Contagem regressiva para o I Congresso de Tecnologias na Educação

26/10/2008 § 8 Comentários

apoiofinal-thumb.jpg


Notícia – Começa dia 27 de outubro e vai até o dia 31 o I Congresso de Tecnologias na Educação online. Com apoio do Yahoo! Busca Educação, do Peabirus e criação do grupo Blogs Educativos, o congresso terá apresentação de relatos de experiências, artigos e minicursos. O Yahoo! Busca Educação participa com o minicurso Pesquisa e Ferramentas da Internet.


Os outros minicursos a serem realizados no evento são:
* TiddlyWiki, um bloco de notas digital e seus usos educacionais – Professor: Frederico Gonçalves Guimarães – http://teia.bio.br – O TiddlyWiki é um wiki diferente. Ele é um arquivo HTML que, ao ser aberto em qualquer navegador, permite a sua própria edição. Dessa forma, ele funciona como um bloco de notas pessoal, com a vantagem de permitir os recursos de edição inerentes aos wikis. Este minicurso tem como objetivo capacitar as pessoas a utilizar essa ferramenta, bem como apresentar e discutir sugestões de sua utilização em ambientes educacionais.
* Oficina de wikis – Professora: Miriam Sallles – http://www.miriamsalles.info, Jenny Horta – http://melhorart.blogspot.com – Este minicurso tem como objetivo identificar o que é um wiki e seu potencial relacionado à aprendizagem colaborativa, assim como as formas de gerenciamento dos elementos necessários à organização das informações.
* Blogs educacionais em projetos colaborativos – Professoras: Gládis Santos, Marli Fiorenti, Sintian Schmidt – Este mini-curso tem como objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos para utilização dos blogs educacionais como tecnologias de comunicação, publicação e socialização do conhecimento promovendo a aprendizagem pela interação em projetos colaborativos.
* Aprendendo a aprender na Rede Peabirus – Professora: Denise Vilardo – http://dvilardo.blogspot.com/http://www.peabirus.com.br – Redes Sociais – o que são e para que servem; Desvendando a dinâmica de uma Rede: Peabirus; Utilizando a Rede Peabirus; Descobrindo novas possibilidades de aprender na web.
* Criação de blogs no WordPress. – Professora: Ana Laura Gomes – http://www.webdemais.com.br – Este mini-curso tem como objetivo a criação de um blog usando a ferramenta gratuita WordPress. Serão trabalhadas as áreas de escrita (páginas e posts), gerenciamento, design e comentários. O foco será a utilização e customização de aplicações prontas e gratuitas da própria ferramenta e externas, tanto na área de design quanto na área de posts. Nosso espaço estará aberto também para discussões sobre linha editorial e relevância no uso da ferramenta.
* Imagens e Leitura na Web: uma perspectiva transdisciplinar – Professora: Maria de Fátima Franco – http://leituraescola.blogspot.com – Este minicurso tem como objetivos proporcionar a professores a oportunidade de analisar as diferentes possibilidades de leitura de imagens na Web e utilizá-las a partir de perspectivas multidisciplinares.
Os temas das apresentações no evento são:
# Aquisição da leitura e escrita com uso de TICs
# Arte e tecnologia
# Aprendizado de línguas (materna e estrangeira) com uso de TICs
# Blogs educacionais
# Formação de professores para uso das TICs
# Ferramentas do Google Maps e Google Earth
# Informática na educação especial
# Inclusão digital
# Literatura e tecnologias
# Alfabetização e letramento digital
# Leitura, escrita e tecnologias

Anúncios

§ 8 Respostas para Contagem regressiva para o I Congresso de Tecnologias na Educação

  • Alda Vieira da Silva disse:

    Gostaria de ver mais discussões relacionadas à educação ambiental nas escolas

  • Maria José da Silva Cardoso disse:

    Gostei muito das informações. Sou de Dourados-Ms.Abraços.

  • Michele Nunes disse:

    Gostaria de saber de mais eventos sobre pós a distância

  • simone disse:

    alguma dica sobre onde pesquisar sobre gil vicente?

  • felismina medeiros disse:

    sou professora ensino fundamental com certeza esse tema é muito importante parabens

  • Alexsandro Costa disse:

    Estou muito entusiasmado com a idéia de uma rádio na escola, e procurarei dar uma olhada no material do professor Ismar de Oliveira Soares para reforçar aquilo que venho aprendendo e me incentivando a fazer valer uma rádio na escola na qual trabalho, para que essa idéia possa ser até uma forma de incentivar os alunos nos caminhos da verdadeira educação, que os libertará para uma verdadeira vida em paz com o meio social do qual participam.

  • EMÍLIA disse:

    SOU O(s PROFESSORA DE língua PORTUGUESa há muitos anos. E tenho acompanhado a evolução tecnológica e consequentemente a evoluçâo dos nossos alunos. Meus alunos sÃO DE ESCOLAS Públicas e eu tenho tido sucesso com os alunos com respeito à leitura . Eles lêem com prazer 0s livros que eu indico e outros que eles escolhem . E ao final do ano letivo , nós , professores de Português e de Literatura, fazemos um chá literário.

  • Lilian Hmekemeier Seibert disse:

    Sou de Rio Fortuna – Santa Catarina
    moro no interior do estado e tenho dificuldade de acesso às universidades públicas. Tenho muito interesse em receber mais informações sobre pós a distância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Contagem regressiva para o I Congresso de Tecnologias na Educação no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: