Anunciado o resultado do Prêmio Educadores Inovadores

03/09/2008 § 2 Comentários

Notícia – Os vencedores do Prêmio Educadores Inovadores foram anunciados hoje pela Microsoft em cerimônia na Fundação Padre Anchieta, instituição mantenedora da TV Cultura. Os brasileiros selecionados nesta etapa competirão agora na Guatemala pelo prêmio mundial. Na categoria Educador Inovador, venceram os projetos Vôo BPF e Ponto de idéias e soluções ambientais em 4R. Na categoria Aluno Monitor, foi selecionado o projeto Escola.com Ciência. Já em Gestão Escolar e Tecnologias, o prêmio foi para o Projetos Colaborativos de Blumenau.


Os doze finalistas da terceira edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores foram escolhidos dentre mais de 610 inscritos. Os trabalhos foram analisados por uma equipe de especialistas em tecnologia na educação que elegeu educadores que usam a tecnologia em sala de aula de forma inovadora.
Os vencedores foram premiados com um notebook com o Microsoft Windows Vista e Office 2007 e uma Lousa Interativa SMART Board.
Os finalistas que concorreram foram:
Categoria Gestão Escolar e Tecnologias
Lousa Digital
Dirigido aos alunos da EJA (6º ao 9º ano), o projeto visa dinamizar o processo de ensino-aprendizagem por meio da capacitação de professores e incorporação das TIC no cotidiano escolar. O programa também realiza o atendimento em Educação Especial.
Viva Japão Youkoso
O trabalho explora as tecnologias para registro e armazenamento de dados, trabalhando com a temática da cultura japonesa. Proporciona, assim, uma aprendizagem diferenciada para alunos do Ensino Básico (Fundamental e Médio).
Selecionado para etapa internacional – Projetos colaborativos de Blumenau
O projeto propõe ampliar a cultura de interatividade entre cerca de setenta escolas públicas de Blumenau inspirado no trabalho do cientista alemão Fritz Muller. Estimula também o envolvimento dos alunos.
Categoria Aluno Monitor
O computador no processo de inclusão
O projeto propõe novas possibilidades para o processo de inclusão de pessoas portadoras de deficiências, oportunizando o rompimento de paradigmas educacionais tradicionais. Voltado para alunos da 1ª série, aplica a tecnologia assistiva com o uso do computador.
Selecionado para etapa internacional – Escola.com CIÊNCIA
O projeto promove a inclusão digital do aluno-normalista do Ensino Fundamental do 1° ao 5°ano e EJA, levando-o compreender a importância e os benefícios do planejamento e realização de Oficinas de Ensino.
Informática para ensino médio
A partir do Programa Aluno Monitor, o projeto prepara os alunos do Ensino Médio para o mercado de trabalho por meio de treinamentos, utilizando o computador como agente facilitador.
Categoria Educador Inovador
Física no Parque: a robótica educacional e o estudo sobre acessibilidade
Por meio do ambiente de aprendizagem colaborativo da robótica, o trabalho proporciona aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio algumas condições para a solução de problemas cotidianos. A ciência e a tecnologia são as ferramentas deste processo.
Selecionado para etapa internacional – Ponto de idéias e soluções ambientais em 4R
Direcionado aos alunos do Ensino Médio, o objetivo do projeto é conscientiza-los sobre a importância da reciclagem. Para isso, cada educando criou uma agência de publicidade virtual e produziu um comercial que aborda essa temática.
Amigos Virtuais & Cartões Postais
O projeto estabelece contatos virtuais para troca de Cartões-Postais vindos de todos estados brasileiros, ampliando o interesse dos educandos pela leitura de novas culturas. Voltado para alunos do 2º ano.
Jornal “Notícias da Classe Hospitalar”
O projeto incentiva alunos-pacientes a produzirem materiais escritos com o uso do computador, elaborando seu processo saúde-doença e tornando-o mais colaborativo ao tratamento com a diminuição do tempo de internação.
Inclusão digital na escola atual
O objetivo do projeto é conscientizar o aluno de que as ferramentas tecnológicas – softwares e redes sociais – podem ser importantes recursos no processo de ensino-aprendizagem.
Selecionado para etapa internacional – Vôo-BPF
Utilizando como temática o centenário de Santos Dumont, o objetivo do projeto é criar uma comunidade de aprendizagem em rede, estabelecendo um intercâmbio com escolas do Brasil, Portugal e França.
(Noticiado no Yahoo! Busca Educação)
Saiba mais no portal de Educação da Microsoft.

Anúncios

§ 2 Respostas para Anunciado o resultado do Prêmio Educadores Inovadores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Anunciado o resultado do Prêmio Educadores Inovadores no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: