportunidade de desenvolver uma orquestra Municipal para encaminharmos estes jovens, já que a cidade não possui uma orquestra que jovens acima dos 18 anos possam participar. Neste projeto, poderíamos utilizar computadores para aulas teóricas e para exercícios de leitura de partituras e composição, que são parte muito importante da orquestra.

Maria Yvone Guilherme, graduanda em Pedagogia e Supervisora de pólos na região de Presidente Prudente
Um projeto para educação musical – A utilização do computador não deve, em hipótese alguma, ser utilizado como um fim , mas sim como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, despertando desta maneira algum tipo de interesse maior na questão do conhecimento. Podem-se possibilitar atividades síncronas como, por exemplo, a composição colaborativa, onde todos os alunos conectados poderiam escrever numa mesma partitura virtual e ouvirem sua composição. No que se refere explicitamente ao uso da Internet como forma de propagação do conhecimento musical, não basta simplesmente o desenvolvimento de novas ferramentas computacionais, mas principalmente, a criação ou a adequação das didáticas e metodologias de ensino, buscando se adaptarem às novas condições tecnológicas presentes na sociedade, é importante educar para a cooperação, para aprender em grupo, para intercambiar idéias, participar de projetos, realizar pesquisas em conjunto.
Veja a exemplos do Glossário em Tecnologia na Educação:
Aprendizagem: Com o advento da internet a sua incrível capacidade de interconectar pessoas e organizações, a tecnologia tem um papel facilitador dos processos.
Fonte: Meu futuro-Música/Meire Ferreira.
Utilizar a linguagem universal da musica como meio de inclusão social de crianças e adolescentes.
Fonte: Acorde com os acordes/ Vilma Moreira.
O computador diminui a complexidade , facilita a busca de conhecimento através da internet, pode ser utilizado para edição musical, áudio, confecção de partituras, apredizagem a musicalização,através de softwares,é um meio de integração de várias raças e culturas,porque não sua utilização, não há barreiras geográficas.
Verbete por Maria Aparecida Lima
Favorecimento Pedagógico –“A tecnologia empregada na música contribui para facilitar o ensino, e também é uma forma didática diversificada, que pode atrair a atenção das crianças, divertindo-as, tornando assim o aprendizado gratificante”.
Fonte Um projeto Musical por Vera Grinaboldi
Podemos notar que a Tecnologia vem para contribuir e facilitar o trabalho de ensino aprendizagem, e que unida as qualidades da música contribuem para a construção do processo social, em qualquer esfera que for trabalhado. Complementando o gratificante da Vera, diria também satisfatório e eficaz.
Verbete por Karen Silveira
Mais informações você pode encontrar no site do Projeto Guri.
Renata Aquino é editora do Yahoo! Busca Educação e formadora convidada do Projeto Guri. As experiências descritas aqui foram realizadas durante o Curso EAD e Projetos Socioculturais em 24 de junho a 07 de julho de 2008.

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§ 13 Respostas para EAD para aperfeiçoamento profissional no Projeto Guri

  • Roseli disse:

    Gostei muito da notícia e gostaria de obter mais sobre cursos de EAD para professores de escolas públicas, especialmente de redação, de preferência gratuitos

  • hayat disse:

    Olá. Parabéns aos educadores que fizeram esse curso. Gostaría de saber onde são oferecidos cursos online gratuitos, sem aulas presenciais.De qualquer maneira quero saber as atividades desenvolvidas na área da educação e como poderia me ajudar na docência do ensino superior e também fundamental.
    Grata.

  • tania cecilia camara disse:

    Sou do Rio de Janeiro e tenho muito interesse na área de pedagogia social, foi muito bom saber de um projeto como esse, parabéns

  • roberto pereira brandao disse:

    Gosto muito de saber sobre novidades em EAD, especialmente cursos para atuar na área social e dar palestras. Esse foi muito interessante. Quero ver mais notícias do tipo. Obrigado

  • Lenno disse:

    Estudei na EFACCE, escola premiada pela Embrapa e me identifiquei muito com os alunos e professores desse projeto aqui. Principalmente a professora Marcia,pelo seu modo de agir comigo.
    Beijos para todos os alunos que ainda continuam na EFACCE.
    CARLOS LENNO SOUZA ARRUDA ex-aluno 2007

  • Sara Fernandes disse:

    Olá! Gostaria de receber sugestões para trabalhar a distância com o tema:afo-descendentes.Aguardo ansiosa! Muito obrigada !!!!!!!!!!!Sara Fernandes

  • cida disse:

    Olá, sou da área de Letras e achei muito interessante essa iniciativa.

  • José França de Oliveira disse:

    Faço cursos a distância de idiomas e achei esse projeto muito bom

  • Maria Yvone Guilherme disse:

    Bom Dia!!! Eu e minha família ficamos muito felizes com a matéria no Yahoo, tenho muito a agradecer a todas formadoras do Projeto Guri Online, foi e está sendo muito importante todo esse momento na minha vida! Eu quase não pude participar do curso e confesso que fiquei triste pois queria muito participar. Mas graças a Deus acabou dando certo participação de todas nós supervisoras (da minha região somos em 6).
    Diz um antigo ditado ” O que é do homem o bicho não come” e o bicho não comeu a minha participação no curso rsrsrsrssr.
    Gostaria enfatizar que estudo Pedagogia,estou no penúltimo ano e o mais importante é que meu curso é EaD, pela Faculdade Luterana do Brasil – ULBRA- Curitiba/PR. Tenho uma aula presencial no meu município com a orientadora Nillza Monteiro (pedagoga)é completado com uma aula á distância(assisto o DVD em casa e faço os relatórios online com a tutora do módulo) mas as avaliações são presenciais.
    Estou buscando minha graduação em Pedagogia através de um curso a distância,tal qual a metodologia de capacitação que o Guri vem optando e como muitos educadores aqui do Yahoo! Busca Educação procuram fazer. Me formo em agosto de 2009, se Deus quiser e Ele há de querer !!!
    Bjoos e obrigada por tudo!

    Yvone Guilherme
    Supervisora de Pólos/Guri
    Região – Presidente Prudente

  • Luzia Trovão disse:

    Olá, sou orientadora do Projeto Guri/Pólo Rosana e quero deixar aqui registrado meu grande prazer e satisfação em ver em destaque o projeto de minha supervisora Maria Yvone Guilherme e acredito que não poderia ser diferente, sendo ela essa pessoa inteligente, esforçada e dedicada com tudo aquilo que faz.
    Parabéns! Você merece!

  • silvia helena disse:

    Fornecer cursos de capacitação, aperfeiçoamento, cursos que podemos usar em relação a recuperação do adolescente para a sociedade e o seu bem estar é fundamental e de grande conteúdo profissional para nós que trabalhamos com projetos sociais e culturais.

  • Vilma Moreira da Silva disse:

    Participar desse curso foi algo inovador, marcante, que proporcionou-me a possibilidade de ampliar meus conhecimentos e com isso fazer uma reflexão pessoal, construtiva e que a informação e o conjunto de experiência adquirido através da (EaD)contribuiu para o aprimoramento do meu trabalho nos Pólos. Hoje sei que quando se “QUER” aprender, aprimorar, qualificar, avaliar, temos um aliado que é (EaD), que veio transpor quaisquer obstáculos.
    Vilma Moreira
    Orientadora de Pólo

  • Sheyla disse:

    Fico muito feliz, em saber que já existem projetos em EaD voltados para a educação musical no GURI sou graduanda em educação musical pela UFscar, na modalidade EaD, e espero que no futuro eu possa contribuir, para o desenvolvimento desta nova modalidade. Parabéns ao projeto GURI e aos organizadores pela iniciativa!

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