Linha do tempo da Educação a Distância

Comente esta linha do tempo no Dipity.(Crédito: Divulgação)

Notícia – O professor Eziquiel Menta, do EscolaBR, enviou mais uma novidade para o Yahoo! Busca Educação, uma linha do tempo da educação a distância (EAD). A linha do tempo foi realizada com a ferramenta do site Dipity.com. Para criar uma linha do tempo basta se inscrever no site e inserir os dados. É possível também se candidatar para ser editor de outras linhas do tempo e comentar as linhas disponíveis.


O professor Eziquiel contou um pouco mais sobre a produção da linha do tempo:
Linha do tempo da Educação a Distância
Por Prof. Eziquiel Menta
Existem alguns sites interessantes que oferecem gratuitamente o serviço de criar linhas do tempo, entre eles destaco o Xtimeline, o DandeLife, Circavie, Rememble, 99 moments e Mytimelines.
Por preferência pessoal estou utilizando o Dipity para criar uma linha do tempo para a Educação a Distância.
O interessante do Dipity é que ele permite construir suas linhas do tempo colaborativamente, isso mesmo, você pode convidar outras pessoas para editarem e inserirem conteúdos.
Outro detalhe interessante são as formas de visualização disponíveis:
Timeline = uma linha do tempo padrão mostrando as ocorrências com intervalos de 100 anos, que pode ser configurado na opção Zoom. Para saber mais sobre um evento você deve clicar, com o cursor do mouse, sobre ele. É possível incluir vídeos, fotos e links para cada.
List View – Um texto com estrutura de tópicos apresenta os dados de sua linha do tempo de maneira crescente. Muitas pessoas preferem esta opção para ler as informações.
Flipbook – Nesta opção podemos folhear os registros históricos como se estivéssemos lendo uma revista.
Map View – oferece uma visualização por localização geográfica (usando google maps) porém para isso é necessário indicar as localizações a cada evento.
Além disso as linhas de tempo podem ser facilmente inseridas em seu blog ou página em html utilizando os códigos disponíveis na opção
Share this.
Para este trabalho estou utilizando, inicialmente, os dados de dois livros sobre o assunto:
* Contextualizando a tutoria em EAD/ Márcia Helena Mendonça, Mariluci Alves Maftum, Verônica de Azevedo Mazza; Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Graduação e Ensino Profissionalizante, Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica – Curitiba: Ed. da UFPR, 2005.
* Laboratório Online de Aprendizagem: Uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação – Patricia Lupion Torres. Tubarão: Ed. Unisul, 2004.
O resultado pode ser visto acima.”

Anúncios

10 Comments

  1. sou da área de ensino de idiomas e gostaria de saber sempre mais sobre educação a distância
    obrigada
    fernanda

  2. Gostaria de obter informações sobre cursos gratuitos a distância na área de gastronomia. Agradeço qualquer dica

  3. EU E MINHA NETA FUTURAMENTE IREMOS EMBORA PARA A ALEMNHA. QUERO SABER ONDE NÓS PODERíAMOS ESTAR FAZENDO UM CURSO DA LÍNGUA ALEMÃ A DISTÂNCIA. AGRADEÇO QUALQUER RESPOSTA.

  4. Queria aprender melhor a fazer atividades de artes. Eu moro na grande São Paulo. Valeu qualquer dica. Bom trabalho a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s